1.1. Energia cinética e energia potencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relacionada ao movimento
Advertisements

Química dos Biocombustíveis
Trabalho e Energia Cinética
TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante.
DINÂMICA SERIA POSSÍVEL UM CORPO SE DESLOCAR LIVRE DA AÇÃO DE ALGUMA FORÇA ?
Mecânica dos Fluidos Transformações.
Energia Slides Energia Cinética
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Trabalho e Potência.
O que é energia? Não podemos vê-la diretamente...
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Trabalho - Energia Definição de trabalho.
Material de Apoio Trabalho e Energia.
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
GRAVITAÇÃO TRABALHO ENERGIA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
MATÉRIA E ENERGIA.
Mecânica I Trabalho e Energia
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Leis de Newton do Movimento
Aula 11 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Simone Bolognini Escola Curumim
Produção e Transmissão do Som
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Conservação de energia
Energia Mecânica Trabalho e Potência Cap.1,2 e 3.
Trabalho, Energia e Potência
Propriedades Moleculares da Matéria
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Eletrodinâmica.
Física QUESTÃO 01 – (UVA – )
Professora: Viviane Gomide
Área de conhecimento interdisciplinar;
CURCEP 2014 ENERGIA MECÂNICA FÍSICA A
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade
TERMODINÂMICA.
Conservação da Energia Mecânica Exemplos Resolvidos
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
Corpos Rígidos: Corpos formados por partículas que mantêm as suas posições relativas durante o movimento. Nos movimentos de translação destes corpos todas.
Trabalho e Energia.
Professora Paula Melo Silva
SUMÁRIO: Formas básicas de energia: energia cinética e energia potencial. Energia interna como a soma das energias cinética interna e potencial interna.
Formas fundamentais de energia
3.1 Tipos fundamentais de energia
3.4 Transformações de energia
3.2 Energia potencial gravítica
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Transferências e transformações de energia em sistemas complexos Forças conservativas e não conservativas. : Energia e Movimentos UNIDADE 2 : Energia e.
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR FISICA 12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO Paula Sousa 2011/2012 Paula Sousa 2011/2012 Prof. Cacilda Ferreira.
A energia e sua conservação
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Física I 2009/2010 Aula 09 Conservação da Energia Mecânica.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
4ª CONFERÊNCIA DE FMT II. CALOR E 1ª LEI DA TERMODINÂMICA
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Física I Aula15 Centro de Massa e Momento Linear II 2009/2010.
Movimento Oscilatório II
Transcrição da apresentação:

1.1. Energia cinética e energia potencial

1.1. Energia cinética e energia potencial A energia está presente em tudo o que fazemos e utilizamos. As manifestações de energia reduzem-se a dois tipos fundamentais: energia cinética e energia potencial.

A energia cinética está associada ao movimento de um corpo. A energia cinética do camião é maior do que a energia cinética do automóvel. A energia cinética do automóvel B é maior do que a energia cinética do automóvel A. A energia cinética está associada ao movimento de um corpo.

Energia potencial A energia potencial gravítica de um corpo, próximo da superfície da Terra, está associada à interação entre o corpo e a Terra.

Energia potencial elétrica A energia potencial elétrica é a energia que está associada à interação entre cargas elétricas. Por exemplo: No caso de cargas elétricas com o mesmo sinal, como se exercem interações repulsivas entre as cargas elétricas: A energia potencial elétrica diminui, quando as cargas elétricas se afastam; A energia potencial elétrica aumenta, quando sobre as cargas elétricas atua uma força exterior para as aproximar, transferindo energia para o sistema de cargas.

Energia potencial elástica A energia potencial elástica é a energia que está associada, por exemplo, à compressão e distensão de uma mola elástica. Uma mola elástica comprimida ou distendida possui energia potencial elástica.

Energia mecânica À soma da energia cinética de um corpo com a sua energia potencial dá-se o nome de energia mecânica. Os dois tipos fundamentais de energia podem transformar-se um no outro, isto é: A energia cinética de um corpo pode transformar-se em energia potencial gravítica; A energia potencial gravítica de um corpo pode transformar-se em energia cinética.

Energia interna A energia interna de um sistema está associada às energias cinética e potencial das suas partículas. A bola parada no solo só possui energia interna. A bola em movimento no ar possui energia interna, energia cinética e energia potencial gravítica.

Energia interna Entre dois sistemas do mesmo tipo e à mesma temperatura, tem mais energia interna o sistema que tiver maior número de partículas. Entre dois sistemas iguais, a temperatura diferentes, tem mais energia interna o sistema que estiver a temperatura mais elevada.

Sistema termodinâmico e sistema mecânico Sistemas complexos como um automóvel ou outro veículo motorizado são sistemas termodinâmicos. Um sistema termodinâmico é um sistema em que se tem em conta a sua energia interna. Um sistema mecânico é um sistema em que as variações de energia interna não são tidas em conta.

Centro de massa O movimento de um sistema mecânico, que possua apenas movimento de translação, pode ser reduzido ao de uma partícula com massa igual à massa do sistema e localizada no seu centro de massa. Quando se representa um corpo pelo seu centro de massa, não são consideradas as suas dimensões, nem a variação da energia interna das partículas que o constituem.

Síntese de conteúdos Um sistema físico é o corpo ou o conjunto de corpos em estudo. As manifestações de energia reduzem-se a dois tipos fundamentais: - energia cinética; - energia potencial. A energia cinética está associada ao movimento de um corpo. A expressão matemática que relaciona a energia cinética, Ec, de um corpo com a sua massa e com o valor da sua velocidade é: A energia potencial de um corpo é a energia que está associada à interação desse corpo com outros corpos. A expressão matemática que permite calcular o valor da energia potencial gravítica, Ep, é:

Síntese de conteúdos À soma da energia cinética de um corpo com a sua energia potencial dá-se o nome de energia mecânica, Em. A energia interna de um sistema está associada às energia cinética e potencial das suas partículas. Um sistema mecânico é um sistema físico em que as variações de energia interna não são tidas em conta. Um sistema mecânico que possua apenas movimento de translação pode ser reduzido ao de uma única partícula com massa igual à massa do sistema e localizada no seu centro de massa.

Diagrama de conteúdos