Métodos e Técnicas de Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ciência atual: metodologia científica
Advertisements

Elaboração de Projeto de Pesquisa
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
INICIANDO UMA PESQUISA
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
PESQUISA.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Metodologia da Pesquisa
Fluxograma da pesquisa.
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Práticas Investigativas
Pesquisa: Conceitos e Definições
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
A Pesquisa e suas Classificações
Classificação das Pesquisas
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Trabalho de conclusão de curso
MODALIDADES DE PESQUISA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PESQUISA CIENTÍFICA.
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
Conhecer Conhecimento.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
O que é pesquisa científica?
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Conhecimento Científico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Pesquisa Científica: Tipos e modalidades
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Universidade Castelo Branco
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO Conceitos Classificações.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Transcrição da apresentação:

Métodos e Técnicas de Pesquisa

CONCEITOS - Pesquisa PESQUISA: Investigação e estudo sistemático, cujo objetivo é adquirir conhecimento a respeito de um determinado assunto. Utiliza-se a pesquisa para buscar uma resposta ou solução de um problema (teórico ou prático), utilizando-se o método científico. Prof.Dr.Dirceu M.Guazzi

Tipos de Pesquisa PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. Serve como procedimento básico para o estudo monográfico, pelos quais se busca o domínio do “estado da arte” sobre determinado tema.

Tipos de Pesquisa PESQUISA DESCRITIVA Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Procura descobrir, com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. Os dados por ocorrerem em seu habitat natural, precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito.

A pesquisa descritiva pode assumir diversas formas, entre as quais: a) Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrição das características, propriedades e relações existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada. b) Pesquisa de opinião: procura saber atitudes, pontos de vista e preferências que as pessoas tem a respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decisões. c) Pesquisa de motivação: busca saber as razões inconscientes que levam, por exemplo, um consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes. d) Estudo de caso: é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, para examinar aspectos variados da sua vida. e) Levantamento: caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.

Tipos de Pesquisa PESQUISA EXPERIMENTAL Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. A manipulação das variáveis proporciona o estudo das relações entre causas e efeitos de um determinado fenômeno. Criam-se situações de controle para evitar a interferência de variáveis intervenientes. Manipula-se a variável independente para ver o que acontece com a dependente.

Modalidades da pesquisa experimental a) Experimentos “antes-depois” com um único grupo. É o esquema mais simples de experimentação. O estímulo é aplicado ao mesmo grupo e infere-se as modificações depois desta aplicação. b) Experimentos “apenas depois”. São constituídos dois grupos, denominados “grupo experimental” e “grupo de controle”. Estes grupos devem apresentar a maior homogeneidade em relação a todas as características relevantes, que podem ser controladas. Aplica-se o estímulo apenas ao grupo “experimental”, e finalmente procede-se a medição das características de ambos. Como os grupos foram previamente homogeneizados, infere-se que toda variação entre eles será decorrente do estímulo aplicado.

Modalidades da pesquisa experimental c) Experimentos “antes-depois” com dois grupos. O grupo experimental e o de controle são medidos no início e no fim do período experimental. O estímulo é introduzido apenas no “experimental”. Como os dois grupos foram submetidos à mensuração inicial e às influências contemporâneas, a diferença entre os resultados dos dois grupos constitui medida da influência do estímulo Introduzido. Para alguns autores apenas estas pesquisas podem ser classificadas de experimentais, as outras duas seriam pré-experimentais ou quase-experimentais.

Tipos de Pesquisa ESTUDOS EXPLORATÓRIOS Têm por objetivo familiarizar-se com o fenômeno ou obter nova percepção do mesmo e descobrir novas idéias. A pesquisa exploratória realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre os elementos componentes da mesma. Recomenda-se o estudo exploratório quando há poucos conhecimentos sobre o problema a ser estudado.

Classificação de Pesquisa Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação são: Quanto a sua natureza; Quanto aos meios de investigação; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema; Do ponto de vista de seus objetivos; Do ponto de vista dos procedimentos técnicos.

Quanto a sua natureza Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

Quanto aos meios Nos métodos experimentais, o pesquisador manipula uma influência proposta ou muda certos aspectos de uma situação, e daí, mede o comportamento. Nos métodos não experimentais o pesquisador somente observa e mede o comportamento ou situação, não havendo manipulação ou mudança do ambiente.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas. Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Do ponto de vista de seus objetivos Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. Pesquisa Explicativa (ou explanatória): visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

Do ponto de vista dos procedimentos técnicos Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Pesquisa Experimental; Levantamento; Estudo de caso; Pesquisa-Ação; Pesquisa Participante.

Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Bibliográfica: Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

Pesquisa Documental e Experimental Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

Levantamento e Estudo de Caso Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Estudo de Caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Pesquisa-Ação e Participante Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

O Anteprojeto de Pesquisa Título Deve expressar de forma clara, mas concisa o conteúdo principal do anteprojeto. Introdução/Definição do Problema Aqui deverá conter uma discussão inicial sobre a temática na qual se insere o projeto, delimitando-se qual o objeto de estudo proposto em relação a mesma, deixando claro ao final qual o PROBLEMA que será abordado neste projeto (questão a ser investigada). Um PROBLEMA é aquilo que se destaca como ponto central da pesquisa e para o qual se faz convergir o esforço metodológico, o qual deve ser contextualizado e formulado como indagação de um aspecto relevante da análise a ser desenvolvida. Justificativa Aponta os argumentos que indicam os motivos e razões(pessoais, acadêmicas, sociais, etc.) que levaram à proposição do estudo em questão, deixando claro ao longo dos argumentos qual a relevância/importância da realização dessa pesquisa, ou seja, deve indicar as contribuições do estudo para a área, para o objeto em foco e para o próprio pesquisador

O Anteprojeto de Pesquisa Objetivos Devem indicar o que se pretende alcançar em termos de discussão sobre o PROBLEMA. Devem ser desdobrados em objetivo geral e objetivos específicos. Todo objetivo deve ser preciso, claro e direto, devendo ser escrito a partir de um verbo no infinitivo. É importante observar o alinhamento destes em relação às hipóteses ou aos pressupostos. Referencial Teórico Serve para indicar a partir de quais pressupostos teóricos serão realizadas as discussões e análises, explicitar os principais conceitos de sustentação teórica, indicar autores e teorias. Metodologia Indicações prévias a respeito de quais serão os possíveis procedimentos metodológicos a serem utilizados na consecução do estudo proposto. Referências Relação em ordem alfabética do material consultado. Devem indicar somente os autores/obras efetivamente citados no anteprojeto.

Na metodologia Definir o tipo de Pesquisa: Quanto a sua natureza; Quanto aos meios de investigação; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema; Do ponto de vista de seus objetivos; Do ponto de vista dos procedimentos técnicos. ATENÇÃO!!! Cada informação dada, deve ser justificada ressaltando qual a importância da forma escolhida para a pesquisa.