ALBERTO LUÍS DE MELLO ROSATTO Presidente do Conselho Diretor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Teorias da Administração
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Empresa Privada – Grandes empresas
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
Professor:João Galdino
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
PROCESSO DE ENFERMAGEM VERDADES E DESAFIOS: NA ASSISTÊNCIA
Vera Lúcia Regina Maria
Atributos Modelo de Gestão Estratégico Integração de disciplinas
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Política de Gestão de Pessoas do GDF
PROGRAMA DEC SINDUSFARMA
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE)
Apresentação das propostas
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
DESAFIOS NA OPERACIONALIZAÇÃO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE
AULA 7 – Capacitação Profissional
Grupo de Desenvolvimento Profissional
Os múltiplos papéis da área de RH
Um Projeto Idealizado pela Gerência de Recursos Humanos
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Programa 5S Shikari Yaro.
Levantamento das necessidades de treinamento
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA
Ênfase em Indicadores Março / 2009
A Política de Gestão de Pessoas
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
Planejamento e Responsabilidade Social
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
Transporte 172 funcionários e servidores afirmaram utilizar os serviços de transporte da Segov. Desses, 61,4% estão satisfeitos com os serviços prestados;
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
 Melhorias alcançadas em 2010: ◦ Reforma na secretaria e na direção do CEV Adriana. ◦ Construção do Complexo CEV Adriana (6 ao 9 ano). ◦ Reforma da quadra.
Gestão de Custos Hospitalares
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
SERVIÇO DE AUDITORIA EM SAÚDE Prof.ª DENIELLE CUCOLLO
Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná
Secretaria de Recursos Humanos Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal Ano 2008 PDG.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
Formação e Treinamento de Liderança
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Transcrição da apresentação:

ALBERTO LUÍS DE MELLO ROSATTO Presidente do Conselho Diretor EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO ALBERTO LUÍS DE MELLO ROSATTO Presidente do Conselho Diretor

FUNDAÇÃO ESPÍRITA “AMÉRICO BAIRRAL” Data de Fundação: 31.12.1937 Natureza: Fundação de Direito Privado Fundação: Um patrimônio a serviço de uma causa Vantagens: Estabilidade Desvantagens: Estabilidade

PONTO DE PARTIDA PARA AS MUDANÇAS Eleição da Diretoria em 1998 Novo presidente

PROBLEMAS Liderança paralela Personalismo Autoritarismo Conservadorismo Auto-suficiência

PRIMEIRA CRISE (dezembro/2001) Orçamento projetando mau resultado SOLUÇÕES PROPOSTAS: Cumprir dissídio: Adicional de 50% nas horas extras e 40% adicional noturno Observar datas-base Conflito

INÍCIO DO PROCESSO Saída do Diretor Divergente Substituição do Administrador Geral Criação do cargo de Diretor Técnico

PROBLEMAS PERCEBIDOS Estrutura super pesada Indefinições de competência Relações interpessoais Falta de canais de comunicação Divisões internas (Alas SUS x Particulares) Conflitos: Tecnicos x Leigos Diretoria/Administração x Direção Clínica

ESTRUTURA SUPER PESADA Tempo das vacas “obesas” Liberalidade no pagamento de horas extras (Horas extras não “extraordinárias”, mas como artifício para engordar ganhos) Excesso de níveis de chefia (Chefias como instrumentos da liderança paralela) Indefinição de competências Duplicidade de funções: Chefes x Enfermeiros

SOLUÇÕES ADOTADAS Eliminação de Chefias e Sub Chefias (Processo conduzido aos poucos. Demissão dos já aposentados) Esquema: 1 chefe para cada 2 Unidades externas e 2 para o Prédio Central Chefes passaram a Coordenadores Administrativos, com funções de gerência Antigas funções atribuídas aos enfermeiros

DIFICULDADES Desafios para os funcionários (tanto as chefias como os enfermeiros não estavam totalmente preparados para as novas funções) Cursos de Capacitação das Chefias Treinamento e Curso de Liderança e Gerenciamento de pessoas para os enfermeiros

