III Oficina de Educação Corporativa

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Transcrição da apresentação:

III Oficina de Educação Corporativa Caso TV Globo Heloisa Machado Diretora de Desenvolvimento e Benefícios TV Globo / Maio/05

A Empresa 40 anos de mercado Maior rede de TV do Brasil e uma das maiores do mundo Maior produtora de conteúdo próprio da América Latina 5 Emissoras e 113 Afiliadas Cobertura de 97,93% do território brasileiro Público estimado de 178 milhões de telespectadores Mais de 8.000 colaboradores

Qual a razão do sucesso da marca Globo ao longo dos últimos 40 anos? TALENTOS ...e a forma de gestão desses talentos

... e interferem diretamente no desenho do produto final A complexidade do negócio na Globo é ainda maior porque... Os talentos estão presentes em todos os processos do negócio... Entretenimento Jornalismo e Esportes Negócios Programação Tecnologia e Administração Gestão ... e são muito diferenciados entre si em relação a: Competências Formação Perfil psicológico Habilidades ... e interferem diretamente no desenho do produto final

Ambiente Ambiente regido por cargos regulamentados (alguns exemplos) Entretenimento – Ator, Diretor de Produção Jornalismo – Repórter Cinematográfico, Editor de Texto Tecnologia - Iluminador, Operador de Câmera Atuação dos sindicatos Brasil – sindicato + rígido (legislação trabalhista conservadora) USA – sindicato e legislação mais flexível Europa - semelhante ao Brasil Necessidade de negociação com diversos sindicatos Atores Radialistas (técnicos e apoio) Jornalistas, etc

Caso: Oficinas Início em 1985 para suprir carências de oferta do mercado nos setores chave: Entretenimento Jornalismo Tecnologia

Entretenimento Oficina de Atores 21 Oficinas realizadas (1988 - 2003) 511 participantes Pré-requisito: ter registro profissional                                         Giovanna Antonelli Alessandra Negrini Deborah Secco Leticia Spiller Danielle Winits Rodrigo Santoro Eduardo Moscovis Murilo Benício Marcio Garcia Luigi Baricelli Aproveitamento médio: 78% 45 Protagonistas vindos de Oficinas Carga horária média:270 horas

Entretenimento Oficina de Autores 7 oficinas realizadas (1985 a 1998) 64 participantes Carga horária média: 192 horas Oficina de Produtor de Arte 4 oficinas realizadas (1998 a 2003) 19 participantes Carga horária média: 1336 horas

Jornalismo Oficina de Repórter Cinematográfico 1 oficina realizada (2004) 11 participantes Carga horária: 1080 horas Oficina de Narrador Esportivo 1 oficina realizada (2005) 10 participantes Carga horária: 40 horas

Tecnologia Oficina de Assistente de Iluminação 3 oficinas realizadas (1999 a 2002) 9 participantes Carga horária: 940 horas Oficina de Operador de Câmera 2 oficinas realizadas (1999 a 2003) 11 participantes Carga horária média: 1336 horas

Profissionais capacitados em oficinas (1985 a 2004), sem certificação Total de Participantes Profissionais capacitados em oficinas (1985 a 2004), sem certificação 864 profissionais

Problemas e Desafios Legislação antiga Radialistas – 1978 Jornalistas – Lei 1969, decreto 1979 Artistas – 1978 (exclusivamente ator e figurante, todos os outros profissionais se encaixam na categoria de radialistas) Evolução tecnológica gerando mudança nos perfis profissionais Exemplo: kit correspondente