Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,

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Transcrição da apresentação:

Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo, Iracy Gallo Ritzmann Universidade Federal de Santa Catarina

Agenda Avaliação de cursos; Um modelo de avaliação de cursos; O sistema de avaliação com base no modelo de referencia SINAES; Resultados da avaliação de curso; Considerações.

Avaliação de cursos Mapear os indicadores mais importantes de cada cenário em particular; Os instrumentos de avaliação podem fornecem elementos para indicar a efetividade da estratégia de um curso; Disseminar a utilização das medidas de avaliação de cursos a distância; Requer participação ampla e assumida de todos os agentes; Ter uma utilização gerencial dos resultados por parte da coordenação;

Um modelo de avaliação de cursos levantar potencialidades e fragilidades; ser contínua (a avaliação); ter agilidade; abranger um grande conjunto de instituições e cursos EaD; permitir a participação de todos os atores envolvidos; possibilitar o acesso aos resultados avaliativos; fornecer informações para subsidiar a coordenação geral para apoiar a gestão dos cursos; fornecer informações para que as instituições tenham uma visão prévia da sua situação frente aos critérios adotados nas avaliações regulatórias de cursos.

O sistema de avaliação com base no modelo de referencia SINAES

SAAS – O que avaliar? Curso Polo Disciplina

Dimensões avaliativas SAAS – O que avaliar? Curso Polo Disciplina Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoas Ambiente virtual (Moodle) Corpo discente Dimensões avaliativas

Dimensões avaliativas SAAS – O que avaliar? Curso Polo Disciplina Dimensões avaliativas Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Pessoas

Dimensões avaliativas SAAS – O que avaliar? Curso Polo Disciplina Dimensões avaliativas Material didático Plano de ensino Corpo pedagógico

SAAS - Quem deve avaliar o que? Avaliador Curso Disciplinas Polo Estudante X Tutor presencial (polo) Coordenador de polo Tutor a distância Professor Coordenador de curso Coordenador adjunto Coordenador geral

O sistema de avaliação com base no modelo de referencia SINAES Questionários

Resultados da avaliação de curso Escopol

SAAS - Evolução Nov/ 2010 Teste piloto Focos: Curso e Polo Cadastro: 24 instituições 42 cursos 396 polos 10.273 estudantes 579 tutores 286 professores Avaliações: 1.868 de estudantes 117 de professores 516 dos outros Dez/ 2011 1ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 39 instituições 177 cursos 452 polos 24.450 estudantes 2.392 tutores 1.496 professores Avaliações: 8.029 de estudantes 330 de professores 1.727 dos outros 10,3% do total Evolução cadastral

SAAS - Evolução Set/ 2012 2ª. rodada Focos: Curso e Polo. Cadastro: 45 instituições 257 cursos 639 polos 34.561 estudantes 1.282 tutores 598 professores Avaliações: 7.888 de estudantes 192 de professores 1.767 dos outros Dez/ 2012 3ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 49 instituições 233 cursos 762 polos 40.670 estudantes 1.858 tutores 984 professores Avaliações parciais: 5.794 de estudantes 337 de professores Evolução cadastral

Resultados da avaliação de curso Currículo é adequado ao mercado de trabalho? Respostas: 2551 estudantes Dimensão Formatação e Implantação

Resultados da avaliação de curso Foram previstas formas de integração curricular entre as disciplinas? Respostas: 380 professores. Dimensão Formatação e Implantação

Resultados da avaliação de curso Articulação entre a instituição ofertante e o polo. Respostas: 2497 estudantes. Dimensão Coordenação

Resultados da avaliação de curso A administração da instituição ofertante atende adequadamente as demandas de implementação e funcionamento do polo? Respostas: 262 coordenadores de polo. Dimensão Coordenação

Resultados da avaliação de curso A disponibilidade dos recursos permanentes e de consumo no polo, necessários para realizar as atividades acadêmicas. Respostas: 2497 estudantes. Dimensão Infraestrutura – recursos materiais

Resultados da avaliação de curso A equipe de professores estava preparada para lidar com os recursos didáticos, ou seja, se ela dominava os mesmos? Respostas: 2498 estudantes Dimensão Pessoas

Resultados da avaliação de curso O apoio recebido pela equipe técnica, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), durante a execução da disciplina. Respostas: 380 professores. Dimensão Pessoas

Resultados da avaliação de curso A facilidade de compreender a linguagem utilizada no AVA. Respostas: 2498 estudantes. Dimensão AVA

Resultados da avaliação de curso Quanto ao uso do chats utilizada no AVA. Respostas: 2498 estudantes. Dimensão AVA

Resultados da avaliação de curso Motivação no curso. Respostas: 2498 estudantes. Dimensão Corpo Discente – motivação

Resultados da avaliação de curso Tempo de dedicação dos estudantes. Respostas: 2498 estudantes. Dimensão Corpo Discente – motivação

Considerações A avaliação permite conhecer as percepções da comunidade escolar sobre o cotidiano do processo de ensino-aprendizagem; A coordenação do curso ao se apropriarem dos resultados avaliativos terão informações relevantes para fazer uma gestão focada na melhoria continuada; A divulgação das melhorias decorrentes da avaliação deve levar a aumentar a credibilidade e a participação nas avaliações subsequentes.

Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES beaw@inf.ufsc.br cislaghi@inf.ufsc.br saas@etec.ufsc.br www.saas.etec.ufsc.br moodle.saas.etec.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina