Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Os ideais éticos.
Introdução ao Romantismo
Humanismo e Psicologia
O romantismo I – Contexto Histórico.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
A Psicologia Sócio-Histórica
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
Ecologia Profunda. A natureza, cuja evolução é eterna, possui valor em si mesma, independentemente da utilidade econômica que tem para o ser humano que.
A Concepção Objetiva da Arte
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
ROMANTISMO Contexto.
Vertentes Realistas.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Professora: Tânia Valéria
Escolas literárias e tradições artísticas
História Social do Romantismo. A poesia
II – As Principais características do Romantismo
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
ROMANTISMO NO BRASIL AUTORA LILIANE TOMASI PÚBLICO 2º F.
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
Romantismo I n t r o d u ç ã o. História de heróis.
SIMBOLISMO.
CLASSICISMO versus ROMANTISMO
Das revolução política às transformações estéticas
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Vanguardas europeias A palavra vanguarda, ao pé da letra, significa o que está na expectativa, o que está aguardando alguma coisa ou acontecimento. Utilizamos.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
KANT.
ROMANTISMO.
Do RENASCIMENTO ao BARROCO
Arcadismo Introdução.
Profª. Karen Neves Olivan
Romantismo (1) 2ª Geração.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
Romantismo Álvares de Azevedo.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix.
Transcrição da apresentação:

Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)

Crise do pensamento clássico Surge com o movimento denominado Sturm und Drang (Tempestade e impulso); Contrário ao racionalismo - Consequência das contradições da Revolução Industrial e da burguesia ascendente; Expressa os sentimentos dos descontentes - linguagem evidencia o subjetivo. Critérios estéticos relativos: conhecimento intuitivo; rebeldia individual. A subjetividade é atemporal e atópica, isto é, não é organizada segundo as normas do mundo. Crise do pensamento clássico

Eu Política: Liberalismo Social: inconformismo Artística: Repúdio às regras Cor local Mundo de sonhos vagos e indefinidos REBELDIA exotismo Lugares solitáriosagrestes ORIGINALIDADE Eu EVASÃO DO MUNDO nacionalismo Alheamento no tempo e no espaço Exaltação do SENTIMENTO O histórico e o popular Novos temas Sentimentos predominantes Insatisfação O terror violento e macabro O fantástico e o diferente Melancolia/nostalgia arrebatamento

Subjetividade: perspectiva pessoal e particular, negando a objetividade clássica. Egocentrismo: oposição entre o mundo interno, confortável e livre, e o mundo exterior, que nega a liberdade. Escapismo psicológico: busca refúgio no sonho, no passado ou na morte (drástica ruptura). Sentimentalismo: exalta os sentimentos, os sentidos e os impulsos. Idealização: as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser. Pessimismo: ou "mal-do-século“; É impossível realizar-se, pois é impossível a concretização do sonho de negação do mundo exterior. Fusão do grotesco e do sublime: Valoriza tanto o belo idealizado, quanto o obscuro de cada ser humano. Características

Liberdade de criação: oposta à escrita convencional do Arcadismo. Culto ao fantástico: o mistério, o sobrenatural, tudo que busca representar o sonho e a imaginação, ou seja, a a liberdade de expressão e de pensamento. Nativismo: fascínio pelas formas livres de vida; negação da vida em sociedade; “Bom Selvavem”; Exótico.   Religiosidade: o espiritual como válvula de escape para as frustrações do mundo real. Naturalismo: a natureza como reflexo dos estados da alma. Patriotismo: a exaltação da pátria decorre das preocupações com a sociedade, dos ideais reformistas No Brasil, insufla os ideais de independência.