“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

A importância do planejamento
Como produzir um jornal escolar
LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
A Educomunicação e o Jornal Mural
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Jornal Mural Literário Módulo I Características
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Pesquisa e Sistematização
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
JORNALISMO CORPORATIVO
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Noções de Relações Públicas
Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Comunicação Publicitária e Criatividade
Como funciona a imprensa
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
O que é Assessoria de Imprensa
Manual da Organização.
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Prefeitura Municipal de Santos Secretaria da Educação EMEF “Lourdes Ortiz” PROJETO RÁDIO / ESCOLA.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Produção de Texto SARESP 2011
Mídia Impressa.
EDITORIAL.
Assessoria de Comunicação ASCOM
Publicidade e Propaganda
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
Etapas de produção da revista
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Jornalismo literário.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
MÍDIA KIT REVISTA NOVOS HÁBITOS Contato
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
ROTEIRO DE PLANO. PLANO  CAPA  Introdução ( Defender a importância de se ter um veículo próprio de comunicação)  Definição do público-alvo ( além do.
Professor Jardson Brito
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Disciplina Mapa da Notícia – CAp/UFRGS – EM – Departamento de Comunicação – 2011/2.
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
UME Rural Monte Cabrão Projeto Jornal Escola Aproximando pessoas Out/2011.
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
Coordenação de Comunicação, Divulgação e Eventos.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
REUNIÃO PLENARIA DEZEMBRO 2014 REVISTA CFMV Ricardo Junqueira Del Carlo - Editor.
Transcrição da apresentação:

“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo NEWSLETTER “Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo

NEWSLETTER Características: Veículo impresso ou eletrônico Com periodicidade Público interno – funcionários - e externo (clientes, fornecedores, autoridades, imprensa, acionistas etc.) Produção de notícias a partir da própria fonte – assessorado

FUNÇÕES  Informar s/ o contexto da organização. Situa o público: funcionamento interno, posições defendidas ou criticadas, planos, direitos e deveres dos funcionários..  Estimular a participação dos componentes da organização na consecução de objetivos comuns, encorajar o envio de novas ideias e sugestões  Incentivar o crescimento do leitor, educando o público s/ seus direitos e promovendo campanhas de esclarecimento ( áreas de saúde e prevenção de acidentes)  

FUNÇÕES  Valorizar os integrantes da empresa, quem são e o que fazem.  Registrar fatos importantes p/o público. Ex: Lançamento de produto, vitória do time de futebol dos funcionários, descoberta científica em uma instituição de pesquisa....  Fornecer leitura interessante p/ os familiares dos integrantes da organização. A família tem curiosidade s/ as atividades dos seus membros.

PLANEJAMENTO 1º passo – Estudo s/ a organização e seus integrantes – pesquisa de opinião, levantamento documental e contatos pessoais. O que é a organização e o que representa p/ o público Qual o perfil e as necessidades dos leitores Como opera a organização e quais as características mais comuns As funções de seus integrantes Outros a discutir

PLANEJAMENTO Linha editorial – estilo e postura : estabelecida c/ base no levantamento de necessidades e na política de comunicação definida para o assessorado. Infra-estrutura – Conselho editorial (função fiscalizar o cumprimento da linha editorial, dando orientações, sugerindo ideias e avaliando o trabalho)

IMPRESSOS PRODUÇÃO EDITORIAL  Pauta : escolha dos assuntos a serem focados e definição da angulação específica p/ cada tema.  Reportagem e redação: coleta de dados, através de entrevistas e pesquisa, e elaboração dos textos.  Edição: seleção dos textos produzidos e distribuição desse material, segundo critérios jornalísticos, nas páginas da publicação  Ilustração: produção de imagens em traço (desenho) ou eletronicamente p/ acompanhar as informações do texto.  Fotografia: captação de imagens de pessoas ou registro visual dos acontecimentos- maior credibilidade e impacto às informações escritas.  PRODUÇÃO GRÁFICA  Diagramação  Composição  Montagem  Fotolitagem  Impressão  

ELETRÔNICOS Produção editorial  Produção e redação – elaboração do roteiro a ser seguido, selecionando assuntos e definindo entrevistados. Redação de notícias  Reportagem: coleta de dados e estruturação do material informativo sonoro ou audiovisual  Apresentação: condução do programa, lendo notícias, fazendo entrevistas, chamando matérias jornalísticas ou introduzindo espaços de entretenimento (músicas,por ex.) Produção eletrônica  gravação; registro sonoro ou audiovisual  edição seleção e montagem do material sonoro ou audiovisual gravado

Estimativa de custos Criação do designer/template ou formato do programa Fee para a produção dos textos  Cobertura fotográfica  Editoração eletrônica  Ilustração  Gráficas ou estúdios de gravação

PLANO  Definição dos públicos específicos a serem atingidos  Relação dos objetivos a alcançar c/ a publicação ou programa  Planejamento editorial  Revisão de recursos humanos e materiais e custos  Esboço das necessidades de cada uma das partes

IMPRESSOS Boletim: informações imediatas. Circula a intervalos pequenos de tempo, distribuição rápida e eficaz. Número reduzido de páginas.(semanal ou quinzenal,até 4 págs) Jornal: tratamento mais apurado do que os do boletim.( mensal -8 a 20 págs.) Revista: conteúdo interpretativo e pelo grande número de págs. evita informações urgentes, apresenta matérias de interesse permanente (bimestral- mais de 20 págs.) Tiragem: mil pessoas a serem atingidas- 500 exemplares.  Textos: manual de redação, indicando de que forma deverão ser grafados números, cargos, siglas, abreviaturas, valores monetários e outros detalhes.

Eletrônicos Circuito interno – rádio ou TV Web