ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE E COLETA SELETIVA 2013 Membros Ativos: Alberto Cury Nassour - SMM Claudete Ap. Poianas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Sacola Verde.
Advertisements

Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
O Estado e o BNDES no apoio à
Como produzir um jornal escolar
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
Resultados e Ações Pré-Certificação
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CAPACITAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO DAS FICHAS INFORMATIVAS
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
Gestão Ambiental.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Sugestões de ações para implantações
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Marco A. S. de Castro1, Rodrigo E. Cordoba1, Tatiana Corrêa1, Elcio E
Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira
"DIA DO MEIO AMBIENTE LILLY"
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação.
O problema do lixo termina
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.
GEPEG - SEDEC.
Agenda 21 nas Universidades
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
Programa EESC Sustentável
COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
Objetivo Projeto IAU Sustentável
Programa EESC Sustentável
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Relato Atividades Boletins Informativos; Página do Comitê Pardo; Curso de Capacitação em Educação Ambiental I e II; Curso de Coleta Seletiva:
Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade CIGQP - EESC ”Apresentação dos resultados do 1º e 2º GEESC”
Saúde e Segurança dos Servidores
COMPRAS SUSTENTÁVEIS Carlos Eduardo Malachias
Grupo de Trabalho criado em º Encontro de Gestão da Escola de Engenharia de São Carlos Gislaine K.S. Matheus (SVPES) José Luiz Dorici (SEL) Luis.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Projeto IAG 2020 Propostas de Melhorias Administrativas
Programa de Coleta Seletiva – UNESP/ Rio Claro
Programa EESC Sustentável USP Recicla
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 2013.
Ministério do Meio Ambiente Rio de Janeiro/RJ - 13 de julho de 2015
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS E ÁREAS VERDES 2013.
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
Escola Acessível – PDDE Estrutura
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Uma nova forma de polo de apoio presencial para EAD
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
PRÁTICAS AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) DA UFPB Edjane Soares Carneiro Erika Maria do.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
Plano de Logística Sustentável Gestão dos Serviços de Apoio Administrativo Edifícios Sede I e II Responsável: Jefferson Moreira Dantas Fiscal: Roberto.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE E COLETA SELETIVA 2013 Membros Ativos: Alberto Cury Nassour - SMM Claudete Ap. Poianas da Silva - STI Gertrud Bosbach Romanelli – Biblioteca EESC Patrícia Leme (Coord.) – Educadora Ambiental Sirlene Ap. de Almeida Valin - CETEPE Wilma Ap. Oliveira de Mattos – Gráfica EESC Apoio: Rosane Aranda – Diretoria EESC Luis Antonio Rossi Pereira – ADM EESC Sabrina Dotta de Brito – Diretoria EESC

Realização do Curso “Sustentabilidade e Educação Ambiental, aplicando conceitos no Campus da USP de São Carlos” (capacitação dos membros do GT); Levantamento e conhecimento sobre a gestão de resíduos da USP São Carlos, (registro fotográfico); Desenvolvimento e aplicação de questionários e entrevistas com terceirizados para levantamento de dúvidas, sobre a separação de resíduos na EESC; Elaboração de palestras periódicas para funcionários terceirizados; Atividades Realizadas 2013

Apresentação da 1ª. palestra em 19/04, aplicação do questionário e distribuição de canecas e certificados no Campus participantes; Apresentação da 2ª. Palestra e aplicação do questionário no Campus 2, em 30/08 e distribuição das canecas e certificados – 30 participantes; Apresentação da 3ª. Palestra e aplicação do questionário com a participação das unidades: EESC, IFSC, ICMC, IAU, CDCC e PUSP em 06/09 e distribuição das canecas, pastas e certificados –142 participantes; Preparação e apresentação do plano de trabalho para o III GEESC em dezembro de 2013.

Realização de palestras para docentes e funcionários de todos os departamentos da EESC; Sugestão para convite de pelo menos 01 funcionário de cada departamento para participar do GT Formação Ambiental da Comunidade/Coleta Seletiva de Recicláveis na EESC, visando uma maior divulgação e atuação direta de cada departamento no gerenciamento da coleta seletiva, minimizar os impactos ambientais durante a jornada de trabalho, combater o desperdício e promover a redução de consumo; Atividades Previstas 2014

Implantar um programa continuado de educação ambiental para a formação e capacitação dos servidores por meio de cursos e palestras periódicas; Sugestão de formação de mais um GT, intitulado “Brigada de Arborista da EESC”, a exemplo da iniciativa do ICMC, com o apoio da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA); Preparação e apresentação do Relatório Geral de atividades desenvolvidas pelo GT nos dois anos de atividades em dezembro de 2014.

Cronograma de Execução das Atividades do GT

Banco de dados para análise e contribuição na futura tomada de decisões; Sistema de separação de materiais recicláveis para coleta seletiva na USP funciona relativamente bem, mas pode ser melhorado. Conclusões