Dep. Ciências Contábeis (UFPE) Dep. Sistemas de Informação (UMinho)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Planejamento, Programação e Controle da Produção MRPII/ERP, 4a Edição © Editora Atlas, São Paulo S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations.
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Contabilidade Sistemas de Informação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação

Sistema ERP.
Sistemas de Informação
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
LOGÍSTICA Grupo 97..
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
ERP CIGAM Sistema integrado de gestão empresarial
ERP - Enterprise Resource Planning
SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.
Uniasselvi – Educação a Distância
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Gildo de Almeida Leonel
Arquitetura Cliente /Servidor
Tecnologia da Informação
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
TRABALHO DE CONTROLADORIA
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
ERP.
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
Planejamento e Responsabilidade Social
Os paradigmas do uso da informática nas empresas década de 50: mainframe Um grande computador centralizado, ao qual os usuários se dirigem (fisicamente)
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Integração de Ferramentas CASE
ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
Equipe Prof. Henrique Freitas
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
Business Intelligence
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Sistemas de Informações Gerenciais
Disciplina: Controladoria
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Ana Cláudia Feliciano Abreu Jonas Brito Maicon Ribeiro Marcelo Carvalho Marcelo Farias Marcos Rozzeto Pablo Alves Silvana Torres GESTÃO DO CONHECIMENTO.
1 ERP Enterprise Resource Planning. 2 ERP Com o avanço da TI as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Em.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
 Trabalho realizado por:  Francisco de Assis Marinho Lanza;  Simone Martins Rodrigues;  Tânia Moraes Nascimento da Fonseca.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
Contabilidade Gerencial
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

Dep. Ciências Contábeis (UFPE) Dep. Sistemas de Informação (UMinho) Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Aldemar A. Santos Dep. Ciências Contábeis (UFPE) Claus Kaldeich Dep. Sistemas de Informação (UMinho) Eduardo Dória Silva Luiz Gustavo Cordeiro

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Tópicos 1 Introdução 2 Os sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) 3 O sistema integrado SAP R/3 4 A utilização do Sistema SAP R/3 na área contábil-financeira 4.1 Módulos do software 4.2 Módulos contábeis-financeiros 5 Conclusões 6 Discussões

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Introdução Elementos conceituais de sistemas integrados de gestão empresarial, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ... A importância da gestão dos dados (banco de dados) em virtude do aumento da complexidade em função de exigências cada vez maiores de mais dados e informações exatas. Os componentes contábeis-financeiros e de custos (módulos FI/CO) do sistema SAP R/3, responsáveis por controles, cálculos e mensurações de custos/lucro de produtos. Algumas questões nas empresas sobre aplicações do sistema SAP R/3 relacionadas ao FI/CO que podem ajudar na busca de soluções. Conclusões / Discussão

Parte 1 – Coneitos e definições Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Parte 1 – Coneitos e definições Sistemas ERP Integração é a ligação conjunta de informação e processos de setores distintos da organização, que pode ocorrer entre diferentes funções ou entidades operacionais [Davenport 1998]. Um sistema ERP implementa a integração de informação e processos do negócio., que representa as atividades da organização. Uma transação em um sistema ERP é um conjunto de processos instantâneos que atualizam outros processos, de forma automática. Um software ERP permite que diferentes unidades da organização tenham acesso a informações de diferentes transações do negócio. Os ERPs podem produzir benefícios quantitativos e qualitativos, tais como, maior produtividade, eficiência, satisfação do usuário/cliente, rapidez de tomada de decisão, redução de custos, controle gerencial, inovação tecnológica (Holland 1999; Esteves, Carvalho e Santos 2002).

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Sistemas ERP Convergência. Necessidade de um ou mais módulos implementar convergência de dados dos demais módulos / sub-módulos. Unicidade de funções, operações, processos. Qual o nível aceitável de redundância de funções, operações, processos e que módulos executarão essas ações? O que consiste a padronização de processos de negócios ... Partilha dos dados. Critérios de determinação sobre que módulos podem fazer operações sobre dados e como esses são partilhados no ERP. Integridade e confiabilidade de bases de dados. Que operações devem iniciar e terminar transações sobre base de dados de forma a manter a integridade dos dados/informação?

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Sistemas ERP Visões. Possibilidade de extrair, combinar e apresentar diferentes partes dos dados de varias bases de dados da organização. Interação e portabilidade. Representa interfaces, comunicação e processos entre sistemas heterogêneos para intercâmbios com outras plataformas de sistemas /dados. Flexibilidade. Que custo gera a adaptação de um sistema a mudanças de realidades organizacionais, fiscais, econômicas, mercadológicas, sociais, etc. Eficiência, coerência, utilização. Refere-se aos tempos de respostas do sistema (recursos de rede de dados, servidor, cliente, etc.).

