PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Instituições Escolares
Registro de Estudo de Caso.
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Pastoral da Comunicação
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Como produzir um jornal escolar
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Avaliação Mediadora.
Programa aluno pesquisador
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
2006.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Mobilização da Comunidade Escolar
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
O Uso Pedagógico do Blog
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Planejamento PNAIC 2014.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Mobilizando seus colegas de trabalho
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Iniciação Científica º Série/EM.
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Gestão participativa
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
• Manejo – Formação – Professor.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Por que o jornal na escola?
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Transcrição da apresentação:

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA 1

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Divulgação: A Pré-conferência começa na escola e na comunidade   O primeiro passo é eleger e reunir o grupo que irá cuidar dos preparativos da Pré-conferência. É preciso colocar a mão na massa e mobilizar as pessoas (professores, funcionários, pais, mães, colegas, vizinhos) para que participem. As tarefas desse grupo são: Facilitar o acesso à comunidade em geral quanto ao material preparado para a Pré-conferência; Divulgar o dia, local e horário da Pré-conferência na Escola e apresentar a programação completa. 2

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Calendário   O grupo de trabalho criado em cada escola para a Pré-conferência iniciará a mobilização. Cada escola tem até o dia 09/04/2013 para preparar o material (programação). São tarefas deste grupo: Convidar as pessoas da comunidade que possam participar, opinar, sugerir e se comprometer com as ações definidas durante a Pré-conferência, pois a resolução de muitos problemas educacionais a serem debatidos, não depende só da escola ou da comunidade. Também é importante assegurar o compromisso da prefeitura, dos órgãos públicos, das empresas e de outras organizações da sociedade; Divulgar amplamente o evento na escola e junto à comunidade. Para isso, vale tudo: cartazes, murais, jornais, boletins, rádio, televisão e o que mais a imaginação criar; (para divulgação, logotipo, etc., contatar: (falasemed@gmail.com)). Escolher um mediador ou mediadora para coordenar os trabalhos. A escola pode indicar mais mediadores para orientar a pesquisa e o debate de cada tema, a depender do número de salas existentes na escola e da matrícula em cada escola. 3

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Preparação: conhecer, pensar e propor   No decorrer da Pré-conferência, a escola passa a ser o lugar em que os alunos vão construindo o conhecimento a partir do que cada um sabe e descobre - e aqui vale o conhecimento científico e o conhecimento popular. É importante pesquisar, conversar com as pessoas, observar e comparar. Cada estudante é um pesquisador nesse momento. Para este trabalho cada aluno pode ainda contar com a colaboração dos professores, diretores, supervisores etc. Tudo o que acontece em cada escola é de suma importância: é desse material pensado e elaborado que surgirão às ideias e as ações para os gestores e administradores cuidarem com responsabilidade da educação no município, no estado e no Brasil. Por isso, além de divulgar o evento e garantir a participação do maior número de estudantes e de pessoas da comunidade, é preciso também organizar os debates. 4

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Durante todo o processo de realização da Pré-conferência, o tema será: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Fortalecendo Democracias e Respeitando Diversidades na Construção da Educação Municipal. Para subsidiar as escolas estão disponibilizados no site da SEMED (http://semed.manaus.am.gov.br) os links dos textos base (Documento de Referência CONAE 2014). Os assuntos e temas que serão discutidos dizem respeito a cada um dos participantes. Vale ressaltar que cada escola do município tem uma realidade diferente.   Para que o debate seja significativo, é importante que: Todos os assuntos e temas sejam debatidos durante a Pré-conferência; 5

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Para facilitar o trabalho sugere-se que sejam organizados grupos de estudantes e de pessoas interessadas pelo mesmo tema, isto certamente facilitará e ajudará no momento de pesquisar e aprofundar o assunto, e organizar a apresentação com os resultados dos estudos no dia da Pré-conferência;   Os grupos devem ler os textos sobre os temas para, em seguida, fazer a pesquisa sobre a realidade de cada tema na escola e na comunidade. As fontes de apoio podem ser jornais, revistas, livros, sites, conversas com os pais, mães, avós ou outras pessoas; É importante verificar e estabelecer as relações entre os temas: você pode perceber o que cada um deles tem em comum com os demais; Se a escola tem projetos que aborda ou envolve esses temas, essa será uma boa oportunidade para voltar a debater, avaliar e ter novas ideias. 6

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA A leitura dos textos e a realização da pesquisa ajudarão os participantes a criar e pensar nas responsabilidades para o debate no dia da Pré-conferência. Além disso, permitirão conhecer quem atua na comunidade e pode colaborar.   O dia da Pré-conferência na Escola: Apresentar, debater e escolher. Depois de movimentar a escola, envolver as pessoas e pesquisar os temas chegou o dia marcado para a Pré-conferência na escola. É o momento de expressar suas ideias em conjunto. Por isso, é importante que todos participem e conheçam o modo de fazer e as regras. Regras da Pré-conferência Cada escola pode com a colaboração dos professores e do conselho escolar, elaborar um pequeno regimento para a sua pré-conferência, contendo um conjunto de normas e procedimentos práticos a serem seguidos durante o evento. Essas normas devem ser lidas no início do encontro e podem também, ser escritas, em cartazes afixados antecipadamente em locais estratégicos da escola, para que todos possam ler e estar cientes. 7

