RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire Evolução da concentração de CO2
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire Metodologia 4 P Haroldo de Castro
A Oficina 4P foi desenvolvida por Haroldo de Castro em parceria com a CI – Conservação Internacional. Começou a surgir em 1995 quando a CI foi convidada a criar uma estratégia de comunicação para a baía de Cartagena na Colômbia. Para seu desenvolvimento foram utilizadas técnicas de publicidade, conceitos de marketing e várias metodologias complementares. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
A Metodologia 4P já foi aplicada por 40 vezes, em 17 países e 6 idiomas, atendendo mais de participantes. A cada aplicação a Metodologia passa por adaptações de acordo com as características e cultura do local. Os resultados obtidos têm sido significativos e ainda que desenvolvida para formulação de estratégias de comunicação, tem sido utilizada com sucesso em programas de Educação Ambiental. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Descrição da oficina. As oficinas devem ser realizadas com algo entre 30 e 40 participantes (ambientalistas, comunicadores, educadores, especialistas em marketing, membros da mídia nacional e local, empresários, pessoal de áreas protegidas e tomadores de decisão) em 2 (dois) dias para apresentar os desafios da discussão e identificar as prioridades para a consciência ambiental. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
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Descrição da oficina. Nome 4P vem dos aspectos a serem analisados: Problemas Públicos Produtos Planos de Ação RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
1.Problemas No primeiro P - Problemas, é apresentado, pelos facilitadores e especialistas, um painel da situação a ser analisada. Todos os participantes podem fazer perguntas e tirar as dúvidas existentes. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
1.Problemas Em seguida é realizada um discussão entre todos e passa- se à etapa de listar os problemas de acordo com a visão de cada um. Listados os problemas, realiza-se a tarefa de agrupá-los buscando racionalizar a abordagem. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
1.O Problema (Vídeo Boto) RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
P – Problemas Crueldade no trato com o Boto; Usado como isca na pesca da piracatinga; Pescadores não gostam do Boto (conflito na pesca); Mortalidade crescente da espécie; Espécie protegida mas não fiscalizada adequadamente; Participação dos frigoríficos; Possibilidade de extinção da espécie; RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Baixo nível de informação sobre o boto; Baixo nível de informação sobre a piracatinga; Falta de engajamento do poder público (órgãos públicos); Falta de alternativa de renda para os pescadores; Imagem controversa do boto; Falta de coesão entre os diversos setores (governo, privado, ONGs, comunitários e sindicatos) Descontinuidade das campanhas de mobilização; RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Falta de auto estima e valorização dos aspectos ambientais da Amazônia; Não implementação de políticas públicas para proteção do boto; Descontinuidade das campanhas de mobilização; RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Priorização de Problemas: Falta de Engajamento dos Órgãos Fiscalizadores; Descontinuidade das campanhas de Mobilização; Baixo nível de informação sobre o Boto; Atuação dos frigoríficos; Priorizados os problemas, o próximo passo é adotar objetivos para a campanha de comunicação, definindo o que deve ser feito. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Para conservar o boto e reverter sua extinção uma estratégia de comunicação constante e contínua deve: Promover o engajamento dos órgãos públicos e privados (nacionais e internacionais); Informar que o boto está sendo dizimado para utilização como isca; Denunciar frigoríficos que fomentam atividades ilegais; Valorizar as boas práticas que protejam o boto; Promover a imagem positiva do boto e a auto estima dos amazônidas; Planejamento de Campanhas Publicitárias Carlos Freire
Considerações: O boto era respeitado pelos pescadores até o início da pesca da piracatinga, para a qual a carne de boto é utilizada como isca. A piracatinga destina-se aos mercados interno ( Manaus e Sudeste) e externo (Colômbia); Planejamento de Campanhas Publicitárias
Carlos Freire Considerações: Estima-se uma redução da população de botos da ordem de 10% a.a. entre 1994 e 2005; RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Considerações: A contagem de botos realizada pelo INPA na reserva Mamirauá vem sendo realizada cientificamente desde O resultado obtido foi de: 1994:120 animais 2013: 25 animais Estimativa de população de botos na reserva é de 13 mil unidades. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Considerações: Piracatinga Preço venda do pescador: entre R$ 0,30 e R$ 2,80/kg Preço de Venda Consumidor Final = entre R$ 5,00 e R$ 18,00/kg Preço de Venda do Boto morto entre R$ 80 e R$ 150,00 a unidade. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Considerações: A prioridade dos pescadores é a pesca de outras espécies mais rentáveis, como: tambaqui, tucunaré e pirarucu. Na época do defeso há a restrição da pesca destas espécies e a alternativa é a pesca da piracatinga. A pesca da piracatinga é uma pesca fácil e obtém-se grande quantidade em pouco tempo. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
2º P – Públicos O segundo P vai definir quais são os públicos que estão envolvidos com os problemas relatados e para isso adota 5 passos: 1.Criação de lista de públicos em potencial; 2.Organização dos públicos por âmbito geográfico (local, regional, nacional, internacional); 3.Públicos prioritários; 4.Desenho do perfil dos públicos- alvo; 5.Apresentação do Perfil dos públicos alvo. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Públicos Órgãos públicos; Pescadores; Consumidores de douradinha; Frigoríficos; Sociedade; Mídia Turistas de observação de boto; RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire Comissões internacionais; Estudantes e professores; Lideranças comunitárias; Meios científico e acadêmico, ONGs; Formadores de opinião.
