Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Advertisements

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Dez Princípios de Economia
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
CAPÍTULO 3 Oferta e Demanda
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Economia Internacional Objectivo: introduzir abordagem microeconómica dos problemas de economia internacional Abordagem teórica com uso de análise gráfica.
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Modelo de Factores Específicos
Vantagem Absoluta e Comparativa
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória.
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I
Tomando Decisões (Cap. 7)
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Comércio internacional
Introdução à Microeconomia Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Pensando como um Economista
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
CAP. 2 COMÉRCIO E TECNOLOGIA: O MODELO RICARDIANO 1
Economia Internacional CEAV Parte 2
A LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Análise Microeconômica III
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Teoria Econômica AULA 2 Profª Karine R. de Souza.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Desafios gerenciais Aula 4.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MERCADO: PROBLEMAS ECONÔMICOS Prof.. José Stênio Sousa.
Interdependências e Ganhos de Comércio
Consumo versus poupança
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Fundamentos de economia
Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
A Restrição Orçamentária
DETERMINANTES DA PROCURA
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Dez Princípios de Economia
TEORIA DA DOTAÇÃO RELATIVA DOS FATORES
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Fundamentos de Economia Emiliane Januário Andreia Tonani Revisão 1.
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Economia e Análise de Mercado
MICROECONOMIA.
Economia e Análise de Mercado
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Interdependências e Ganhos de Comércio. Interdependência e Comércio Considere o seu dia típico: Você foi acordado por um despertador feito na Coréia do.
Economia Conceitos Básicos.
Introdução à Microeconomia
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Equilíbrio Geral: Produção Hal R. Varian Intermediate Microeconomics, 8th edition Capítulo 32 Tradução: Sergio Da SilvaSergio Da Silva.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ

Princípios subjacentes à teoria da escolha do consumidor: Krugman & Wells Cap.1 Princípios subjacentes à teoria da escolha do consumidor: Os recursos são escassos Os indivíduos tomam decisões baseados nos seus custos de oportunidade, i.e. nos custos associados a tudo aquilo que se deve abrir mão para consumir o bem Os indivíduos tomam decisões na margem (vantagens de consumir mais uma unidade), levando trade-offs (conjunto de alternativas) em consideração As pessoas buscam sempre melhorar sua situação e portanto respondem a incentivos

Princípios subjacentes à análise da interação entre consumidores: Krugman & Wells Cap.1 Princípios subjacentes à análise da interação entre consumidores: Há ganhos com o comércio Os mercados tendem ao equilíbrio Os recursos devem ser usados de modo eficiente Os objetivos de eficiência e equidade nem sempre são compatíveis Os mercados em geral levam à alocação eficiente de recursos Quando não há alocação eficiente, há falhas de mercado O Estado intervém no caso de falhas de mercado

Krugman & Wells Cap.2 Por que o uso de modelos? Modelos são representação simplificada da realidade Exemplos: fronteira de possibilidades de produção, diagrama do fluxo circular Fronteira de possibilidades de produção: ilustra trade-offs com os quais se defronta uma economia que produza dois bens, mostrando a quantidade máxima de produção de um bem, dada uma determinada quantidade de produção do outro bem

Krugman & Wells Cap.2 Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

Krugman & Wells Cap.2 Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

Krugman & Wells Cap.2 Supondo dois produtores Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

Krugman & Wells Cap.2 Vantagens da Especialização Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio

Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio Tom tem vantagem comparativa em pescar e Hank tem vantagem comparativa em colher cocos Atenção! Não confundir vantagem comparativa com vantagem absoluta