CIDADE DO CONHECIMENTO EDUCAR 2003 MÍDIAS INTERATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROFESSORES INTERATIVOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TICS E A ESCOLA.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Plano de Ação Pedagógica
Programa aluno pesquisador
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Informática na Educação
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
Programa Ler e Escrever
Capacitação dos professores
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Webquest.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SILVANA BERBEL FERNANDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Informática na Educação
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Softwares Educacionais
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

CIDADE DO CONHECIMENTO EDUCAR 2003 MÍDIAS INTERATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROFESSORES INTERATIVOS

Coordenador: Prof. Dr. Gilson Schwartz Mediadores: Mariana Balboni, Paulo Lemos, Lilian Starobinas, Mauricio Martins, Neide Osada

INTRODUÇÃO Precisamos encontrar a nossa maneira de ensinar e de aprender com a Internet. Os papéis dos educadores passam a ser os de coordenadores, facilitadores e mediadores, favorecendo a construção cooperativa de conhecimentos. Não adianta ter Internet na escola se os educadores não tiverem formação e motivação para utilizá-la. É preciso seguir uma metodologia, identificar projetos, ter objetivos claros que vão além do uso estrito de uma tecnologia de informação e comunicação. É preciso ser ativo na transformação conjunta que alunos e professores promovem em seus ambientes de aprendizado. Josete M. Zimmer

1º SEMESTRE Discussão foi quanto à utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula e as necessárias mudanças na cultura dos professores. Preocupação de que é preciso mudar a mentalidade do professor, tanto em relação à tecnologia, como em relação ao seu papel junto ao aluno na mediação dos conhecimentos. Medo geral de mudar a prática e se perder, não se sabe bem o que, o controle, a posição?.

PREOCUPAÇÕES DO GRUPO Será que antes da tecnologia na escola não precisamos de algo anterior? Uma fundamentação pedagógica, uma metodologia? Será que está claro para os educadores a questão do desenvolvimento de projetos? De que forma os educandos e educadores podem ser autores dos seus próprios projetos?

PREOCUPAÇÕES DO GRUPO Não estariam os projetos sendo utilizados como panacéia para resolução de todos os problemas? E os educadores? Ainda estão utilizando mimeógrafo, sendo que na escola existe computador, scanner, máquina digital e impressora? Como trabalhar com recursos multimídia?

PROPOSTA PARA DISCUSSÃO Tecendo a rede, mas com que paradigma? Maria Cândida de Moraes Foi feito um cronograma de discussão e os participantes colocaram seus comentários no fórum. Projetos e ambientes inovadores. Fernando José de Almeida.

PARTICIPANTES Jane/NAE-3 (Freguesia do Ó/Brasilândia): há 3 anos trabalhando com Professores Orientadores de Informática Educativa Denise/Coordenadoria Casa Verde/Cachoerinha: PMSP compreensão e visualização da Internet não apenas como ponto de pesquisa mas como entrada para projetos e troca de experiências. Ana Maria, Professora de Escola Estadual – aprender a trabalhar mídias interativas.

PARTICIPANTES Rosângela – SESI - Escola Projeto Vida/Zona Norte (robótica: como as coisas funcionam), pensar a tecnologia, entender os mecanismos, sócio- construtivismo, projeto já no quinto ano. Rosane – coordenadora pedagógica, NAE-5, região de Campo Limpo e Capão Redondo, uma das mais violentas de SP, informou que receberam os equipamentos mas faltam propostas para uso do potencial. (apenas editor de texto? Apenas pesquisa de conteúdo?) Como ampliar o universo cognitivo e também cultural do aluno? A troca de valores será muito rica para a universidade e o profissional da universidade pode aprender mais do aluno da “periferia”.

PARTICIPANTES Celina, POIE: equipamentos chegaram, mas o que fazer com eles? Como harmonizar e chegar aos projetos? Maria Cândida, supervisora, História (mestrado) e pedagogia, faculdade em Taboão da Serra, tem interesse na mudança de cultura do professor (que impede que ele se aproprie do material e da tecnologia, pois coloca em cheque a autoridade e a formação dele). Maeli, consultoria Ecoplan, trabalha com educação (escolas públicas e privadas), seu objetivo é inserir a Ecoplan num contexto maior.

