UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Bem-vindos!.
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade:
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
Universidade Federal de Santa Catarina
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Premissas Dados das Microrregiões.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Programa EESC Sustentável USP Recicla
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa. Dra. Marinês Tambara Leite PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE – potencialidades e desafios em um novo campus

ELEMENTOS DA PROPOSTA.... -Aspectos históricos... -Porque mestrado na área da saúde? -Porque área de avaliação interdisciplinar?

Tecnologias de promoção e gestão em saúde Grupo: Cuidado nas Etapas do Desenvolvimento Humano Grupo: Gestão de serviços e redes de saúde Processo de saúde e de adoecimento Grupo: Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em Saúde Coletiva MESTRADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE Grupo: Núcleo de estudos e pesquisa em alimentação e nutrição DELINEAMENTO DA PROPOSTA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Tecnologias, promoção em saúde e processo de saúde e adoecimento

DOCENTES QUE COMPÕEM O CURSO Docentes Permanentes Profa. Dra. Marinê Tambara Leite Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa. Dra. Darielli Gindri Resta Profa. Dra. Isabel Cristina Colomé Profa. Dra. Giovana Cristina Ceni Profa. Dra. Patrícia Chagas Profa. Dra. Loiva Beatriz Dallepiane Prof. Dr. Luiz Anildo Anacleto da Silva Profa. Dra. Nilce Coelho Peixoto Profa. Dra. Rosane Maria Kirchner Prof. Dr. Marco A.de Figueiredo Acosta Prof. Dr. Daniel A. Sganzerla Graichen Docentes Colaboradores Prof. Dr. Ricardo Vianna Martins Profa. Dra. Tânea Bisognin Garlet

PRODUÇÃO CIENTÍFICA Total das produções por extratos

Equivalência dos extratos

Equivalência somente dos extratos A 1, A 2 e B 1

POTENCIALIDADES DA PROPOSTA.... -fortalecer a área da saúde - no ensino, pesquisa e extensão nesse campus; -aprofundar conhecimento técnico e acadêmico em Saúde - possibilitando a formação de enfermeiros(as), nutricionistas, médicos(as), biólogos, fisioterapeutas, entre outros, para a docência no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas no campo da saúde, objetivando o fortalecimento do SUS; -formar recursos humanos capazes de atuarem na sociedade utilizando tecnologias, instrumentos, produtos e/ou processos que atendam as demandas regionais de saúde, bem como impulsionar o desenvolvimento social e econômico;

-avançar na formação acadêmica, multiplicando, assim, o conhecimento gerado na academia, incluindo alunos de graduação e de iniciação científica; -fomentar a produção do conhecimento articulado às especificidades e singularidades da região, norteado pelas políticas públicas de sustentação do SUS e pelas ações locais em saúde; -sustentar e fortalecer o espaço acadêmico junto ao Hospital Público Regional (HPR) e a rede de saúde;

DESAFIOS DA PROPOSTA.... -APROVAÇÃO DA PROPOSTA. -Potencializar a produção científica do grupo docente que compõem a proposta, especialmente em artigos de Qualis A 1 e A 2 - Estimular, fixar e inserir pesquisadores e grupos de pesquisa nesse Campus. -Ampliar o quantitativo de pesquisadores para atuar no programa. -Expandir a infraestrutura e buscar fomentos para o desenvolvimento das pesquisas de caráter interdisciplinar, no campo da saúde.

-consolidar o desenvolvimento local e regional e, também, estimular a continuidade da formação de egressos que são, em sua maioria, oriundos dessa região. -possibilitar a continuidade e construir novas parcerias com outras instituições de pesquisa, na busca pelo aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis e pela formação de recursos humanos desta e de outras regiões do Estado e do País. -reconhecer a complexidade crescente do objeto da saúde o que, consequentemente, exige olhar plural, análises integradas e intervenções das várias áreas de conhecimento. -Ir para além da graduação......

- constituir um núcleo formador de pessoal altamente qualificado, com vistas à formação de massa crítica suficiente para que, no futuro, a esse Campus da UFSM seja também referência na área de saúde; - implantar núcleos de excelência, nos quais podem ser cultivados a pesquisa e o pensamento inovador na perspectiva interdisciplinar; - implantar núcleos de excelência, nos quais podem ser cultivados a pesquisa e o pensamento inovador na perspectiva interdisciplinar; - realizar formação diversificada do grupo; - fomentar intercâmbios dentro da UFSM e fora dela, com vistas ao avanço das pesquisas de diversas natureza;

- ampliar o campo de pesquisas, buscando a interação com outras área do conhecimento, compondo o programa com docentes de outras especialidades; - desenvolver uma política visando o aumento do número de pesquisadores com vinculação ao programa; - incrementar e renovar continuamente o acervo da biblioteca; - manter o padrão de qualidade da infraestrutura e dos recursos humanos.