RELAÇÕES INTERPESSOAIS Relacionamentos não amigáveis Ausência ou não valorização de relações afetivas Rivalidades Falta de transparência (Sonegação de informações)

FALTA DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO Técnicos sem comando: Psicólogos, TO’s, Assistentes Sociais SOLUÇÃO: Nomeação de Coordenadores Técnicos para cada categoria (Enfermeiros já tinham)

DIFICULDADES As mesmas encontradas pelos demais coordenadores: Técnicos não estavam totalmente preparados para as novas funções) SOLUÇÃO: Treinamento e Curso de Liderança e Gerenciamento de pessoas para os coordenadores técnicos

DIVISÕES INTERNAS Alas SUS x Alas Particulares Radicalização na busca por resultados Dificuldades na alocação de mão de obra Falta de colaboração: como se fossem dois hospitais separados Prejuízos SOLUÇÃO: Eliminação de comandos separados Conscientização

CONFLITOS Técnicos x Leigos (Técnicos seriam “inimigos” do Bairral) Diretoria e Administração x Direção Clínica (Corporativismo) SOLUÇÕES: Demissão de alguns técnicos Criação das Coordenadorias Criação da Direção Técnica

OUTRAS MEDIDAS Racionalização dos gastos Diminuição de despesas - exemplo: ETA Melhor controle de materiais de consumo Mudança no sistema de Lavanderia Cozinha/Padaria: forno a lenha Racionalização dos estoques e melhores critérios para compras

Engajar os coordenadores (técnicos e leigos) e a Direção Técnica na administração do hospital: Disponibilização de relatórios de acompanhamento, acesso a todas as informações, inclusive financeiras, compartilhamento de angústias e decisões em reuniões semanais, etc. Resultados: conscientização quanto às dificuldades e maior responsabilidade nas atitudes Sensível melhora no clima de trabalho, com expressiva participação de todos na solução de problemas.

DIREÇÃO TÉCNICA Livre nomeação pela Diretoria Adicional pela função Adaptação do Regimento do Corpo Clínico – Conflito com CRM Diretor Clínico e Técnico: a mesma pessoa. Diretor Técnico passa a participar da Administração do Instituto Perfeita sintonia: Administração X Diretoria X Direção Técnica

NOVOS DESAFIOS Modernização do Marketing Novos conflitos Profissionalização Agência de publicidade Criação de nova logomarca Excelência como desafio Novos materiais publicitários

MAIS DESAFIOS Hospital Bairral visto como um excelente hotel Isso era aceito pela liderança paralela Conformismo com as limitações do corpo médico/técnico Nova visão

INICIATIVAS Aproximação com Universidades (USP, Unicamp, Unifesp) Criação de Comissão de Educação Continuada Investimento pesado em capacitação Incentivo à participação em cursos e eventos Realização de Simpósios em diversas áreas

Cursos internos ministrados por profissionais de destaque em cada área Curso de capacitação / aperfei-çoamento para médicos por professores doutores da USP e Unicamp Demissão de médicos Contração de profissionais mais atualizados, mais afinados com os novos tempos

Investimento na melhoria das instalações Exemplos: construção de novo “Núcleo de Terapia Intensiva” Reforma/ampliação de praça de esportes com aquisição de aparelhos Compra de diversos equipamentos médicos Criação e equipamento do setor de ECT com aparelhos mais modernos

RESULTADOS

ADMINISTRATIVOS Melhoria da rentabilidade (Sem as medidas: prejuízos) Manutenção da capacidade de investimento Recursos para aperfeiçoamento técnico Capacidade de bancar prejuízo SUS sem baixar padrão

TÉCNICOS Reconhecimento da qualidade do atendimento em todas as áreas, principalmente médicas e de enfermagem. “Primary Nursing” Novo conceito. Citações como hospital de qualidade

E AGORA? Quanto mais avançamos, melhor percebemos que novos e grandes desafios continuam a surgir à nossa frente, pois a tarefa de aperfeiçoamento das nossas instituições é um trabalho que não tem fim...

Obrigado pela paciência