Universidade de Brasília Centro de Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Professores: Saulo Rodrigues Filho Vanessa Maria de Castro 2° Semestre de 2007 Quinta-feira: 10hs às 12hs 23 de agosto de 2007 3° aula
Sistema de indicadores: ciclo de formulação e avaliação de política
Circulo de informação e avaliação Indicadores de insumo: recursos (quantidade de recursos). Indicadores de processo: Uso dos recursos e se as atividades estão sendo realizadas. Indicadores de produto: Resultado efetivo Indicadores de impacto: desdobramento mais abrangente a curto, médio e longo prazo seja de forma direta ou indireta.
Classificação dos indicadores Simples/composto Analíticos/sintéticos Descritivos/normativos Quantitativos/qualitativos Objetivos/subjetivos Eficiência/eficácia/efetividade
Indicadores simples/composto Simples: Auto explicativo. Descrevem imediatamente um determinado aspecto da realidade Compostos: são aqueles que apresentam de forma sintética um conjunto de aspectos da realidade. Agrupam, em um único número, diversos indicadores simples. Número de vagas em uma escola Taxa de inflação
Indicadores analíticos/sintéticos
Indicadores descritivos/normativos Descritivos: refletem as condições reais, como o estado do meio ambiente ou pressão sobre o meio ambiente. Descreve uma dada realidade empírica, e aponta suas características. Normativos: medem ou comparam as distâncias entre as condições e a referência. Há juízo de valor ou critérios Não há valor de juízo
Indicadores objetivos e subjetivos Objetivos: são indicadores que retratam a realidade da forma que ela se apresenta, ou mais próxima a ela. Subjetivos: são indicadores que buscam entender as motivações e relacioná-las aos fatos ocorridos. Causas que provocam a mortalidade infantil Taxa de mortalidade infantil
Indicadores eficiência/eficácia/efetividade Eficiência: avaliado a partir dos meios e recursos usados. Eficácia: cumprimento das metas utilizadas. Efetividade: os efeitos alcançados junto ao público alvo.
Para pensar para a próxima aula E você, irá usar indicadores em seu projeto de pesquisa? Como? E para responder a qual pergunta
Qual a finalidade dos indicadores de avaliação de resultado e desenvolvimento sustentável?
Para pensar durante o 2semestre 2007 Qual o melhor indicador para responder à sua questão de pesquisa?
Relatório de Desenvolvimento Humano
Relatório do Desenvolvimento Humano 2000 Direitos humanos e desenvolvimento humano - pela liberdade e solidariedade. Todo ser humano deve ter assegurados: liberdade, bem-estar e dignidade. O Relatório considera os direitos humanos como intrínsecos ao desenvolvimento, e o desenvolvimento como meio para a efetivação dos direitos humanos. Para garantir os direitos de todas as pessoas em todos os países serão necessárias ações e compromissos dos principais atores da sociedade. Ao identificar a luta pelos direitos humanos como algo comum a todos os povos, o Relatório conclui que os avanços no século XXI acontecerão na medida em que sejam enfrentados interesses políticos e econômicos arraigados.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2001 Fazendo as novas tecnologias trabalhar para o desenvolvimento humano. O Relatório oferece uma análise oportuna e provocativa do potencial da biotecnologia e das Tecnologias de Informação e Comunicação para os países em desenvolvimento. O Relatório sustenta que estas novas tecnologias podem desempenhar um papel central na redução da pobreza mundial e refuta o ponto de vista de que a tecnologia é um luxo para as pessoas dos países ricos. Além de avaliar as realizações tecnológicas de 72 países, o Relatório apresenta uma nova perspectiva sobre temas controversos, como os alimentos modificados geneticamente, direitos de propriedade intelectual e drenagem de cérebros.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2002 Aprofundar a democracia num mundo fragmentado. Encomendando pelo PNUD, o relatório celebra o crescimento da democracia no mundo ao longo das últimas décadas, mas alerta para a necessidade de se evitar retrocessos em várias regiões. Ao mesmo tempo, o RDH 2002 defende o aprofundamento da democracia aos níveis local, nacional e mundial, como a reforma das estruturas de poder de organismos internacionais, a exemplo de Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio. Tal como nos anos anteriores, o Relatório classifica 173 países de acordo com o seu nível de desenvolvimento humano.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2003 Um pacto entre nações para eliminar a pobreza humana. O novo século começou com uma declaração de solidariedade e uma determinação sem precedentes de livrar o mundo da pobreza. Em 2000, a Declaração do Milênio da ONU, adoptada na maior reunião de chefes de Estado de sempre, comprometeu países — ricos e pobres — a fazer tudo o que puderem para erradicar a pobreza, promover a dignidade e a igualdade humanas e alcançar a paz, a democracia e a sustentabilidade ambiental. Os líderes mundiais prometeram cooperar para atingir metas concretas de avanço do desenvolvimento e redução da pobreza, até 2015, ou antes.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2004 Liberdade Cultural num Mundo Diversificado. Para que o mundo atinja os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e erradique a pobreza, tem que enfrentar primeiro, com êxito, o desafio da construção de sociedades culturalmente diversificadas e inclusivas. Fazê-lo com êxito é condição prévia para os países se concentrarem adequadamente em outras prioridades do crescimento econômico, a saúde e a educação para todos os cidadãos. O desenvolvimento humano tem a ver, primeiro e acima de tudo, com a possibilidade das pessoas viverem o tipo de vida que escolheram e com a provisão dos instrumentos e das oportunidades para fazerem suas escolhas.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2005 Cooperação Internacional Numa Encruzilhada. O desenvolvimento humano não se esgota nos Objetivos do Milênio, mas as metas são uma referência crucial para uma nova ordem mundial, mais justa, menos pobre e menos insegura. Para atingi-las, o mundo depende da cooperação internacional. Cooperação essa que está sustentada em três pilares: a o aumento da ajuda dos países ricos ao desenvolvimento; o estabelecimento de regras mais justas para o comercio internacional; e a ampliação do conceito de segurança para além das fronteiras nacionais, com a redução dos conflitos armados nas regiões mais vulneráveis, como a África.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2006 Além da escassez: poder, pobreza e a crise mundial da água. O relatório mostra que quase 2 milhões de crianças morrem todos os anos por falta e um copo de água limpa e banheiro em suas casas. Fora dos domicílios, a disputa pela água para produção se intensifica, prejudicando os menos favorecidos das áreas rurais e o meio ambiente. O texto recusa a idéia de que a crise mundial da água é resultado da escassez e defende que a pobreza, o poder e as desigualdades é que estão no âmago do problema. O relatório aponta que, no ritmo atual, as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relacionadas saneamento e água não serão cumpridas no prazo.