A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA BAHIA LENTIDÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES: MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA REDE INSUFICIENTE; AÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
GT Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL – SUAS:
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL DE 2003 A 2010
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
A Atuação do Serviço Social
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Sistema Único de Assistência Social e a integração da política de atendimento de crianças e adolescentes. Profa. Dra. Aldaiza Sposati
REORDENAMENTO E QUALIFICAÇÃODOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
Projovem Adolescente (15 a 17 anos) PETI (6 a 15 anos)
Construção de CRAS, CREAS e Centros POP
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
INCENTIVOS PARA A MUDANÇA DE GESTÃO
VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ARACAJU Julho
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Sandra Shirley de Almeida Subsecretária de Assistência Social
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
OFERTA DE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO BÁSICA
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.
Proteção Social Básica
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
REORGANIZAÇÃO DO PISO BÁSICO DE TRANSIÇÃO
Rede em assistência social infantojuvenil
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Assistencialismo Filantropia Caridade Assistência Social Política de Estado - SUAS Benefícios, serviços, programas e projetos SOCIAL X SOCIEDADE ESTADO.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Rede de atenção Intersetorial
“Avanços e desafios na implementação da Política de Assistência Social” Fátima Valéria Ferreira de Souza Professora Adjunta/UFRJ.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
XII Congresso da Rede Mineira das APAE´s
INFORMES DA SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEMINÁRIO PRÓ CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Política de Assistência Social
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
CRAS nas PECs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Departamento de Proteção.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
GESTÃO ADMINISTRATIVA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Tânia Mara Garib Apresentação: Tânia Mara Garib.
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA BAHIA LENTIDÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES: MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA REDE INSUFICIENTE; AÇÕES ISOLADAS PARA CUMPRIMENTO DA LEI

Municípios Habilitados a Gestão do SUAS: 96% de municípios habilitados estão em Gestão Básica e Plena na Assistência Social, ou seja : De um total de 417, 395 aderiram ao SUAS, sendo: 380 na Gestão Básica e 17 na Plena, restando apenas 20 municípios na gestão inicial = 4% dos municípios com prazo estabelecido pelo MDS para expansão de CRAS/ /09/2010; O SUAS NA BAHIA

Municípios com cofinanciamento do Estado para a PSB: CRAS/PAIF municípios e 567 CRAS, beneficiando famílias referenciadas, com previsão de atendimento/acompanhamento de , representando um percentual de 99%; Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Crianças 0 a 6 e Idosos municípios e Usuários, representando um percentual de 27%; PETI municípios e Usuários, representando um percentual de 49%; Projovem Adolescente – 316 municípios e usuários, representando um percentual de 76%. Serviço ainda não cofinanciado pelo Estado, contudo já proposta para cobertura a partir de 2011.

Municípios com cofinanciamento do Estado para a PSB: CRAS/PAIF municípios e 567 CRAS, pop. beneficiada = famílias referenciadas; Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Crianças 0 a 6 e Idosos municípios e Usuários, correspondendo a 27%; PETI municípios e Usuários, Correspondendo a 49%; *Projovem Adolescente – 316 municípios e usuários, correspondendo a 76%. *Serviço com previsão de cofinanciamento do Estado a partir de 2011.

Municípios com cofinanciamento do Estado para a PSE: CREAS/PAEFI municípios, capacidade para atender usuários,correspondendo a 36%; CREAS/LA e PSC - 45 municípios e capacidade para usuários, correspondendo a 11%; CREAS/POP e Serviços de Alta Complexidade para Pessoas em Situação de Rua - 03 municípios e capacidade para 400 usuários, correspondendo a 0,71%. O cofinanciamento do Estado se dá nos serviços de:

Rede de Retaguarda - Convênios com Entidades Não Governamentais para serviços de abordagem e acolhimento. Serviços de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência - 59 municípios e capacidade para usuários, correspondendo a 14%. Serviços de Alta Complexidade para Idosos - 50 municípios e capacidade para usuários, correspondendo a 12%;. Serviços de Alta Complexidade para Crianças e Adolescentes - 16 municípios e capacidade para usuários, correspondendo a 4%.

A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA BAHIA Capacitação da rede sócio assistencial dos municípios: 120 municípios - média de 25 horas (Convênio SEDES/UFBa) 33 municípios – CREAS/MSE- 160 (Convênio SEJDH/UFBa) Inclusão no PEAS da CFC.