Rede Social A experiência das Comissões Sociais de Freguesia/Inter-Freguesia: um contributo para o desenvolvimento social local Instituto da Segurança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SEMINÁRIO COMEMORATIVO DO 21º ANIVERSÁRIO DA DTIM Isabel.
Advertisements

A Alma Alentejana nasceu a 13 de Abril de 1996, no seio da vasta família alentejana residente na Margem Sul. A saudade do cheiro a alecrim e rosmaninho.
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Intervenção Social nos
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
1. Identificação do Produto Global Nós
Trabalhador do Conhecimento
Construção de Projectos de Intervenção
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Marcelo Miná Dias DER-UFV.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Voluntariado.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
P ROGRAMA R EDE S OCIAL UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Entre a habitação social e o mercado: que lugar para o acesso à propriedade? Paulo Conceição CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes.
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
A ISO 9001 NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HDFF Ana Gandra Ferrer Antunes Figueira da Foz, 27 de Novembro de 2008.
MAPA DO TEMA AUDITÓRIO DA TORRE DO TOMBO, 3 e 4 de Março 2006.
A planificação e actividade planificadora
1 20 de Maio de 2010 Contributos das Comissões de Acompanhamento para a Gestão de Fundos de Pensões Acção de Formação “A Actividade das Comissões de Acompanhamento.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
| RRI – RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION.
Este programa tem por finalidade implantar um sistema de disseminação de informação de interesse das ME e EPP, utilizando os veículos de comunicação próprios,
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
PROMOÇÃO DA INTER-ACÇÃO ECONÓMICA-SOCIAL DO TERRITÓRIO “Empreendedorismo Social e Comissões Sociais de Freguesia no Caminho para o Desenvolvimento Local”
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planejamento TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
BENCHMARKING.
Curso EFA NS Ano letivo 2011/2012 Helena Abegão Fátima Machado Silvério Velez.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
(Notas João Filipe Matos, 2004)
REDE SOCIAL BASE DE DADOS dos CLAS
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
TSJ Economia 2º ano.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 FORMAÇÃO ACÇÃO PARA PME.
PROPOSTA Plano de Desenvolvimento Social Baixo Mondego 2008 | 2010 Grupo Operativo Mealhada | 10|Julho|2008 Plataforma Supraconcelhia do Baixo Mondego.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Estudo “Atividades de Voluntariado dos Estudantes da Universidade de Aveiro” Filipe Teles Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território Dia.
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Rede Social A experiência das Comissões Sociais de Freguesia/Inter-Freguesia: um contributo para o desenvolvimento social local Instituto da Segurança Social, I.P. Departamento Desenvolvimento Social UQFT – Sector da Rede Social

27 de Outubro de “Considera-se desejável que a congregação de esforços tenha lugar a nível tão próximo quanto possível do local em que se registam os problemas sociais, começando pela freguesia e, ainda, que aí existam os meios de solução possíveis”. Enquadramento e antecedentes RCM 197/97, de 18 de Novembro

27 de Outubro de “A Rede Social deverá assumir uma postura activa de ir ao encontro das diferentes entidades que actuam no domínio social, suscitando a sua participação”. Enquadramento e antecedentes RCM 197/97, de 18 de Novembro

27 de Outubro de Um desafio à parceria “(…) contribuir decisivamente para a consciência para a consciência pessoal e colectiva dos problemas sociais, para a activação dos meios e agentes de resposta e para as inovações recomendáveis”. RCM 197/97, de 18 de Novembro

27 de Outubro de Enquadramento e antecedentes Como “colmatar as falhas dos dispositivos de protecção social e reactivar os reflexos desaparecidos da solidariedade social elementar?”

27 de Outubro de  Constituição de uma parceria alargada (sectores público e privado)  Valorização do papel e da identidade de cada parceiro  Reconhecimento da participação activa das populações e seus representantes no processo de tomada de decisão  Horizontalização, multi-liderança, complementaridade  Metodologias dinâmicas de investigação-acção (que se traduzem em instrumentos de planeamento)  Planeamento estratégico participado Enquadramento e antecedentes

27 de Outubro de Implantação das CSF-CSIF a nível nacional Fonte: Base de Dados dos CLAS

27 de Outubro de

9

10 Implantação das CSF-CSIF a nível nacional Fonte: Base de Dados dos CLAS

27 de Outubro de

27 de Outubro de Ideias… Um caminho para a participação Um contributo para o desenvolvimento social local

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de COMISSÕES CONSTITUÍDAS NO CONCELHO I N T E R F R E G U E S I A S C O M I S Õ E S O C I A I S

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de

27 de Outubro de “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”…