Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
Pesquisas e Desenvolvimentos na Gestão da Manutenção
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Administração da Produção
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
GS manutenção.
Manutenção Produtiva Total - TPM -
Aula 2 Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Aula 1 Apresentação da disciplina e conteúdo Histórico da manutenção
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
Aula 1 Apresentação da disciplina e conteúdo Histórico da manutenção
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
Aulas 13 Mantenabilidade ou Manutenabilidade
Técnicas de Manutenção Preditiva
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
IEP Introdução à Engenharia de Produção
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Administração da Produção
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Iniciando na logística empresarial
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
Gestão da Qualidade.
Características Básicas das Empresas
Manutenção Baseada na Confiabilidade (MBC).
Administração da Produção e Operações
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Logística Integrada Engenharia de Produção
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Elaboração e Análise de Projetos
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
Terceirização: Comprar ou Fabricar?
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Administração de Compras e Materiais
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Funcionalidades do Gerenciamento da Manutenção
Técnicas de Racionalização de Processos
Aula 4.
Manutenção Industrial
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
METODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
PCP PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Transcrição da apresentação:

Manutenção de Máquinas e Equipamentos Apresentação da Disciplina

Ementa Introdução a Manutenção: Evolução Histórica; Organização da manutenção; Métodos de manutenção: corretiva, preventiva, preditiva, detectiva, TPM; Indicadores de desempenho; Métodos de diagnósticos de máquinas; Planejamento da manutenção; Suprimentos da Manutenção; NBR ISO 9000, NBR ISO 14000 e a Manutenção de Maquinas e Equipamentos.

Bibliografia GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. 8ª. ed. São Paulo: Thomson, 2002. MOREIRA, Daniel A. Administração da produção e operações. 1ª. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. SLACK, Nigel . et al. Administração da produção. 1ª. ed. São Paulo: Atlas, 1999. VIANA, H. R. G. Planejamento e controle da manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. TAKAHASHI, Y. OSADA T. TPM/MTP: Manutenção produtiva total. São Paulo: IMAN, 2006. KARDEC, A. Gestão estratégica e confiabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. MIRSHAWKA, V. TPM a moda brasileira. São Paulo: Makron Books, 2000

Programa das Aulas e Seminários Conteúdo Fevereiro: 1° semana – Apresentação da Disciplina, referencias bibliografias, datas de provas e seminários, Apresentação de conceitos da gestão da Manutenção 2° semana – Evolução do setor com o desenvolvimento da tecnologia industrial. Conteúdo Março: 1° semana –Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva e Detectiva 2°semana – Conceitos e Técnicas utilizadas no Programa TPM. 3° semana- Indicadores de Manutenção: Importancia dos Indicadores de desempenho. Indicadores MTTF, MTTR, MTBF, entre outros 4°semana- Confiabilidade: Conceitos e medidas da Fiabilidade Conteúdo Abril: 1°semana – Medidas da Fiabilidade 2°semana – Exercicios 3°semana- Lubrificação; Análise de lubrificantes por meio a técnica ferrográfica e termografia ; 4°semana- Prova Conteúdo Maio: 1°semana- seminário:- 1° grupo custos da manutenção, controle de paradas, 2° Grupo: vantagens e desvantagens da terceirização; 2°semana- seminário- 1° grupo Lista de tarefas, diagramas de operações, apuração dos tempos ; 2°grupo: Nivel de Automação utilizado hoje em dia no setor de manutenção; 3°semana – seminário-1°grupo : determinação da capacidade da manutenção, apuração de prazos orientada pela capacidade, 2° grupo: coordenação de materiais, coordenação da execução, documentos de trabalho da produção, cadastro geral de equipamentos, eficiência; 4°semana – seminário- Suprimentos da Manutenção: estoques, custos da substituição, análise de sobressalentes, cuidados na armazenagem dos sobressalentes para manutenção; Conteúdo Junho : 1°semana – seminário- Qualidade: sistema da qualidade, normas NBR ISO 9000, normas NBR ISO 14000, impacto no meio ambiente, gerenciamento de resíduos, prevenção e controle da poluição, legislação ambiental.

Composição das notas P1- 100% da nota Seminários- 60% da 2°nota T2- 40% da 2°nota

Introdução à Manutenção Não basta uma empresa ter máquinas modernas, planos de expansão, mercado cativo, tecnologia de ponta, produtos de qualidade, preços competitivos, ótimos funcionários, programas de qualidade, se ela não contar com um excelente programa de manutenção mecânica.

