Introdução a Psicossociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
PSICOLOGIA.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
MODELO BÁSICO DO OMPORTAMENTO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profª. Selma Maria da Silva
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Traços da Personalidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Administração Geral - Aula 04
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Empreendedorismo pode ser aprendido
Profª. Selma Maria da Silva
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
I I- Oportunidade de Negócio Curso Técnico em Secretariado SENAC
O processo de decisão de compra
Liderança e Relações Interpessoais
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
O que é Liderança? Liderança
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
QUEM É O CONSUMIDOR.
Abordagem Comportamental da Administração
Capítulo 7 Direção.
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Gestão Estratégica de Pessoas
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Mercados Consumidores
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Comportamento do Consumidor
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Capítulo 7 Direção.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Introdução à Administração
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Introdução à Administração
Abordagem Carismática e Transformacional
1.
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
Comportamento Organizacional
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
Habilidades e características do líder
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Psicossociologia Organização: Valéria Lúcia M de Oliveira CRP – 01/1949

Introdução a Psicossociologia Por que discutir Psicologia Social? De que modo a Psicossociologia contribui para o Design de Interfaces?

Introdução a Psicossociologia Conceito de Psicologia Social Estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas ou pela mera expectativa de tal interação, bem como dos processos cognitivos suscitados pelo processo de interação social (pensamento social). Registro fotográfico de Sebastião Salgado.

Introdução a Psicossociologia Conceito de Psicossociologia É uma vertente da Psicologia Social. Seu campo é bem delimitado: é o dos grupos, das organizações e das comunidades, considerados como conjuntos concretos que mediam a vida pessoal dos indivíduos e são por esses criados, geridos e transformados.

Introdução a Psicossociologia Comportamento grupal Grupo: consiste de duas ou mais pessoas que interagem e partilham objetivos comuns, possuem uma relação estável, são mais ou menos independentes e percebem que fazem parte de um grupo. Grupo psicológico: integrado por pessoas que se conhecem, que procuram objetivos comuns, possuem ideologias semelhantes e interagem com freqüência. Organização social: sistema integrado de pessoas e grupos que visam a um mesmo fim, podendo dispensar as características do grupo psicológico.

Introdução a Psicossociologia Tomada de Decisão Processo perceptivo: atenção, organização e recordação. Etapas do modelo de tomada de decisão: definir o problema, identificar os critérios para a decisão, ponderação dos critérios, desenvolvimento de alternativas, avaliação de alternativas, escolha da alternativa.

Introdução a Psicossociologia Atitude Sentimentos pró ou contra pessoas e coisas com quem entramos em contato. Elementos da atitude (Allport, 1935): organização de crenças e cognições em geral; carga afetiva pró ou contra; predisposição à ação;direção a um objetivo social. Componente cognitivo: conhecimento sobre o objeto Componente afetivo: sentimento pró ou contra um determinado objeto social. Tende a ser coerente com o cognitivo. Componente comportamental: estado de prontidão ativado por uma motivação específica que resulta em comportamento.

Introdução a Psicossociologia Valores Dotados de componentes cognitivos, afetivos e predisponentes de comportamentos. Poucos valores contemplam muitas atitudes. Escala de valores de Allport, Vernon e Lindzey (1951) teoria: aspectos racionais, críticos, empíricos e busca da verdade. estética: harmonia, beleza de formas, simetria; praticalidade: utilidade e pragmatismo, dominância de enfoques e natureza econômica; atividade social: altruísmo e filantropia; poder: influência, dominância e exercício do poder; religião: aspectos transcendentes, místicos, sentido da vida.

Categorias da cultura organizacional Introdução a Psicossociologia Cultura Perspectiva etnográfica: conhecimentos,crenças, arte, moral, leis, costumes ou outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como ser social. Categorias da cultura organizacional relação da organização com seu ambiente externo Submissão, harmonia ou dominação natureza da verdade e da realidade Quem define o que é verdade e o que é mentira na organização natureza da natureza humana O ser humano é bom ou ruim? ele acredita que o destino está pronto ou que cabe a ele construir? natureza da atividade humana Organização do trabalho: quem pensa faz e quem faz pensa? natureza dos relacionamentos humanos Relações no trabalho se pautam pela cooperação ou pela competição?

Introdução a Psicossociologia Esteriótipo Crença compartilhada sobre características pessoais ou comportamentos cotumeiros de certas pessoas ou grupos. Pode levar a generalizações incorretas e indevidas. Manifesta-se na cultura em função do gênero e na atribuição de causalidade.

Introdução a Psicossociologia Processo Grupal Coesão: quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam. Fatores que levam o indivíduo a pertencer a um grupo: Atração pessoal entre os membros; Atração pela tarefa a ser executada pelo grupo; Atração pelo prestígio em pertencer ao grupo.

Introdução a Psicossociologia Processo Grupal Formação de normas sociais: padrões ou expectativas de comportamentos partilhados pelos membros de um grupo no julgamento de percepções, sentimentos e comportamentos. especificação das atitudes ou comportamentos desejados; fiscalização pelo grupo da obediência às especificações; aplicação de sanções aos não-conformistas.