Perguntas a responder sobre público: Quem eu sou? O que você quer que eu faça? O que eu ganho com isso? RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Pescadores Sobrevive da pesca; Homens + mulheres + crianças; Saem cedo (5h) e voltam à noite; Pagos por atravessadores; Medo das lendas; Conflito com os botos na pesca; RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Pescadores Informam-se através de rádio (5:30h), AM Difusora; Jornal Nacional; Participam de reuniões; Possuem celular (alguns) Participam de torneios de futebol; Fazem a Festa de São Pedro. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
3º P – Produtos Produtos são as peças/ações que serão produzidas para levar a mensagem até os públicos- alvo. As peças/ações devem ser adequadas a cada público- alvo, de acordo com suas características. As peças devem atender aos problemas que foram relatados no primeiro P. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
3º P – Produtos Para definição dos produtos são formados sub-grupos de acordo com a especialidade de cada um. Comunicadores, meio acadêmico, comunitários etc. A seção PRODUTOS está dividida em quatro passos: 1.Lista da mídia importante 2.“Idéia luminosa” de produtos em potencial (Conceito) 3.Identificar produtos para alcançar os públicos prioritários 4.Apresentar produtos ao público RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Produtos definidos Pescadores (Lideranças Comunitárias) Evento: Hoje o boto está na comunidade Inflável Debate comunitário Exposição de fotos Torneios (futebol) RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Produtos definidos Spot Rádio Você sabia que o boto está sendo morto... Convite para ajudar (pescadores e comunidade) Proteger o boto é proteger a Amazônia ( minha casa) Relatos. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Produtos definidos Produtos para escolas Concursos – prêmio murais Capa de caderno personalizada SEDUC/ Diretores de Escolas RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Produtos definidos Público em Geral Toada do Boto – Garantido e Caprichoso juntos Comercial de TV –(Faustão, Fantástico, Jogo de Quarta) Material Promocional Boné, camiseta, calendário, boto inflável. Selo – Amigo do Boto RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Produtos definidos Frigoríficos e Supermercados Dossiê dados de pesquisa + fotos O que é a campanha – Hot Site Facebook Outdoor nas cidades onde estão os frigoríficos e Manaus Rádio e TV Locais RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Produtos definidos Mensagem Moratória de frigorífico e supermercados; Adesão dos mercados na campanha melhor conhecimento da cadeia produtiva da piracatinga quem e quanto compram o que representa de mercado nos frigoríficos atores envolvidos. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Autoridades e Poder Público - Produtos e Atividades Dossiê Material Institucional e Promocional Painéis estratégicos Petições Celebridades Balão Inflável RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Produtos definidos Mensagens: “Chega de matança! Não deixe o boto virar lenda” “Chega de Matança! Proteja o boto da Amazônia” Táticas Face to face Apoio de Celebridades Eventos Flash mob/ Pedalada RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Neste ponto é interessante fazer uma revisão geral de todos os passos e verificar o alinhamento e adequação de cada um deles e também entre eles. Havendo necessidade pontos específicos podem ser rediscutidos e refeitos. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
4o P – Plano de Ação O último P irá, com base em todas as informações coletadas e desenvolvidas, estabelecer o quê fazer para alcançar os objetivos propostos. Para isso, desenvolve-se em 4 passos: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Para isso, desenvolve-se em 4 passos: Identificar oportunidades e conjunto de dados; Composição dos produtos dentro da tática a utilizar; Apresentação das táticas; Extração de tendências e prioridades comuns. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Identificar oportunidades e conjunto de dados; Levantamento de datas importantes e significativas para a proposta em curso. 22 de março – Dia Mundial da Água 5 junho – Dia Internacional do Meio Ambiente 29 de junho – São Pedro 3 de dezembro – Dia Mundial da Conservação RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Identificar oportunidades e conjunto de dados; Outro tipo de oportunidade é, por exemplo, a existência de torneios de futebol e também os festejos culturais das comunidades. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire
Carlos Freire Composição dos produtos dentro da tática a utilizar; Apresentação das táticas A finalidade dessa seção é definir os produtos para cada uma das táticas a ser empregada. Para isso monta-se duas matrizes. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Carlos Freire A primeira matriz prioriza as datas; A segunda matriz prioriza as ações. O Cruzamento das duas define as prioridades. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Extração de tendências e prioridades comuns. A partir de duas matrizes, uma priorizando datas e outra atividades, extraem-se os pontos comum para definir um cronograma de ação. Concluindo, estabelece-se o custo e o impacto de cada ação para alocação e priorização de recursos. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Carlos Freire