PARTICIPANTES Lanza (Maria Lúcia), supervisora de enisno na rede estadual, dá aulas em curso de pedagogia, foco em capacitação de pessoal, mas tem dificuldade na mudança de comportamento, apesar de pessoas passarem pelos cursos, não mudam as práticas, questão do uso que se faz das novas tecnologias (em geral se faz um uso “antigo”, mesmo as apresentações Power Point repetem a lógica da lousa; Rosângela (Diretoria Leste 1), participou do projeto Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento (Sec. Educação), tem interesse em ligar Matemática com Informática, trabalha com educação de jovens e adultos.

PARTICIPANTES Solange, Núcleo de Informática de Diadema, trabalha com capacitação de professores, percebe que a sala de informática das escolas em geral está fechada Celina, professora da Matemática – PUC-SP, já fez curso de Webquest na Escola do Futuro. Wilton, Rede Municipal, trabalha com recursos tecnológicos para desenvolver projetos na escola, tem interesse no projeto de rede entre as escolas.

PARTICIPANTES Regina Professora de Geografia – POIE (professora orientadora de informática educativa) Maria Cândida, supervisora, formação História (mestrado) e pedagogia. Professora da Faculdade de Taboão da Serra. Tem interesse na mudança de cultura do professor (que impede que ele se aproprie do material e da tecnologia, pois coloca em cheque a autoridade e a formação dele). Josete POIE da Rede Municipal de São Paulo. Investe na formação dos professores para o uso pedagógico do computador.

Resultado do 1º Semestre O grupo não encontrou tempo para se reunir e dar continuidade ao projeto. No entanto alguns participantes insistiram e, em conjunto com o grupo do 2º semestre, chegaram à seguinte conclusão: Professor interativo e reflexivo é aquele que valoriza o que faz e também valoriza o seu relacionamento como parte do processo pedagógico;

Resultado do 1º Semestre Orienta suas ações posteriores; Assume um papel de facilitador na busca e construção de conhecimento, não só no uso da tecnologia, mas em qualquer situação educativa. Valoriza a comunicação com o grupo e os conteúdos trazidos pelo coletivo;

“Talvez, quando a gente se detém a elaborar demais, pensar demais... a idéia acaba se perdendo... se enredando nos prós e contras... se dissolvendo no ar.. Agora, se conseguimos pensar e...pá! realizar! rápido! a idéia vai se aperfeiçoando ENQUANTO se realiza. Acontece!”... Lu Lanza REFLEXÃO

OBJETIVO GERAL Dar subsídios práticos e teóricos para os professores construírem uma prática interativa e reflexiva.

2º Semestre Questões sugeridas pela Lilian para discussão. Por que professores e alunos não se reconhecem nestas mídias se não participaram de sua elaboração? O que fazer para que isso aconteça? Como lidar com o acesso a inúmeras outras propostas, com as quais eles não estavam envolvidos inicialmente?

IDÉIAS Envolver os alunos na apresentação dos projetos; Avaliar a percepção das pessoas na comunidade e escola. Criar uma página dos professores interativos no portal da Cidade do Conhecimento/Educar2003

AÇÕES PREVISTAS Enquetes quinzenais sobre questões de relevância ao universo escolar; Produção conjunta de alunos e professores de relatos de atividades com tratamento gráfico aprimorado; O grupo utilizará como canal de comunicação e registro o Diário de Classe da página do projeto.

MAIS AÇÕES... Ficamos de pesquisar e levar sugestões de textos e idéias sobre: Educação de Jovens e Adultos; O aluno trabalhador; Feminilização do Magistério; O que motiva? O que desmotiva o professor? O que motiva? O que desmotiva o aluno?

PRODUTO FINAL Criação de espaços que incitem as práticas comunicativas, onde o professor sinta que sua contribuição foi importante. Espaço para diálogo e troca de experiências (Fóruns e chats) Espaço para divulgação de projeto; Espaço para formação continuada com disponibilização de textos e links interessantes para pesquisa. Espaço para relato de prática (planos de aula, comentários, troca de bens)

PARTICIPANTES DO 2º SEMESTRE Cleide A. B. Fernandes Érika Juffernbruch Josete M. Zimmer Lilian Starobinas Maria Lúcia Lanza Marize Gozling Romani F. Martens Rozane