Introdução a Psicossociologia Liderança Teoria dos Traços – buscam traços sociais, físicos, intelectuais ou de personalidade que diferenciam líderes de não-líderes. Ex.: iniciativa, persistência, disposição para correr riscos, honestidade, autoconfiança, ambição e integridade. Teorias Comportamentais – propõem que comportamentos específicos diferenciam líderes e liderados; estrutura de iniciação e consideração; orientação para o outro e para produção; orientação para o desenvolvimento.

Introdução a Psicossociologia Comportamento Grupal - Processo Grupal - Liderança Teorias das Contingências – grupos eficazes dependem da adequação entre o estilo do líder em interagir com os subordinados e quanto de controle e influência a situação proporciona a ele; a inteligência e a experiência do líder podem diminuir a influência do estresse sobre ele (teoria do recurso cognitivo); liderança bem-sucedida depende da habilidade e disposição demonstrada pelos liderados para realizar determinada tarefa (teoria situacional);

Introdução a Psicossociologia Comportamento Grupal - Processo Grupal - Liderança Teorias das Contingências líder investe recurso em quem acredita que terá melhor desempenho (teoria da troca); comportamento do líder percebido pelos liderados como fonte de satisfação imediata e futura (teoria da meta e do caminho); participação do processo decisório (modelo de participação e liderança);

Introdução a Psicossociologia Liderança Liderança visionária - voltada para a criação e articulação da visão de futuro realista, atrativa e acreditável para a organização; Liderança emocional - autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia e habilidade social; Liderança de equipe - representa a equipe diante dos grupos, assegura recursos necessários, esclarece expectativas, colhe informações e as compartilha; Liderança moral – utilização do carisma de maneira socialmente construtiva para servir aos outros; Liderança multicultural – ajustamento do estilo à situação e expectativa dos liderados.

Introdução a Psicossociologia Liderança Teorias Neocarismáticas Liderança carismática – visão de futuro, disposição para correr riscos, sensibilidade às limitações ambientais e às necessidades dos liderados; Liderança transformacional – atenta às necessidades de desenvolvimento dos liderados e incentiva os questionamentos da própria liderança; Liderança transacional – esclarecimento dos papéis e exigências das tarefas;

Introdução a Psicossociologia Comportamento de Consumo Atos individuais que envolvem diretamente a obtenção e uso econômico de bens e serviços, incluindo os processos decisórios que precedem e determinam estes atos. São usadas duas abordagens no estudo: distributiva e analítica. Distributiva: ênfase no ato da compra e estudo quantitativo dos consumidores para verificar as variáveis que influenciam o consumo, como variáveis demográficas e socio-econômicas. Analítica: ênfase na forma pela qual a decisão é tomada, obedecendo à seqüência: reconhecimento do problema, procura externa, avaliação de alternativas, processo de compra e avaliação pós-compra.

Introdução a Psicossociologia Variáveis do Comportamento de Consumo Fatores psicológicos Fatores sociais consumidor Fatores culturais Fatores pessoais

Introdução a Psicossociologia Variáveis do Comportamento de Consumo Fatores psicológicos: processamento da informação envolvendo a sensação, percepção, aprendizagem, memória; atitudes; personalidade. Fatores pessoais: variáveis demográficas como idade, sexo, escolaridade, situação econômica, estilo de vida. Fatores sociais: grupos sociais primário e secundário, liderança, aceitação social. Fatores culturais: hábitos, costumes, ideologia, moda.

Introdução a Psicossociologia Ciclo de vida do produto Pré-desenvolvimento: fase de concepção do produto. Investiga-se o perfil do consumidor relativo às variáveis sócio-culturais, pessoais, demográficas, motivação, necessidades e desejos que o produto pode satisfazer e atitude do consumidor quanto ao concorrente. Desenvolvimento: como o consumidor percebe o produto, imagem, nome, embalagem e comunicação, investigando-se a percepção e o processamento da informação. Introdução: quando o produto é lançado no mercado. Opinião sobre o produto e motivos para a compra. Crescimento: aumento de aceitação pelo mercado consumidor. Campanha de defesa do produto diante da concorrência. Maturidade: manutenção da estabilidade do produto. Investigar a opinião e buscar inovações.

Introdução a Psicossociologia Estudo do Comportamento do Consumidor Reação frente ao produto, preço, serviço, promoção; estilo de vida e modificações demográficas, influências ambientais como fatores econômicos, políticos.

Introdução a Psicossociologia Perfil do Consumidor Estilos de aprendizagem individual e tomada de decisão do consumidor. Consumidor Característica Perfeccionista Busca melhor qualidade Consciente de marca Marcas caras e conhecidas Consciente de novidade Produtos novos Recreativo Comprar é agradável Consciente de preço Consciência de preços altos Impulsivo Compra irrefletidamente Confuso Dificuldade para escolher Habitual Leal à marca

Introdução a Psicossociologia Fatores psicossociais da escolha do produto Diferenças individuais: conhecimento, atitudes, motivação, autoconceito, personalidade, valores e estilo de vida. Influências ambientais: cultura, etnia, classe social e status, influência pessoal, influência da família e domicílio, influência situacional.

Introdução a Psicossociologia Fatores psicossociais da escolha do produto Diferenças individuais: conhecimento, atitudes, motivação, autoconceito, personalidade, valores e estilo de vida. Influências ambientais: cultura, etnia, classe social e status, influência pessoal, influência da família e domicílio, influência situacional.