A questão dos Juros no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUESTÃO CENTRAL: A economia brasileira está desacelerando?
Advertisements

MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Macroeconomia Aula 2.
O Cenário Econômico Atual
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Trajetória da Selic e Inflação.
Evolução da Taxa Futura de Juros (Selic) e Efeitos
Conjuntura Econômica Brasileira
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro no 2º Trimestre e a Evolução dos Juros.
Fundap – Grupo de Conjuntura Crédito no 1º semestre de 2009: a força dos bancos públicos.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de agosto/setembro.
Marcel Domingos Solimeo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Comitê Temático Investimento e Financiamento
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Departamento Jurídico-Financeiro
Conheça o novo SPB Conheça o novo SPB
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mauá Investimentos Brasil: Perspectivas Macroeconômicas Por Luíz Fernando Figueiredo Porto Alegre, 12 de abril de 2006.
Economia Brasileira GOVERNO LULA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
BANCO BRADESCO.
Introdução à Macroeconomia
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
Ambiente Financeiro Brasileiro
Perspectiva do RPPS no Atual Cenário Econômico. Perspectiva do RPPS no atual Cenário Econômico: -Maiores desafios. Desafio dos gestores na busca de melhores.
Déficit Público e Dívida Pública
PENSAMENTO Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano Coloque um pouco dele Na sua frente e diga “Isso.
Os aspectos econômicos do endividamento
AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO. AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO.
CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Administração Financeira.
Mercado de Crédito Objetivo:
Indicadores Econômicos
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
O que é o COPOM? 1 O COPOM é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. A função desse grupo é definir as diretrizes da política monetária e.
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
Apresentação ao Senado Realizada entre os dias 04 e 08 de dezembro de 2015 Analistas consultados: 25 PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
1- O banco Price cobra 10% a.b pelo uso do cheque especial de seus clientes. Calcule a taxa semestral equivalente. Tenho bimestre  quero semestre: Período.
A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL!!! O QUE É ESTA CRISE? COMO ACONTECEU? Nos últimos anos a Expansão do crédito se deu principalmente entre as camadas mais.
POLÍTICA MONETÁRIA. Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar:  a quantidade de dinheiro;  as condições de crédito.  a taxa.
Perspectivas de Investimentos para 2016
POLÍTICA MONETÁRIA.
SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA CRÉDITO EMPRESARIAL.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
MATEMÁTICA FINANCEIRA Porcentagens e Juros docente.ifrn.edu.br/julianaschivani Profª Juliana Schivani.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 7.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 5.
Cenário Macroeconômico Abril/2016. Economia Internacional Economia Doméstica.
FLUXO DE CAIXA.
A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2006 Guido Mantega Presidente do BNDES Março 2006.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

A questão dos Juros no Brasil

Taxa Básica - Selic A taxa Selic é a principal taxa de juros no Brasil e também conhecida como taxa básica de juros na economia Brasileira. Ela serve de referencia para praticamente todas as demais taxas de juros. A cada 45 dias a taxa Selic é definida pelo COPOM (comitê de política monetária do banco central do Brasil). A taxa Selic é muito importante para controlar a inflação. Quando ela está em alta favorece a queda da inflação e quando está baixa favorece o consumo.

Taxa Básica - Selic

Taxa de Juros para Pessoa Física A taxa de juros é um instrumento utilizado pelo BC para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia. Ao elevar a taxa Selic, o objetivo do BC é frear o consumo da população (dado que o consumidor terá que pagar juros mais altos, em compras pelo crediário) a fim de conter a inflação. No cenário econômico aumenta o risco nos índices de inadimplência pelo fato dos índices de inflação mais elevados e juros maiores e reduzindo a renda das famílias. Linhas de Crédito: Juros Comércio – crediário Cartão de Crédito Cheque Especial CDC – bancos – financiamento de automóveis Empréstimo pessoal – bancos Empréstimos pessoal - financeiras

Taxa de Juros para Pessoa Física Aumento de 0,25% Aumento de 0,45% Aumento de 0,52%

