Ásia: diversidade física e impactos ambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

Os Grandes Biomas Terrestres
Os climas no mundo (2ª parte)
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
Ensino Médio 3ª Série. Geografia..
Domínios vegetais originais
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Ásia Meridional.
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
Os ambientes continentais
CLIMA NO BRASIL.
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
CLIMATOLOGIA.
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
ÁSIA DE MONÇÕES.
Domínios Naturais I e II
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE

Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
Cordilheira do Himalaia
Climas do Brasil.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Professor Luiz Felipe Geografia
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
CONTINENTE AMERICANO..
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
América Anglo-Saxônica
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
CLIMATOLOGIA II.
Ásia.
Ásia: aspectos físicos
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Professor Luiz Felipe Geografia
 A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Não apenas a sua rica biodiversidade, mas sua relação com o clima também tem grande importância para.
O Continente Asiático.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
As grandes paisagens vegetais da Terra
A distribuição da população a nível mundial
Os climas e as paisagens vegetais na América
CIRCULAÇÃO DA ATMOSFERA
CLIMA DA ÁSIA E DA OCEANIA
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
CONTINENTE ASIÁTICO..
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
A distribuição da população mundial
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

Ásia: diversidade física e impactos ambientais

2.1 Posição Geográfica: O continente asiático possui uma área de 44 milhões de km², representando o maior continente e 30% das terras emersas. Fisicamente o continente asiático é formado com um único bloco de terra – a Eurásia – formada pela Europa e Ásia. Em sua totalidade o continente asiático localiza- se no hemisfério Norte desde o Círculo Polar Ártico até a Linha do Equador.

Uma pequena parte do continente apresenta- se no hemisfério Sul compreendendo algumas ilhas. No sentido leste/oeste o continente apresenta- se no hemisfério oriental e uma pequena parte no hemisfério ocidental.

2.2 Clima, relevo e distribuição da população; A diversidade climática se dá pela grande extensão do continente asiático tanto no sentido norte/sul quanto no sentido leste/oeste. Fatores como: a disposição do relevo, a atuação de massas de ar, são responsáveis pela diversidade climática e o aparecimento de desertos.

O relevo do continente asiático está dividido em 3 grandes formações geogológicas: planícies, planaltos e os desertos. As planícies abrangem uma boa parte do território norte do continente, mais ao sul essas planícies limitam-se aos vales dos grandes rios asiáticos. Os planaltos abrangem toda região central do continente desde a Ásia Ocidental – Planalto do Irã até a Ásia Oriental – Planalto da Manchuria.

Os desertos localizam-se próximo das grandes cadeias de montanhas como: o deserto de Gobi e o deserto de Takla Makan na China, próximos a grande Cordilheira do Himalaia. As grandes altitudes localizam na região central do continente representada pela Cordilheira dos Himalaia.

Ásia de Monções. O clima de monções resulta da atuação das massas de ar que se deslocam do continente para o oceano e deste para o continente no decorrer do ano. na Ásia esse fenômeno apresenta-se principalmente nas porções Sul e Sudeste do continente. durante os meses de inverno as massas de ar secas deslocam-se para o oceano apresentando um tempo seco.

no fim da primavera, as massas de ar oceânicas carregadas de umidade começam a atingir o continente provocando chuvas, são as monções de verão. essas chuvas alimentam os grandes mananciais hídricos e influenciam na agricultura da região. no entanto essas chuvas torrenciais provocam grandes inundações e grandes perdas materiais e humanas.

a diversidade climática e topográfica vão influenciar na distribuição populacional do continente asiático. as maiores concentrações populacionais encontram-se nas grandes planícies de climas Tropical e Equatorial, como por exemplo as Planícies Chinesa e do Ganges. em áreas de clima polar e frio ou em altitudes elevadas como a cordilheira do Himalaia cria- se vazios populacionais.

2.3 Vegetação original e impactos ambientais: a diversidade climática e a disponibilidade do relevo criam variações nas formações vegetais do continente asiático. ao norte, nas áreas de clima polar e frio, a floresta boreal ou de conífera abrange toda área da Sibéria, apresentando-se bastante modificada pela ação madeireira que explora espécies como: abetos, cedros, carvalhos, para as industrias de moveis.

nas áreas mais ao sul apresentam-se as Florestas Equatoriais e Tropicais, também bastante devastadas pela ação do homem que explora a biodiversidade existentes nessas formações vegetais. podem ser apontados algumas causas para o processo de desmatamento das formações vegetais são eles: o aumento da exploração das espécies vegetais, a expansão da agricultura e da pecuária e a utilização do “agente laranja”.

o “agente laranja” foi um desfolhante químico usado durante a Guerra do Vietnã (1962-1973) por soldados norte-americanos, para localizar tropas inimigas sobre a copa das árvores. O Caso do Lago de Aral: o Lago salgado de Aral é um manancial hídrico de 67mil km² localizado entre o Cazaquistão e Uzbequistão, que nas ultimas décadas vem registrando uma diminuição do volume da lâmina d’água.

essa diminuição do volume de água é provocada principalmente pela transposição dos rios que alimentavam o lago salgado de Aral os rios: Syr Daria, Amu Daria. a transposição desses rios para irrigação fez diminuir o volume d’água que chegava ao Mar de Aral, além disso como o mar de Aral localiza-se numa região desértica a evaporação das águas é intensa.