Programa “Juventude em movimento”. Agenda I.Apresentação do programa “Juventude em movimento” - YABT Atividades realizadas Apresentação de depoimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Advertisements

Ajudar pessoas e negócios em todo o mundo a realizar seu pleno potencial.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAPA
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Apresentação do Projeto
The William Davidson Institute (WDI) Andréa Shpak Coordenadora da Aliança de ONGs, WDI.
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Encostas da Serra Geral
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
the Americas / Migração Américas Boletim de notícias sobre migração nas Américas Programa de Migração e Desenvolvimento (M i DE)
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
IPO AMÉRICAS SISTEMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO (KMS)
DELTAMERICA Desenvolvimento e Implementação de Mecanismos para D isseminar E xperiências e L ições Aprendidas em Gestão Integrada de Recursos Hídricos.
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Defesa Civil, Proteção Civil
20 de outubro de 2009 Projeto: Educação para crianças e jovens migrantes Escritório de Educação e Cultura.
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA INTERAMERICANO PARA A PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS MIGRANTES, INCLUINDO OS TRABALHADORES MIGRANTES E SUAS FAMÍLIAS.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
BANCO DE DADOS DE ESTRUTURAS JURÍDICAS, REGULAMENTOS, POLÍTICAS E PROGRAMAS DE MIGRAÇÃO NAS AMÉRICAS.
O Processo de Revisão da OEA: Modelos para novas resoluções Exposição de Pierre Giroux Missão Permanente do Canadá junto à OEA março de 2010 Preparada.
Grupo Informal de Trabalho CEAM 5 de março de 2010.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Lycia Lima – Banco Mundial. 2 3  Os artigos que compõe este livro foram apresentados na Quinta Conferência Anual da Rede realizada em Bogotá, Colômbia,
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial
 .
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Programa de Ação Integral contra Minas Antipessoal Relatório da Comissão de Segurança Hemisférica 26 de março de 2015 AICMA Departamento de Segurança.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio COMIGRAR Etapa Nacional será em maio de 2014 em São Paulo 1.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Comitê Interamericano contra o Terrorismo CICTE 1999 – principal foro para que os governos dos Estados membros promovam a cooperação nacional, regional.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
REUNES - Reunião Universitária de Empreendedorismo e Responsabilidade Social.
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Proposta de planejamento estratégico 55ª Legislatura 1.
GOAL BELO! 2014 Atração de Investimentos e Promoção Comercial Copa do Mundo 2014.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
A INDÚSTRIA NO BRASIL. Meios de transporte no Brasil.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Programa “Juventude em movimento”

Agenda I.Apresentação do programa “Juventude em movimento” - YABT Atividades realizadas Apresentação de depoimentos gravados em vídeo Plano de ação II. “Migração juvenil na América Latina e no Caribe”. Exposição da especialista internacional em migração, pobreza e desenvolvimento social, Doutora Ana Roldan III. Sessão de perguntas e respostas

Introdução A organização Jovens Empresários das Américas (YABT na sigla em inglês), ONG internacional que coopera com a Organização dos Estados Americanos (OEA) na promoção do aperfeiçoamento de jovens empreendedores mediante programas e projetos nas áreas de liderança e articulação, treinamento, tecnologia e parcerias estratégias, desenvolve o componente: “Juventude em movimento”

Mandato Resolução AG/RES (XXXIX-O/09) “A Comissão aprofundará o trabalho que vem realizando na área da migração infantil e juvenil, para o que encarregará a Secretaria Técnica de apresentar as realizações e atividades do programa “Juventude em movimento”, executado pelo Fundo para Jovens Empresários das Américas.”

I. “Iniciativas para incentivar o desenvolvimento local e promover o acesso dos jovens que estejam em vias de emigrar aos mercados internos”, do Programa de Migração e Desenvolvimento da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Integral (SEDI). O Programa Migração e Desenvolvimento tornou-se possível graças ao apoio da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA).

Componentes 1.- Diagnóstico de condições e razões por que os jovens migram, por meio da identificação e localização das organizações que atuam nos campos da juventude e migração. 2.- Compilação e documentação de estudos de caso nacionais e internacionais, resultados e melhores práticas no tema migração juvenil, a fim de estabelecer estratégias bem-sucedidas e aumentar a cooperação internacional, mediante a formulação de um plano de treinamento em habilidades para jovens. 3.- Plano de ação para aumentar a participação de jovens migrantes em programas atuais, por meio da criação de novos programas, e divulgar ferramentas de organizações que trabalham com jovens.