Taxa de Juros para Pessoa Física CDC – bancos financiamento de automóveis - Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, CDC – bancos - financiamento de veículos, empréstimo pessoal - bancos e empréstimo pessoal-financeiras). A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,21pontos percentual no mês (5,03 pontos percentuais no ano) correspondente a uma elevação de 3,29% no mês (4,56% em doze meses) passando a mesma de 6,39% ao mês (110,29% ao ano) em janeiro/2015 para 6,60% ao mês (115,32% ao ano) em fevereiro/2015 sendo esta a maior taxa de juros desde novembro/2011.   Você pode fazer um empréstimo para comprar algo agora e pagar depois, em um prazo máximo de 60 meses. No CDC há cobrança de juros que varia conforme o valor do empréstimo e a empresa que cedeu o dinheiro, além da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Taxa de Juros para Pessoa Física                                                                               Empréstimo Pessoal Bancos Houve uma elevação de 4,00%, passando a taxa de juros de 3,75% ao mês (55,55% ao ano) em janeiro/2015, para 3,90% ao mês (58,27% ao ano) em fevereiro/2015. A taxa deste mês é a maior desde janeiro/2012 (3,99% ao mês – 59,92% ao ano). Empréstimo Pessoal Financeiras Houve uma elevação de 1,35%, passando a taxa de juros de 7,40% ao mês (135,53% ao ano) em janeiro/2015, para 7,50% ao mês (138,18% ao ano) em fevereiro/2015. A taxa deste mês é a maior desde setembro/2012 (7,51% ao mês – 138,44% ao ano).

Taxa de Juros para Pessoa Jurídica Capital de Giro - É usado para financiar a continuidade das operações da empresa, seja para aquisições para o estoque ou para despesas operacionais. Houve uma elevação de 2,38%, passando a taxa de juros de 2,10% ao mês (28,32% ao ano) em janeiro/2015, para 2,15% ao mês (29,08% ao ano) em fevereiro/2015. A taxa deste mês é a maior desde abril/2012 (2,16% ao mês – 29,23% ao ano) Desconto de Duplicata - É uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. Houve uma elevação de 1,13%, passando a taxa de 2,66% ao mês (37,03% ao ano) em janeiro/2015, para 2,69% ao mês (37,51% ao ano) em fevereiro/2015. A taxa deste mês é a maior desde março/2012 (2,78% ao mês – 38,96% ao ano) Conta Garantida - É uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro. Houve uma elevação de 1,60%, passando a taxa de 6,24% ao mês (106,76% ao ano) em janeiro/2015, para 6,34% ao mês (109,10% ao ano) em fevereiro/2015. A taxa deste mês é a maior desde janeiro/2003 (6,92% ao mês – 123,21% ao ano)

Taxa de Juros para Pessoa Jurídica

Conclusão Com os juros maiores o BC tenta controlar o credito e o consumo, para segurar a inflação, reduzindo o poder de compra das famílias. Agregado a isto o baixo crescimento econômico, promovendo assim o crescimento dos índices de desemprego. As expectativas para 2015 são negativas, por isso leva as instituições financeiras a aumentarem suas taxas de juros para compensar prováveis perdas com a elevação da inadimplência . Os esforços do Banco Central em reduzir e controlar a inflação de 2015 para ficar dentro da meta estabelecida 4,5%, utilizando o aumento das taxas de juros não esta sendo bem vista pelos empresários, prova disto é o aumento do desemprego que ocorreu em Fevereiro em diversas áreas como indústria, comercio etc. e só não foi pior por causa dos serviços . Segundo esse cenário para 2015 essa meta esta perdida pois mesmo com a Selic em 12,75 a inflação chega em 7.7% não sendo suficiente para atingir a meta, essa meta tende a ser alcançada somente em 2016 Na Ata do COPOM do dia 13 de Março Banco dizem que o aumento de Juros podem ainda ocorrer por mais 2 x ate chegar a meta da inflação estipulada. A Selic já sofreu o 4° aumento consecutivo desde Outubro do ano passado, um dos índice mais alto só foi visto em 2009

Taxa de Inflação Mensal Inflação – Brasil Taxa de Inflação Anual Taxa de Inflação Mensal

Evolução Juros – Brasil Juros Anual