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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo Trimestre de Inverno Sessão 12 Parte 2

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia AplicadaMBA Ano lectivo Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Regulação e Intervenção Pública?  Porque intervem o Estado em muitos mercados? –Os mercados podem não proporcionar um nível eficiente de transacções.  Como intervem o Estado nos mercados?

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia AplicadaMBA Ano lectivo Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado  Poder de mercado  Externalidades  Bens públicos  Assimetrias de informação

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia AplicadaMBA Ano lectivo Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado  Reduz-se o volume de transacções.  Reduz-se o bem- estar da sociedade (por perda do excedente dos consumidores).  Políticas do Estado: –Concorrência; –Regulação de preço.  Poder de mercado  Externalidades  Bens públicos  Assimetrias de informação

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia AplicadaMBA Ano lectivo Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado  Poder de mercado  Externalidades  Bens públicos  Assimetrias de informação  Externalidades na produção e no consumo.  Impacto no mercado.  Externalidades negativas e positivas: –Poluição vs. Educação.  Regulação de externalidades: –Tributação; –Mercado.

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia AplicadaMBA Ano lectivo Trimestre de Inverno Sessão 12 ©Fernando Branco Falhas de mercado  Propriedades de bens públicos: –Não rivalidade; –Impossibilidade de exclusão.  Impacto no mercado.  Regulação: –Tributação; –Mercado.  Poder de mercado  Externalidades  Bens públicos  Assimetrias de informação