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Conceito de integração / processos

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Conceito de execução de processo sobre base de dados integrada Dados #1 Dados #4 Dados #3 Dados #2 Convergência de dados Visão de um processo envolvendo módulos diferentes. Por exemplo: cáculo de custos de produto Processo

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Estrutura conceitual de sistema ERP

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Estrutura de sistema ERP Unid. Org. 1 Unid. Org. 2 … Unid. Org N Transferência de dados Informações / Decisões Sistema de Gestão / Nível de Decisão Sistema Integrado de Gestão ERP Predominância do ERP

Parte 2 – Elementos de software ERP Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Parte 2 – Elementos de software ERP Arquitetura em camadas Cliente / Servidor do sistema SAP R/3 Camada de Banco de dados: leitura / gravação de dados de aplicações Camada de Aplicação: entrada e saída de dados de usuários Camada de Apresentação: comunicação com o usuário

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Principais ferramentas do sistema SAP R/3   Dicionário de dados e objetos. Biblioteca de programas reutilizáveis e módulos de funções especiais (Remote Call Function, que podem ser utilizadas em interações com o Access, Excel, Lotus, OLE e outros recursos de software). Programas utilitários para acesso a dados, programas de comunicação e interfaces gráficas.

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Principais ferramentas do sistema SAP R/3   Recursos para desenho de telas por usuários (screen painter). Facilidades de cesso a bases de dados por meio de comandos SQL. Repositório central R/3 para armazenamento de objetos ABAP/4 (módulos, telas, dicionário, modelos de dados, autorizações de acesso). Ferramentas de teste de programas ABAP/4 (podem não alterar as bases de dados reais).

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Principais módulos do sistema SAP R/3 AM (Asset Management): Gestão de ativos fixos SD (Sales and Distribution): Vendas e distribuição MM (Materials Management): Gestão de materiais PP (Production Planning): Planejamento da produção PS (Project Systems): Gestão da manutenção IS (Industry Specific Solutions): Soluções setoriais QM (Quality Management): Gestão da qualidade PM (Pant Maintenance): Gestão de projetos WF (Workflow Management): Comunicação da informação FI (Financial Accounting): Contabilidade financeira CO( Controlling): Gestão de custos/lucros QM PM HR SD MM PP SISTEMA R/3 CLIENTE / SERVIDOR (ABAP/4) FI CO AM PS WF IS

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Módulos contábeis-financeiros: Contabilidade Financeira (FI) e Controlling (CO)

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Relacionamento dos módulos FI-CO Contabilidade Financeira (FI) Enfoque contábil-financeiro: Empresa Áreas de negócios Contabilização de ativos Controlling (CO) Enfoque custo- rendimento: Centros de custos Custos de produto Margem de lucro Projetos Reconciliação de resultados

Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Método ABC (Activity-Based Costing) cálculo de custos / lucros (FI) Dados contábeis-financeiros Centros de Custos Custos de produtos Processos, Atividades

Conclusões Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Conclusões Níveis de benefícios e valor acrescentado de sistema ERP.

Conclusões Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Conclusões Muitas necessidades são implementados nos ERPs, outras não, porque a inclusão de estruturas de todo o negócio inviabilizariam os produtos, tecnicamente e comercialmente (exemplo: o projeto da IBM que precedeu o SAP R/1). Elementos do SAP R/3 foram apresentados para ilustrar funcionalidades e potencialidades dos ERPs, principalmente, em relação aos módulos FI/CO de gestão de dados contábeis-financeiros. Os aspectos teóricas sobre os quais se baseiam os sistemas ERP são importantes à arquitetura dos produtos: ajudam a explicar 'filosofais e modelos' que estão embutidos nestas ferramentas de software.

Conclusões Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Conclusões Em relação à convergência, os módulos FI/CO são os principais componentes dessa função no SAP R/3, pois concentram dados dos processos de toda a organização. Aplicações de monitoração, simulação e controle do CO, supridas com dados do FI mais informações externas permitem estabelecer fortes mecanismos de controle funcional nas empresas, o que ajuda o trabalho de empregados e gestores. Logo, o FI/CO são instrumentos essenciais de apoio à gestão do negócio.

Conclusões... Fim Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos Conclusões... Fim Sistemas ERP estão mudando a tecnologia das organizações e as próprias relações comerciais. O foco de sistema ERP pode levar a empresa pensar no redirecionamento do negócio. Pode ajudar a empresa a tornar-se mais competitiva e assim responder melhor às pressões do mercado, descobrir oportunidades, flexibilizar configurações de produtos, reduzir estoques e fortalecer relações comerciais com acionistas, clientes e fornecedores (Sweat, 1998).

DISCUSSÃO ... NOTA: Sistemas ERP: Um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos DISCUSSÃO ... NOTA: Este artigo foi incluído como o Cap. 6 do livro INFORMÁTICA NA EMPRESA, Editora Atlas, 3a. Edição, 2003.