LOGÍSTICA INTERNACIONAL DE IMPORTAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA INTERNACIONAL DE IMPORTAÇÃO

Desvantagem geográfica do Brasil

CADEIA DE SUPRIMENTOS Global Supply Chain Management Fluxo de Materiais Fluxo de Informações Distribuição Física (Logística de Expedição, Outbound) Suprimento ( Logística de Recebimento, Cadeia de Suprimentos, Inbound ) Suporte à Manufatura (Logística de Planta ou Operativa, Logística Interna) Fornecedores Clientes CADEIA DE SUPRIMENTOS

Atividades-Chave - Serviços ao cliente (Marketing) - Identificar expectativas dos serviços logísticos - Estabelecer nível de serviço - Transporte Internacional - Seleção de Modal - Consolidação de fretes - Gerência de Estoques - Política de programação de estoques - Estratégia de armazenagem e Just in Time - Processamento de Pedidos – Sistemas TI

- Reduzir custos logísticos Porque a Logística é importante - Reduzir custos logísticos - Aumentar os lucros da empresa - Elevar nível de atendimento ao cliente - Agregar valor ao produto vendido Explicar clientes internos e externos Meios de aumentar os lucros das empresas: aumentar vendas e reduzir custos

Desafios da Logística … Airbus Beluga

Desafios da Logística … Navio Emma Maersk

Interfaces com outros departamentos Produção Programação Compras Contabilidade Recebimento Logística Internacional Fiscal Expedição Financeiro Informática Jurídico Engenharia Comercial

Integração com empresas e órgãos Operadores Logísticos Receita Federal Despachante Aduaneiro Ministério Agricultura Cias. Aéreas ANVISA Logística Internacional Cias. Marítimas Consultoria Seguradora Agente de Carga Secex / Decex Transportadoras Infraero Fornecedores

Uma questão fundamental da Logística de Importação Ciclos (transit-time) x Custos logísticos

Níveis de Serviço Conta do operador, risco para o cliente

Transporte Internacional - Aéreo Órgãos e empresas no modal aéreo Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil IATA – International Air Transport Association Companhias Aéreas Agentes de carga ou operadores logísticos Tipos de Aeronaves All Cargo Full Pax Combi

Unitização no transporte aéreo

Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Tarifa Consolidada de Importação Até 45 Kg de 45Kg até 100Kg de 100Kg até 300Kg de 300Kg até 500Kg Acima de 500Kg Tarifa da Consolidada

Taxas Acessórias – Modal Aéreo Collect Fee % sobre o valor do frete Taxa de Desconsolidação Delivery Fee é a taxa p/ entrega dos documentos Security Surcharge Nomes variados sempre com o objetivo de aumentar receita Security surcharge relacionado aos ataques terroristas de Set 2001 WAR RISK cobrada em algumas rotas na época da guerra do Iraque Fuel Surcharge

Transporte Internacional - Marítimo Órgãos e empresas intervenientes IMO – International Maritime Organization Secretaria dos Transportes Aquaviários Departamento dos Portos (Cia. Docas) Armador Agência Marítima NVOCC - Non Vessel Common Carrier (transportadora não proprietária de navio que possui registro do Departamento de Marinha Mercante) Agente de Cargas

Transporte Internacional - Marítimo Tipos de Navios Porta-Contêiner Navio de Carga Geral Graneleiro Navio-tanque Navio Frigorífico Navio Multicarga Navio Curral

Medidas dos Contêineres Transporte Internacional - Marítimo Medidas dos Contêineres Equipamentos H/C - High Cube

Capacidades dos Contêineres Transporte Internacional - Marítimo Capacidades dos Contêineres

FCL – Full Container Loaded Tipos de Tarifas Marítimas de Importação FCL – Full Container Loaded LCL – Less Container Loaded

Taxas Acessórias – Modal Marítimo Bunker Extra Length Charge Port Congestion THC / Capatazia AFRMM representa 25% sobre o valor do frete Demurrage

Armazenagem Aeroportuária de Importação ARMAZENAGEM AEROPORTUÁRIA INFRAERO PORTARIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA NR. 219/GC5 de 27/03/2001 INFRAERO: empresa estatal do Ministério da Aeronáutica, responsável pela administração dos aeroportos brasileiros, assim como dos terminais de carga (TECA) e de passageiros Tarifação sobre Valor CIF ou kg ATAERO – Adicional Tarifa Aeroportuária

Armazenagem Importação

Armazenagem Portuária Portos e Terminais de carga Peculiaridade de Santos, margens de atracação Tarifação sobre Valor CIF e períodos THC ou Capatazia – manuseio das cargas ISPS Code – aumento de custos

Armazenagem Secundária - Porto Seco Terminal privado alfandegado, onde ocorre a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinadas, tendo como vantagens: Suspensão temporária dos tributos (Regimes Especiais) Tarifas menores que nas zonas primárias Maior agilidade na liberação de mercadorias Proximidade ao domicílio do importador

Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul Instrução Normativa SRF nº 47 – 02 de maio 2001 Instrução Normativa SRF nº 476 – 13 de dezembro 2004 Benefícios: Armazenamento prioritário Trânsito aduaneiro prioritário Preferência para canal verde Preferência se selecionado para conferência Liberação em 4 horas após entrega dos documentos

Nova Linha Azul - Habilitação Idoneidade fiscal (certidões negativas) Manter controle contábil informatizado Ampla AUDITORIA dos processos da empresa Patrimônio líquido igual ou superior a R$ 20.000.000,00 Mínimo de cem operações de comércio exterior, somando ao menos, US$ 10.000.000,00 ao ano

Gastos Logisticos … Pesquisa com 87 empresas brasileiras (ILOS): Custos com Logística chegam a 8,3% da receita líquida. Gastos cresceram nos últimos anos, era 7,5%. Exemplos: Agronegócios – 13,3% Bebidas – 12,7% Automotores – 11,7% Papel e celulose – 11,5% Mineração – 9,5% Alimentos – 9%

Gastos Logisticos …

Gastos Logisticos … Pesquisa com 87 empresas brasileiras (ILOS): Custos com Logística chegam a 8,3% da receita líquida. Gastos cresceram nos últimos anos, era 7,5%. Exemplos: Agronegócios – 13,3% Bebidas – 12,7% Automotores – 11,7% Papel e celulose – 11,5% Mineração – 9,5% Alimentos – 9%

Gastos Logisticos … A Globalização de mercados impôs, a todos os players: Buscar adequar-se aos parâmetros internacionais de eficiência e produtividade. Caso contrário, estarão alijados do processo de desenvolvimento.

Causas da Baixa Eficiência do Transporte de Cargas Desbalanceamento da Matriz de Transportes 78% das Rodovias - Ruim, Péssimo ou Deficiente 1,7 milhões de Km – 10% pavimentados. 35% das vias navegáveis são usadas: (12.000 km de um total de 43.000 km ) 64 Terminais (Brasil) x 1.137 (EUA) Legislação e Fiscalização Inadequadas Deficiência da Infraestrutura de Apoio Insegurança nas vias

BRASIL .... Brasil fica em 129º- lugar em ranking do Banco Mundial FSP 09/09/2009 O Brasil está pior que Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai quando se fala em capacidade para facilitar o comércio internacional. Melhores: Cingapura, Hong Kong, Nova Zelândia, EUA.

BRASIL .... Brasil fica em 129º- lugar em ranking do Banco Mundial FSP 09/09/2009 O Brasil está pior que Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai quando se fala em capacidade para facilitar o comércio internacional. Melhores: Cingapura, Hong Kong, Nova Zelândia, EUA.

ATIVIDADE SALA ....