Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto da Construção Civil
Advertisements

BENCHMARKING.
Áreas de Conhecimento do GP e Principais Gestões em um Projeto
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
Aula 03 – Projeto do produto e processo
A Qualidade na Indústria Gráfica – suas características e limitações
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Etapas do Projeto Melhado (1994) diz que o processo de projeto é composto por diferentes atividades ou fases e segue etapas conceitualmente progressivas,
Coordenação de projetos * Coordenação de projetos atividade de suporte do processo de um empreendimento de construção * Objetivos : OTIMIZAÇÂO DOS PROJETOS.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
A VALIDAÇÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS
II WORKSHOP GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
DIRETRIZES PARA A MELHORIA DO PROJETO DO SUBSISTEMA ELEVADORES DE EDIFÍCIOS UTILIZANDO CONCEITOS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MSc. MARCELO MENNA.
II Workshop Nacional Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA.
II WORKSHOP NACIONAL GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS A INTEGRAÇÃO DAS FASES DE PROJETO, EXECUÇÃO E UTILIZAÇÃO COMO MECANISMO FACILITADOR.
Gestão do Conhecimento na prática
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Fiscalização de Projetos em Obras
MAIO/2010. EDIFICAÇÕES VERTICAIS/HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL UNIVERSIDADES SINDICATOS/ INSTITUTOS CLIENTES FORNECEDORES CREA-GO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Construção Civil I Aula 01 – Estudo da viabilidade técnica e econômica de projetos Prof. Deyse Macêdo.
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Projeto Parede de Concreto
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
Qualidade em Serviços.
Gestão de Projetos.
AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
U07 – GESTÃO DE ESTOQUES.
A filosofia lean aplicada no canteiro de obras
Apresentação.
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Administração da produção II
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Instrutor: Objetivos:.
Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
04/09/2014 Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP PAPEL DO SETOR PATRONAL PARA UM CUMPRIMENTO EFETIVO DA NR 18 A NÍVEL.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
QUALIDADE, CONTROLE E GARANTIA
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Instrutor: Objetivos:.
Arq. Msc.Maria Julia Mesquita Prof. Phd. Silvio B Melhado
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
SGUARDO REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS EM ÁREAS CENTRAIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Projeto de Edificações
Gestão da Produção e Logística
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Conteúdo programático
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Projeto CASA DO FUTURO “A sua contribuição para um mundo melhor”
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Apoio e Agradecimento: Resultados: A análise do SERVQUAL permitiu ao CIPS identificar as reais expectativas dos seus clientes, tanto doadores como beneficiários,
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos a não valorização da atividade de projeto a falta de planejamento da obra

Principais causas dos problemas patológicos na construção civil Causas do desperdício Principais causas dos problemas patológicos na construção civil Origem do problema Índice (%) Projeto 60,0 Construção 26,4 Equipamentos 2,1 Outros 11,5 Fonte: CONDE (2000)

Principais causas dos problemas patológicos na construção em aço Causas do desperdício Principais causas dos problemas patológicos na construção em aço Fonte: PRAVIA e BETINELLI (1998)

Causas do desperdício Possibilidade de intervenção e custos acumulados ao longo da produção de um empreendimento de construção

Causas do desperdício Lei da evolução dos custos relativos de intervenção.

Patologias Patologia é um termo utilizado para definir os problemas que acontecem nos diferentes tipos de edificações e que podem comprometer seu desempenho, não abordando somente o aspecto de segurança, mas também o resultado da obra acabada no atendimento das satisfações e dos anseios dos usuários.

Patologias Vibração dos pisos; As trincas nos fechamentos laterais (inicialmente feitos com alvenaria); A corrosão da estrutura e As falhas estruturais.

Detalhamento do projeto

aumentar a produtividade O que fazer para? aumentar a produtividade a qualidade das obras otimizar os custos otimizar os prazos

É obrigatório buscar: padronização e gestão dos processos padronização e gestão de projetos padronização e gestão de fornecedores novas tecnologias substituição de processos tradicionais

Causa e efeito CAUSA AUSÊNCIA OU DEFICIÊNCIA DE: - coordenação dos projetos - projetos para produção - especificações técnicas - projetos de canteiro, impermeabilização e vedações - informações técnicas - projeto sobre novos métodos construtivos - manuais de manutenção e uso - gestão da qualidade

Causa e efeito EFEITO - aumento dos custos, dos prazos e das perdas - queda do lucro, da qualidade, produtividade e da durabilidade - dificuldades c/ seleção de materiais e controle dos serviços - problemas de interface projeto-obra, entre subsistemas e de higiene e segurança - necessidade de manutenção freqüente - reduzida utilização de novas alternativas construtivas - insatisfação do cliente.

Sucesso de um empreendimento em estrutura metálica [1] Planejamento de todas as etapas do processo, desde a definição do produto até a entrega da obra ; [2] Formação de equipes multidisciplinares para o desenvolvi/to simultâneo dos projetos, e compatibilização antes da execução; [3] Existência de uma visão sistêmica comum a todos os participantes do processo de produção; [4] Elaboração de projetos para produção; [5] Associação da estrutura metálica a sistemas complementares compatíveis.

Características da indústria da construção civil [1] a construção civil é uma indústria de caráter nômade; [2] seus produtos são únicos e não seriados; [3] sua produção é centralizada, não se aplicando conceitos de produção em linha; [4] sua produção é realizada sob intempéries; [5] utiliza mão-de-obra intensiva, com pouca qualificação e com alta rotatividade; [6] possui grande grau de variabilidade dos produtos; [7] possui pouca especificação técnica; [8] seu produto geralmente é único na vida do usuário; [9] possui baixo grau de precisão, se comparado com as demais indústrias.

Características da indústria da construção civil [1] Pouca ou nenhuma interação no processo de projeto; [2] Desconsideração, na etapa de projeto, de condicionantes de fases subseqüentes; [3] Consideração, na etapa de projeto, de condicionantes desnecessárias para as fases subseqüentes; [4] Existência de pouca retroalimentação de informações para os projetistas; [5] Falta de liderança e responsabilidade pela obra como um todo.

Estratégia e criação de valor Bens/Serviços produzidos Produtividade = Recursos eficazes + Perdas

Estratégia e criação de valor

Estratégia e criação de valor

Estratégia e criação de valor

Estratégia e criação de valor

Estratégia e criação de valor

Estratégia e criação de valor

Estratégia e criação de valor

Estratégia e criação de valor