Atividades realizadas Diagnóstico e identificação de estudos de caso. As seguintes atividades foram projetadas para possibilitar a coleta de informações no tema migração juvenil: estudo regional; mesa de discussão; grupos focais; videoconferência internacional “Migração juvenil na América Latina”; workshop piloto no México: “Desenvolvimento de habilidades gerenciais em jovens migrantes”; identificação de organizações que trabalham com jovens migrantes, programas e casos bem-sucedidos.

Atividades realizadas Mesa de discussão “Migração juvenil” – realizada no Fórum de Jovens das Américas em Port of Spain, Trinidad e Tobago, como evento oficial, anteriormente à Quinta Cúpula das Américas. Peritos no campo da migração foram colocados em contato com mais de 300 jovens participantes que se reuniram para discutir e debater os temas da Quinta Cúpula e outros temas que consideram relevantes, como a migração. Os jovens aprovaram e apresentaram a Declaração da Juventude de Port of Spain no Diálogo entre os Ministros das Relações Exteriores e atores sociais.

Atividades realizadas Consultas focais Aplicadas a jovens em vias de migrar, com potencial empresarial. Até o momento, essas consultas foram realizadas na Colômbia, Guatemala, México e Nicarágua. Nosso objetivo é expandi-as a todos os Estados membros da OEA. Grupos de amostra: Colômbia Destino: Espanha, Estados Unidos, América do Sul Motivos: Oportunidades acadêmicas Guatemala Destino: Estados Unidos Motivos: Oportunidades de trabalho México Destino: Estados Unidos Motivo: Geração de remessas

Atividades realizadas Identificar organizações que desenvolvam iniciativas ligadas à migração e ao empreendimento com jovens e que, por seu trabalho nessa área, tornem-se parceiros potenciais numa segunda fase do programa. Foi formulada e divulgada uma consulta virtual que serve não somente para captar os dados dessas organizações, mas também, de acordo com sua experiência, identificar os campos de ação que mostraram-se efetivos no trabalho com jovens migrantes. Espanhol Inglês Até esta data 27 organizações registraram-se e mostraram interesse nessa iniciativa, inclusive a OIM, a FLACSO, a Fundação Kellogg, ONGs comunitárias e organismos governamentais.

Atividades realizadas Videoconferência internacional “Migração juvenil na América Latina” 4 de agosto de 2009 Reuniu jovens e especialistas no tema migração, provenientes do Equador, Colômbia, México, Panamá e Estados Unidos. Proporcionou um diálogo virtual por quase três horas em que os participantes falaram de suas experiências e realidades. Foram apresentados programas de apoio ao emprego temporário, ao investimento produtivo e ao migrante que retorna ao país.

Atividades realizadas Curso piloto: " Capacitação de jovens migrantes " De 31 de agosto a 4 de setembro de 2009, México O YABT realizou um workshop de desenvolvimento de habilidades gerenciais destinado a jovens migrantes ou em vias de migrar. Trinta e sete participantes do norte, centro e sul do país capacitaram-se em temas relacionados à criação de empresas. Resultado: – todos os participantes concordam em que o empreendimento é uma alternativa que se contrapõe ao desejo de migrar; – os conhecimentos adquiridos podem ser utilizados no investimento produtivo das economias dos migrantes que retornam a suas comunidades de origem.

Estudos de caso Argentina: Mendoza empreende – promove o contato entre a diáspora argentina nos Estados Unidos e jovens empreendedores em Mendoza, Argentina. Equador: Fundo el Cucayo, fundo de incentivo da Secretaria Nacional do Migrante do Equador, que concede capital semente (recursos não reembolsáveis) a pessoas que decidam retornar ou que já tenham voltado ao país, para investimento produtivo em microempresas.

Depoimentos de jovens migrantes

P lano de Ação: Juventude em movimento 2 Em resposta aos problemas já apresentados, o YABT propõe um plano de ação em três vertentes: 1.Divulgação de informações, dos resultados e dos estudos conduzidos até esta data, com o objetivo de conscientizar quanto aos problemas enfrentados pelos jovens e a urgência de se atuar nessa área. 2.Criação de oportunidades locais para jovens em vias de migrar e acesso a mercados. Capacitação em criação de empresas. Investimento produtivo dos recursos economizados pelos migrantes durante a permanência no exterior. 3.Construção de uma rede de colaboração na área da migração e da empresariabilidade, com colaboradores técnicos e doadores. Esta proposta será distribuída em versão impressa aos Estados membros com vistas à obtenção de apoio para sua viabilização.

Exposição “Situação regional da migração juvenil” Por: XXXXXX