Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTADO DA BAHIA ÁREA DO PROJETO TERRA DE VALOR E
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
BRDE e APLs: reflexões em torno à formulação de um programa de crédito
PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SP
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Direcionadores Estratégicos
Plano de Negócio Elber Sales.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Apoio Direto à Inovação
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
PLENÁRIA FINAL.
Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva.
Ministério da Cultura.
Gestão Estratégica FINEP
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DO PARANÁ
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC Fone: URL: Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC Entidade do.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Ministério da Ciência e Tecnologia
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
PROGRAMA DE APOIO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
Avaliação na Atenção Básica
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
La Agencia de Alagoas. DESAFIOS A AGÊNCIA DE FOMENTO DE ALAGOAS A AGÊNCIA DE FOMENTO DE ALAGOAS O QUE A SO- CIEDADE GANHA? O QUE A SO- CIEDADE GANHA?
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT

Programa de Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais OBJETIVO Aumentar a competitividade sistêmica de arranjos produtivos locais ESTRATÉGIA Utilização integrada dos instrumentos de política tecnológica e de formação de mão de obra disponíveis no Sistema de C,T&I (federal, estadual, municipal e privado) para criação de externalidades positivas e propiciar sua apropriação pelas empresas locais

Selecionar arranjos com base no seu potencial de desenvolvimento e na sua importância para a economia regional ou local; Promover a governança de modo a propiciar o aumento da capacidade inovativa do arranjo; Desenvolver infra-estruturas de suporte tecnológico e de capacitação de RH; Apoiar diretamente investimentos em nós chaves das cadeias produtivas envolvidas; Operar através de agentes financeiros crédito para as demais empresas. Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Diretrizes operacionais

Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Sistema de planejamento: Seleção das ações Comitês Gestores Estaduais MCT FINEP CNPq Estados da federação Prioridades, orientação e avaliação Ações: planos de dinamização dos arranjos selecionados Câmaras técnicas estaduais

Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Sistema de planejamento: Desenho das ações Comissão de governança do arranjo Arranjos: Elaboração dos planos de ação (a partir de termos de referência) Empresas Associações empresariais Governo local Sistema S local Finep/Des. Reg BNDES/ Des. reg. BD ou AF CNPq CME Prioriza, desenha e acompanha Projetos

Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Modalidades operacionais Projetos Formação e capacitação de recursos humanos Desenvolvimento de infra-estruturas de suporte tecnológico e de apoio à gestão e à comercialização Pesquisa cooperativa e programas de difusão Estabelecimento ou desenvolvimento de nós empresariais chaves Reestruturação produtiva Integram e organizam Recursos

Financeiros não reembolsáveis Financeiros reembolsáveis Crédito e capital de risco Técnicos e humanos Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Recursos Disponíveis

Recursos financeiros não reembolsáveis CNPq - fomento e bolsas FNDCT (fundos setoriais) e FUNTTEL SEBRAE nacional e locais FAPs - fomento e bolsas FAT/PLANFOR BID e BIRD (?) Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Recursos

Recursos Financeiros Reembolsáveis FINEP BNDES Bancos de Desenvolvimento e Agências de Fomento Estaduais Fundos de Capital de Risco Utilização do Fundo de Aval do SEBRAE e de estruturas de garantia que venham a ser criadas com recursos do FNDCT Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Recursos

Recursos Técnicos e Humanos Universidades e Institutos de Pesquisa Sistema CT &I Secretaria de tecnologia Finep/Desenvolvimento regional CNPq BNDES / Desenvolvimento regional EMBRAPA Sistemas estaduais e municipais de fomento Sistema S (SEBRAE, SENAI, SENAC e IEL) Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Recursos

CURTÍSSIMO PRAZO: Organização do processo de planejamento das ações Desenho de metodologia para governança das ações; Capacitação de profissionais para coordenação do processo; Aplicação da metodologia; Implantação de sistema de monitoramento,avaliação e revisão dos planos e da metodologia Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Processo

ALGUÉM PRECISA AJUDAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais PROBLEMA

Ainda bem que ESTA REDE tem uma terceira fase a contratar..... Apoio à Inovação em Arranjos Produtivos Locais Solução !!!