Sabine Mendes Lima Moura, Dn. Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Crítica do Discurso
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Resumo O presente trabalho analisou textos, sob a ótica dos conceitos de não violência (Cobos, 2004) atrelados às questões de gênero (Hooks,1994). Estes.
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: ESTUDO DE CASO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Análise do Discurso: introdução
Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de Pós-graduação em Letras
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER
Contextos de formação de Professores
Mesa Redonda Corpora e Ensino
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Curso de Docência Universitária
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Imagine um mundo diferente
Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional
MEDIAÇÕES PARA LEITURA NA UNIVERSIDADE: AÇÕES DOCENTES E DA BIBLIOTECA FERNANDO CRUZ LOPES MARCIO BONEZI.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Trabalho de Conclusão de Curso
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Cja- Colégio Jorge Amado
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
INTRODUÇÃO OBJETIVO - Olhar para aquilo que estrutura e materializa a troca (ou não) da palavra entre os sujeitos em sala de aula para que se repense esse.
A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.
Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras (CAL) Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) Programa Especial de Incentivo à.
Método da Gramática – Tradução
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Videodançar: um verbo possível.
Prática Exploratória e a Iniciação Científica: o “trabalho para entender” como forma de incluir os saberes de pesquisadores iniciantes. Alunos: Paula Costelha;
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Lugares (im)possíveis de se aprender inglês no Brasil:
Projeto de pesquisa apresentado
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A filosofia no Brasil do século XIX
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Faculdade Piaget - Brasil
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

A análise do discurso da Prática Exploratória: um continuum de entendimento? Sabine Mendes Lima Moura, Dn. Universidade Veiga de Almeida (UVA) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Historicizando uma questão exploratória... UMA QUESTÃO/PUZZLE - Prática de Sala de Aula de Língua Inglesa (2011/1): “É impossível dar uma aula inteiramente divertida”. - Um projeto de Doutorado (- impossíveis do dia a dia) PLANEJAMENTO PARA ENTENDER Prática de Sala de Aula de Língua Inglesa (2012/1): APPE – “O que é impossível acomodar em sala de aula?” (cf. accommodations, Brown, 1994)

Planejando para entender – Quadro-pôster/APPE-mãe (???)

APPE 1 - Maria – Por que os estudantes de Língua Inglesa não gostam de falar inglês em sala? – realizada com alunos particulares da pesquisadora-praticante.

APPE 2 - Quando os alunos usam as aulas de apoio? – realizada com alunos da pesquisadora-praticante que atua como monitora desse tipo de aula em curso livre de idiomas.

APPE 3 – Por que os professores normalmente não corrigem a produção oral? – realizada pela pesquisadora-praticante com estudantes de Letras e de inglês, de maneira geral.

APPE 4 – Joyce - Você acredita que uma prova pode realmente testar conhecimentos? Por quê? Letras. – realizada pela pesquisadora-praticante com colegas do curso de Letras.

APPE 5 – Por que é importante estudar inglês? – realizada pela pesquisadora-praticante com seus alunos adultos em curso livre de idiomas.idiomas.

APPE 6 – Viviane Por que temos que aprender tanta gramática se nosso foco é falar? – realizada com alunos da pesquisadora-praticante em curso livre de idiomas.

Discurso como prática social (Fairclough, 2001) O puzzle como recorte (foco no processo e não no produto). Os pôsteres como narrativas multimidiáticas As APPES como prática sociais de resistência (híbridas, transgressoras, LA processual).

REFÊRENCIAS ALLWRIGHT & HANKS, J. The developing language learner – an introduction to exploratory practice. Palgrave Macmillan, 2009. CHOULIARAKI, L & FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity. Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh University Press, 1999. FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso". In: MOITA LOPES, L.P.(Org) Por uma linguística aplicada indisciplinar. Editora Parábola, 2008. FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: UNB, 2001. GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Editora UNESP, 1991. _____________. Modernidade e Identidade. Jorge Zahar Editora, 2002. MILLER, I.K. A prática exploratória na educação continuada de professores de línguas: inserções acadêmicas e teorizações híbridas. (no prelo). 2011.  MOITA LOPES, L.P. Introdução – Uma linguistica aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L.P.(Org) Por uma linguística aplicada indisciplinar. Editora Parábola, 2008. MOITA LOPES, L.P. & BASTOS, L. C. Introdução – A Experiência Identitária na Lógica dos Fluxos: uma lente para se compreender a vida social. In: MOITA LOPES, L.P. & BASTOS, L. C.(Orgs) Para além da identidade – fluxos, movimentos e trânsitos. Editora Humanitas/UFMG, 2010. MOURA, S.M.L. Cinema e Ensino : Perspectivas Interdisciplinares em um curso de inglês comunitário. 2005. 84 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa). Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2005. _______________. Aprendizados na tarefa de orientar: ativistas pela não-violência trabalhando para entender identidades no Movimento Humanista. 2007. 200 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. _______________. Construção Vocabular em uma Comunidade de Ativistas pela Não- Violência: uma análise de relatos no Movimento Humanista. 2008. 73 fl. Monografia (Licenciatura em Letras). Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2008. _______________& RODRIGUES, A. P. Não-violência no discurso: alunos trabalhando para entender identidades na Licenciatura em Letras. Projeto de Iniciação Científica – PIC-UVA, 2011. RESENDE, VM e RAMALHO, VCVS. Análise de Discurso Crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Linguagem em Discurso. Vol. 5, n. 1, UNISUL, 2004.