Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco Faculdade de Ensino Superior do Piauí – FAESPI Curso: Bacharelado em Fonoaudiologia A LINGUAGEM Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
A Linguagem O termo é comumente empregado à aptidão humana que consiste em associar os sons produzidos pelo aparelho fonador humano a um conteúdo significativo e utilizar o resultado dessa associação para a interação verbal.
A linguagem é considerada como um código A linguagem é considerada como um código. O código é um conjunto de signos sujeitos a regras de combinação e é utilizado na produção e na compreensão de uma mensagem. O signo é compreendido por: - SIGNIFICANTE: veículo do significado (parte perceptível, sensível) - SINGNIFICADO: o que se entende quando se usa o signo (parte inteligível).
Os lingüistas compreendem o processo de comunicação numa composição de seis elementos, são eles: Emissor (remetente): envia a mensagem Receptor (destinatário): recebe a mensagem Mensagem: informação veiculada Códigos: sistema de signos utilizados para codificar a mensagem Contexto (referente): aquilo que a mensagem se refere Contato (canal): veículo, meio físico utilizado para transmitir a mensagem
Tipos de Linguagem A linguagem pode ser: VERBAL: a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
Tipos de Linguagem NÃO-VERBAL: não se utiliza do vocábulo, das palavras para se para se comunicar. Imagem indicativa de “silêncio” Imagem indicativa de “banheiro masculino” Denúncia de falta grave no futebol
Ocorrendo algum comprometimento dos elementos que compõem a linguagem (emissor, receptor...), podem ocasionar alterações na linguagem de crianças que encontram-se no processo de aquisição de linguagem.
Alguns Profissionais Psicopedagógos; Psicanalístas; Fonoaudiólogos; Psicólogos; Entre outros;
Dicas para os Pais Converse com o seu bebê – ajuda a desenvolver sua capacidade lingüistica; Fale sempre corretamente; Contar histórias de livros infantis; Proporcionar-lhe experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem; Elogiar a comunicação da criança; Propor-lhe jogos de raciocínio;
Preciso encontrar um jeito de dizer o quanto te amo, acho que em palavras não vou conseguir expressar isso mas em gestos e ações mostrarei o tamanho do meu amor por você. (Renan R. Nogueira) Obrigada!