Planejamento Estratégico de Marketing Questões para estudo (1º Bimestre) Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br.

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Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico de Marketing Questões para estudo (1º Bimestre) Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br

Material para estudo: Bibliografia básica (disponível na biblioteca)   HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio.10ª Ed. São Paulo, Prentice Hall, 2000. SKACEL, Roberto K. Plano de Marketing. São Paulo Nobel: 1992. Material disponibilizado pela professora (via email do grupo)   Apostila. Planejamento Estratégico de Marketing. 1º Bimestre. Slides: aulas 1 a 6 O material também está disponível no link: www.danielacartoni.webnode.com.br/downloads

CAPÍTULO 1 – GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA O MERCADO Questões para estudo CAPÍTULO 1 – GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA O MERCADO Dentre as várias definições de marketing, quais os elementos comuns? O que é Composto de Marketing ou Marketing Mix? Descreva os seus componentes. Quais as fases do ciclo de vida do produto? Como isto afeta o marketing? Qual a diferença entre planejamento estratégico e planejamento de marketing? Quais as diferenças entre plano estratégico, plano tático e plano operacional? O que compõe as chamadas “Declarações Estratégicas”? Para que servem? Explique o que é missão, visão e valores. Explique as diferenças entre estratégia e tática.

CAPÍTULO 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING Questões para estudo   CAPÍTULO 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING 9. Qual a diferença entre planejamento de marketing e plano de marketing? 10. Qual a importância do Plano de Marketing? 12. O que um bom plano de marketing precisa ter? 13. Quais os itens mais importantes em um modelo de Plano de Marketing? 14. Quais as fases de um plano de marketing? (Ver figura pg. 14 da apostila)

CAPÍTULO 3 – CRIAÇÃO DE POSICIONAMENTO COMPETITIVO Questões para estudo CAPÍTULO 3 – CRIAÇÃO DE POSICIONAMENTO COMPETITIVO 15. O que são as estratégias de segmentação? 16. Quais as vantagens da segmentação? 17. Diferencie segmentação x marketing de nicho. 18. Explique as variáveis para segmentação Segmentação demográfica Segmentação geográfica Segmentação psicográfica Segmentação por comportamento 19. O que são as Estratégias de Posicionamento? 20. Quais as três posturas padrões em marketing de posicionamento? 21. Segundo Michel Porter, o que é “vantagem competitiva”? Dê exemplo. 22. Segundo Michel Porter, quais as 3 “Estratégias Genéricas”? Dê exemplo.