Práticas lúdicas na infância em contexto escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

Centro de Estudos de Línguas – CEL
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
ESTUDO ACOMPANHADO.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Sequência Didáctica.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Os níveis básicos da leitura
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Ciberinfante criativo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O ingresso na Universidade
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
PSICOMOTRICIDADE.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA licenciatura em comunicação social e cultural Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. José Roberto Medina
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
Professor: José Medina
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
I Congresso Internacional sobre Formação Profissional Docente UTFPA – Curitiba de Fevereiro 2013 Isabel Alarcão – José.
Docência universitária: repensando a aula
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Desportos Individuais I GINÁSTICA. Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Matriz de avaliação processual
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

Práticas lúdicas na infância em contexto escolar 2015 Práticas lúdicas na infância em contexto escolar

CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR Nome: Práticas lúdicas na infância em contexto escolar Faculdade: Semestre: Optativa (2º semestre) Nº de Estudantes inscritos: 41 (2014)

2 grandes OBJETIVOS: Pré-escolar Psicomotricidade 1º Ciclo do Ensino Básico Expressão Físico-motora

BATERIAS DE TESTES DE AVALIAÇÃO CONTEÚDOS: Psicomotricidade Evolução histórica e concetual da Psicomotricidade; Autores fundadores da Psicomotricidade Fatores Psicomotores O jogo na infância Espaço de jogo e recreio escolar BATERIAS DE TESTES DE AVALIAÇÃO

BATERIA DE TESTES DE AVALIAÇÃO CONTEÚDOS: Expressão Físico-motora Programa: Perícia e Manipulação Deslocamentos e Equilíbrios Ginástica Jogos Estrutura da sessão BATERIA DE TESTES DE AVALIAÇÃO

O que esperamos do estudante O estudante deve desenvolver um pensamento e um discurso críticos O estudante deve desenvolver competências de autonomia a nível do seu pensamento e da sua realização académica O estudante deve ser capaz de problematizar situações e resolver problemas em conformidade O estudante deve ser inovador e criativo

Métodos de Ensino Expositivo (aulas teórico-práticas) e aulas práticas, visando estimular o pensamento crítico e criativo dos estudantes Vídeos Tarefas, problemas ou casos (NEE) Estimular o estudante a comprometer-se e a assumir alguma responsabilidade com a sua aprendizagem Aulas práticas com tarefas em grupo envolvendo a realização de uma aula em grupo sobre um dos conteúdos do programa de Expressão físico-motora.

Sessões teórico-práticas e práticas Contacto dos estudantes com aprendizagens significativas e motivantes Contacto com linguagens, regras e ambientes específicos da "cultura profissional“ Desenvolvimento de atitudes de pesquisa e de autoformação

RESULTADOS DA APRENDIZAGEM Nº de Estudantes Rácios (%) Inscritos Avaliados Aprovados Avaliados/ Aprovados/ 41 100.00

Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto

desafios futuros… Conclusões O esforço realizado nesta UC tem tido reflexos positivos no aproveitamento escolar dos estudantes Pela análise dos comentários dos estudantes ao inquérito pedagógico pode-se concluir que foi muito apreciada a implementação desta UC optativa desafios futuros… Proporcionar aos estudantes sessões de Práticas Lúdicas envolvendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos e a consequente intervenção em populações infantis (bebés e crianças dos ensinos pré-escolar e escolar).

Obrigada pela atenção! prodrigues@fade.up.pt