INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Ensaiando um ensaio.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
CONHECENDO PELA LEITURA
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
ARTIGO CIENTÍFICO.
RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Coesão e coerência textual: o que é isso?
Professora: Raysa Ferreira
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Pronomes anotações.
Classes fechadas de palavras
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
As funções da linguagem
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Interpretando as Escrituras Sagradas
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Subentendido.
Desafio Pré-Vestibular
Importância da Leitura
Zuleika de Felice Murrie
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
A Comunicação Escrita.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Redigindo a opinião do grupo.
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Resumo.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Professora Mestre Roberta Costella
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Como elaborar uma boa redação?
Metodologia Científica
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
O texto e suas propriedades 1ª parte
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Como redigir um bom texto?
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
Pronomes Demonstrativos
1.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Construção do sentido do texto
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Professora Lúcia Brasil

O que é um texto? É uma manifestação linguística ou visual que produz um sentido para aquele que lê ou ouve. Comunicação entre um emissor e um receptor

ATO DE LER A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NÃO SE REDUZ SIMPLESMENTE AO ATO DE LER RAPIDAMENTE. Observando apenas as letras, frases e períodos que compõem um texto, entende-se somente o assunto geral dele. Para interpretar faz-se necessário uma leitura crítica, a leitura das entrelinhas. Deve-se entender os valores defendidos, isto é, os caminhos que o autor deixou para que o leitor percorresse e chegasse a um ponto esperado. Entender qual é o objetivo principal do texto.

Uma interpretação só será bem feita quando a leitura for bem explorada. Um texto é bastante complexo porque são as manifestações linguísticas de um autor que possui ideias próprias e as coloca no texto para que possam chegar ao leitor. O texto é o intermediador entre o pensamento de duas pessoas diferentes, ou seja, às vezes há uma grande divergência entre o pensamento do autor e do leitor. Por isso, para compreender realmente um texto, o leitor deve preocupar-se em encontrar os recursos semânticos e discursivos utilizados pelo autor, assim compreenderá as ideias dele ao invés de enxergar as próprias

ATO DE LER Faz-se necessário uma leitura crítica. Devemos exercitar sempre. A qualidade é mais importante que a quantidade. Devemos ler de uma forma especial

A IMPORTÂNCIA DA FONTE Geralmente, ao final do texto, encontra-se a fonte dele, nela há o nome do autor, do local de publicação e a data. Essas informações são essenciais para que o contexto de escrita do texto seja percebido.

Contexto A porta está aberta Você sabe que horas são? Estudo o sentido que as palavras assumem numa sentença. A porta está aberta Você sabe que horas são?

PARAGRAFAÇÃO Os parágrafos são as maiores unidades de um texto, neles estão as ideias que formam o texto como um todo. O primeiro parágrafo é a introdução: trabalha o assunto de forma geral. Os intermediários trazem especificações sobre o assunto. O último, chamado de conclusão, normalmente retoma a ideia apresentada no primeiro, sendo também geral.

TITULAÇÃO O título costuma conter a ideia ou o objetivo principal do texto. Procure ler o título com atenção relacionando-o `a fonte.

RECURSOS MORFOSSINTÁTICOS A morfossintaxe é responsável pela coesão do texto, está relacionada à gramática e a ordem gramatical escolhida pelo autor. As ideias precisam estar concatenadas para que haja sentido. É necessário que se façam as ligações entre os diversos elementos do texto Entre os principais elementos de coesão estão as conjunções,preposições, locuções denotativas, palavras explicativas, conclusivas, retificativas, pronomes relativos e verbos de ligação.

Os termos anafóricos também são essenciais no texto . Elementos anafóricos servem para retomar uma palavra ou uma expressão já mencionada. Pronomes relativos, demonstrativos e advérbios são os elementos anafóricos mais comuns.

RECURSOS SEMÂNTICOS A semântica é o sentido do texto. Está relacionada à compreensão do texto A coerência é essencial. Ao escolher um determinado vocábulo, ao trocar uma palavra por outra, o autor constrói o próprio pensamento, não há texto sem lógica, a própria coesão é dada para que se entenda a lógica do texto.

RECURSOS DISCURSIVOS – PESSOAS DO DISCURSO Há três pessoas básicas do discurso: A primeira é expressa pelos pronomes eu e nós. Refere-se sempre ao narrador do texto. Apresenta um carga de subjetividade. A segunda pessoa é expressa pelos pronomes tu e vós. No Brasil, os pronomes de tratamento você e vocês. No texto, refere-se ao leitor. Quando utiliza pronomes de segunda pessoa, o narrador comunica-se com o leitor. A terceira pessoa é expressa pelos pronomes ele(a) e eles(as). Refere-se, sempre, ao assunto. Os pronomes de terceira pessoa identificam crenças gerais.

TIPOLOGIA TEXTUAL

NARRATIVO - contar uma história DESCRITIVO - ser observador DISSERTATIVO - defender uma opinião

Muitas instituições associam texto visual e escrito

Leitura do texto visual Tem se tornado bastante relevante devido ao fato de muitas instituições estarem pedindo esse tipo de texto. Procure perceber a posição / pessoa que está na imagem. A posição central é padrão. O que está acima é mais importante do que está abaixo. O que à esquerda é mais importante do que está à direita Note a proporção, o tamanho dos objetos. Quanto maior ou menor, isso vai fazer a diferença. Perceba, também , a iluminação que aparecerá ao redor, tons mais claros costumam aparecer ao redor do que é mais relevante.

Iotti, 27/06/2011 no Zero Hora (RS)

Depende do texto para análise. Gramática aplicada Depende do texto para análise. Essa afirmação ,uma vez compreendidos os símbolos, é tida como verdadeira”. Assinale a alternativa em que a palavra apresentada não substitui adequadamente a expressão assinalada nessa frase. Como Mas Quando Se