O que é? Para que serve?. (RE)VIVER COM A MÚSICA  Projeto elaborado por: José Sousa  Unidade curricular: Seminário e Projeto  Docente: Mestre Bruno.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Relação Professor - aluno
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A TECNOLOGIA NA NOSSA VIDA
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Programa Algar Educa “Educação Integral”
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
Avaliação Institucional
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
ESPERANÇA Walter Altmann
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Gestão da Educação Infantil
Portfólio de Estágio Supervisionado
O livro didático: sua história e importância
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
TEORIAS POPULACIONAIS
Projeto Final Criação de uma Escola de Música tendo como fundo uma
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Atuais Propostas Curriculares.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
História nas atuais propostas curriculares
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Conferência Municipal de Educação
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Autores: Silvane Tortelli Zeferino Passos Guarrezi Junior.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Projeto: NÓS PROPOMOS Centro Recreativo de Lagares Trabalho realizado por: -Adriana Pereira,nº1 -Ana Vieira,nº2 -Martinha Ribeiro,nº18 -Rita Soares,nº19.
A música em grupo como fator de motivação para a educação musical junto de jovens entre os 10 e os 15 anos.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Ciências Naturais 9.º ano
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Considerações iniciais
Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1.
Envelhecimento Tarsila Cunha.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
O papel pedagógico do órgão gestor
Termo de Terminalidade
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

O que é? Para que serve?

(RE)VIVER COM A MÚSICA  Projeto elaborado por: José Sousa  Unidade curricular: Seminário e Projeto  Docente: Mestre Bruno Amaral  Aluno nº:  Ano: 3º de Educação Musical  Ano letivo: 2011/2012

Introdução  Ser idoso é antes de mais, um resistente contra as atrocidades da vida; tanto de saúde, como económicas, politicas e até mesmo culturais.  Idoso é aquele que deu muito ao longo da vida, sem saber se algum dia iria ser retribuído.

Caracterização do meio  Conselho de Penafiel  Constituído por trinta e oito freguesias  Vale do Sousa, Douro e Tâmega  Agricultura bastante boa  Vinha  Pastorícia  Rota do românico

A cultura em Penafiel  Associações, Bandas, Folclore, etc.  Existem cerca de 100 associações  Grupos de teatro  Associações para o desenvolvimento das Respetivas freguesias  Grupos de escuteiros  Bandas musicais  Grupos de jovens

A cultura em Penafiel  Centros sociais e culturais  agrupamentos musicais  Ranchos folclóricos  grupos corais  associações de bombeiros  outras de carater variado (futebol )

Caraterização da Freguesia de Figueira  406 habitantes (Censos 2011)  Documento histórico que denomina a Santa padroeira como Santa Marinha de Figueira

Caraterização institucional  Constituída em 10 de Março de 1994 e iniciou atividade em 10 de Maio de 1996 (IPSS) “Determina na prossecução do seu objetivo primordial, o de requalificar a vida da comunidade, a nossa instituição assume-se, atualmente, como importante agente social…” (presidente da instituição, Sr. Angelo Guedes ) A Associação para o Desenvolvimento de Figueira

Contextualização Teórica Envelhecimento demográfico A Europa sofre de um papy-boom como lhe chama Robert Rochefort (Veríssimo,2002), em oposição ao babu-boom das décadas de 50 e 60. Diminuição da Mortalidade A 3º idade no Concelho de Penafiel e no Mundo

Contextualização Teórica  Estilo de vida : Idade Cronológica Idade Jurídica Idade Física e Biológica Idade Psicoafectiva Idade Social

Contextualização Teórica  Conceito de Idoso: Anos-idoso (entrada reforma 65 anos) Anos - velho + 90 Anos -muito velho  ONU 3º idade (último quarto de vida)  UE optou pelo termo sénior (+ 50 Anos)  Outros definem que a idade depende de cada pessoa

Metodologia O que é o professor, na ordem das coisas? (Ruben Alves,27) “Talvez que um professor seja um funcionário das instituições que gerenciam lagoas e charcos, especialista em reprodução, peça num aparelho ideológico de Estado. Um educador, ao contrário, é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos”

O Século XXI e o paradigma de aprendizagem ao longo da vida Segundo Tony Stevenson “Quando examinamos de mais perto a conversação como meio de estudar o futuro, mesmo de o criar(…) ela é então utilizadas como uma metodologia de substituição, para analises teóricas ou para processos participativos com vista à mudança”

A Música como propiciadora de condições favoráveis a uma boa adaptação ao processo fisiológico do envelhecimento “A música acompanha cada homem desde antes de seu nascimento até o momento em que morre” (Barcelos,1992)

Ação a ser desenvolvida pelo projeto  Formação de um grupo de Cantares populares;  Implementação de alguns instrumentos musicais.

Inquérito realizado junto dos Idosos  Gostam de música?  Como se sentem nos dias de atividade musical?  E se a música acabasse ?

Implementação do Projeto no terreno  Recordar canções da sua infância  Brincar com estas canções lembrando-os do seu passado  Ensinar a todos

Meios de divulgação  Apresentação através da Câmara  Apresentação direta nas instituições   Através da atuação com instituições que já pratiquem este projeto

Infraestruturas e materiais necessários  Sala  Instrumentos

Orçamentação  Despesa mensal com o professor  Possíveis instrumentos a adquirir

Considerações Finais Tendo em conta que este projeto já se encontra em vigor, podemos concluir que o sucesso é muito bom.

FIM