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Apresentação de relato   Cada grupo deve apresentar (a pesquisa ou o relato) sobre o tema ou assunto escolhido para estudo e as respostas para as questões levantadas. Exemplo: Como vai a educação infantil no município? Organização das ideias Com a quantidade de propostas apresentadas sobre diferentes temas estudados e debatidos, é necessário eleger um relator ou relatora para anotar as opiniões e sugestões que surgirem. Durante os debates todas as ideias são válidas e precisam ser respeitadas e anotadas. Escolha das decisões ou deliberações É o momento de defender e votar as decisões e deliberações que cada grupo apresentou. Qual delas será transcrita ou registrada em documento apropriado da Pré-conferência? Este documento pode ser um caderno de anotações, um livro de atas, ou uma folha de registro. Os registros ou anotações devem ser objetivos e guardar a coerência com o que foi apresentado e deliberado. 8

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA A escola vai dizer qual ou quais dos temas ou assuntos chamou mais atenção durante a Pré-conferência. Para isso, deve responder a pergunta tal como:   Quais as responsabilidades devem ser assumidas pelos participantes da Pré-conferência na escola? Elaboração de ação a ser desenvolvida Depois de assumida a responsabilidade todos os participantes deverão responder à questão: Como fazer para colocar em prática a responsabilidade assumida, e transformá-la em ação educativa dentro da escola ou na comunidade? Para realizar a ação também é preciso pensar onde, como e quando ela acontecerá. Essas informações também deverão ser redigidas nas atas, relatos ou no caderno de anotações, de modo a dar visibilidade e garantir a sua execução no momento apropriado. 9

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Participação e voto   Os estudantes, a comunidade escolar e a comunidade local estão trabalhando para realizar a Pré-conferência municipal de educação. Todos têm o direito de participar, mas somente os alunos e alunas (de qualquer idade ou série) podem escolher os cartazes, faixas ou murais elaborados por eles e votar nos delegados ou delegadas que irão representar seu segmento na Pré-conferência municipal. Registro em fotos ou gravações de vídeos A utilização de registros fotográficos ou gravações de vídeos podem mostrar como foi a Pré-conferência em cada escola: os debates e a eleição dos delegados ou das delegadas. As escolas que tiverem dificuldade em fazer os registros poderão elaborar desenhos detalhados, valorizando assim os talentos existentes na escola. 10

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA O caderno de anotações, o livro de atas, ou a folha de registro   O caderno de anotações, ou o livro de atas ou a folha de registro deve ter: As decisões e/ou deliberações que a escola se dispôs a assumir para melhorar a educação no município; As ações que a escola vai desenvolver a partir das deliberações aprovadas; Os dados da escola (nome, endereço, bairro, fone, fax, e-mail); O nome dos diretores, número de professores, número de funcionários e o número de alunos matriculados; Os dados dos delegados ou seus respectivos suplentes; Um questionário elaborado e preenchido com a avaliação de como foi a Pré-conferência na escola (metodologia de trabalho, número de participantes e desenvolvimento do trabalho, etc.). Esse material deve ser encaminhado em forma de relatório com versão digital disponibilizada no site da Secretaria, à coordenação da Pré-conferência das DDZ, para que a mesma tenha subsídios de avaliação do trabalho desenvolvido em cada escola e possa decidir sobre a importância das deliberações ocorridas. 11

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Comunicando a Pré-conferência na Escola   Terminada a Pré-conferência, o conhecimento produzido na escola não pode ficar dentro dela. Devem-se divulgar os resultados, o que os participantes aprenderam sobre a educação na escola e no município, as ações que foram aprovadas e assumidas pela comunidade escolar para serem realizadas. Você pode reunir a turma da escola para juntos fazerem um jornal, uma revista ou um folheto; gravar um programa de rádio ou vídeo; montar uma exposição ou um site na Internet. Depende do que sentirem mais vontade de fazer e da tecnologia que existe na escola ou no seu bairro para divulgar as experiências exitosas realizadas em sua escola. 12

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA Quando as pessoas produzem e expressam o que leram, viram, pesquisaram, conversaram, estão exercendo o direito de comunicar-se e também de informar a outras pessoas sobre os temas que a escola estudou na pré-conferência. É bom lembrar que os assuntos discutidos e debatidos retratam a necessidade de se preparar e realizar ações informativas, educativas sobre os mais diversos temas que envolvem a qualidade de educação e vida da população no município. Cada escola participará com: Diretor (delegado nato) (01) Professor ou Pedagogo; (01) Representante de estudante maior de 16 anos (só quando houver); (01) Representante de pais ou responsável; (01) Representante da sociedade civil organizada (bairro). 13

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA OBRIGADA! SUCESSO SEMPRE! 14