Introdução à Manutenção A manutenção mecânica é a alma dos setores produtivos empresariais. De fato sem a manutenção mecânica das maquinas e equipamentos não será possível: Cumprir cronogramas de fabricação Obter produtos de qualidade Diminuir os custos de produção Aumentar a competitividade Manter a fidelidade dos clientes Conquistar novos clientes Reduzir as perdas de materiais e energia Competir em igualdade de condições no mercado interno e externo

Introdução à Manutenção A manutenção é utilizada em todos os tipos de empresas para evitar possíveis falhas e quebras em maquinas e instalações, entre outros. Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e ate para diminuir desperdícios. Há vários tipos de manutenção que podem ser empregados como a corretiva e a preventiva, por exemplo. O importante é ter em mente que a máquina não vai funcionar para sempre. E que a escolha de quando isto vai acontecer pode ser decisão da empresa.

O que a Gestão da Manutenção pode proporcionar Aumenta a confiabilidade; Melhora a qualidade; Diminui os custos; Aumenta a vida útil; Melhora a segurança.

Manutenção Definição Conjunto de processos utilizados com a finalidade de obter dos equipamentos condições que resultem na produtividade máxima lucrando com o “aumento” de sua vida útil.

Conceito ultrapassado da Manutenção Planejamento e Administração dos recursos para a adequação à carga de trabalho esperada.

Nova conceituação da Manutenção Gerência e solução dos problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado e deve estar integrada às demais atividades, que fornecem soluções buscando maximizar os resultados.

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Está diretamente ligada à evolução industrial.

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Com a produção em massa e a Segunda Guerra Mundial, a manutenção começou a se tornar uma função importante dentro das empresas.

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Segunda Guerra Mundial Aumento da demanda por produtos e equipamentos militares. Diminuição da mão-de-obra disponível. Aumento da mecanização. Equipamentos mais complexos (automatização). Maiores impactos das falhas na produção. Necessidade de prevenção. Aumento dos custos de manutenção e necessidade de planejamento e controle da Manutenção.

Como você definiria um Departamento de Manutenção Eficiente? Quando setor da Manutenção é eficiente? Quando realiza grande numero de atendimentos? Quando gera baixos custos? Quando folha de pagamento da área é baixa? Estoque de reposição de material é baixo? Tempo baixo de parada de produção? Quando prevê? Como você definiria um Departamento de Manutenção Eficiente?

Manutenção e Custos Totais

Manutenção e Custos Totais O gráfico mostra que existe um compromisso entre: o nível de manutenção, a disponibilidade operacional, e os custos. Desse modo pode-se estabelecer um nível ótimo de intervenção que varia para cada tipo de instalação ou equipamento.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA MANUTENÇÃO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA MANUTENÇÃO De um modo geral, o gerente da manutenção se reporta diretamente à gerência industrial,superintendência ou diretoria da planta, ou seja, está ligado ao primeiro escalão gerencial.

Estruturação da Manutenção Centralizada (estrutura organizacional com responsável e equipe de trabalho atendendo a todas as áreas) Descentralizada (estrutura organizacional com responsáveis e equipes de trabalho para cada área) Mista (coexistência dos dois tipos de organização acima)   

Atribuições da Manutenção Atribuições do setor de Manutenção

Atribuições da Manutenção Com esta nova visão do setor, então o que lhe cabe fazer agora que antes não fazia parte de suas obrigações e suas preocupações???

Atribuições da Manutenção Técnica Conhecimento Técnico Relacionamento Interpessoal Institucional Gestão Gerenciamento Atribuições da Manutenção

Atribuições da Manutenção GESTÃO – gerenciamento global da área.

Atribuições da Manutenção TÉCNICA – capacidade de resolver os problemas dos ativos. Conhecimento Técnico: específicos para realizar as manutenções sejam mecânicas e elétricas no nível de tecnologia empregada na empresa. Engenharia de Manutenção: determinação de melhores recursos; capacidade para trabalhar juntamente com Engenharia de Produto, Qualidade, Processo; definir e elaborar procedimentos;

Atribuições da Manutenção RELACIONAMENTO – pode ser dividido em: relacionamento interpessoal trata das relações entre as pessoas da organização, relacionamento institucional - que trata da relação entre os departamentos que compõem a estrutura organizacional da empresa. Define a melhor forma de atender os diversos departamentos e os conhecimentos necessários para determinada área.

Exercício Analise as atribuições da manutenção de sua empresa e procure listar algumas das características (falhas ou não) no seu cumprimento RELACIONAMENTO: TÉCNICA: GESTÃO:

PARA QUEM ACABOU O EXERCICIO, ATÉ A PRÓXIMA AULA!!!