PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Comissão de Educação dos Profissionais
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Transversalidade dos Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
ESPORTE E LAZER PPA
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Universidade Federal de Pernambuco
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Diretrizes para os Institutos Federais
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
OBJETIVO INSTITUCIONAL Nº 13 Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Miriam E. M. Angelucci Coordenadora de Assistência Estudantil.
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Universidade Federal de Pernambuco
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
Sobre o Edital Mais Cultura:
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Projeto Técnico do Centro de Apoio Local à Extensão Universitária Responsáveis: Mariângela Spotti Lopes Fujita 1 Marcelo Fernandes de Oliveira 2 Daniel.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
UFLA( Universidade Federal de Lavras) Lavras - MG Inscrições - 31/05 à 16/06 ; R$ 80,00 Isenção – 31/05 à 06/06 Prova – 18/07 Locais de prova – Lavras,
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Campina Grande Outubro 2015
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
CRIAÇÃO DO NASF.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Ministério da Educação Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – PROAE REGULAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
REUNE E O NOVO DESENHO PARA A. DIRETRIZES-DECRETO 6.096/07 Reduzir taxas de evasão, ocupar e aumentar vagas (noturno); Ampliar a mobilidade; Revisar a.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL Pró-Reitoria Estudantil PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS

Inclusão e Permanência PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Inclusão e Permanência

Inclusão e Permanência PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Inclusão e Permanência Finalidade: Apoiar a inclusão e a permanência com qualidade no percurso universitário, visando ao atendimento do direito à Educação Superior a alunos oriundos das classes populares. Plano Justificativa Atividades Criação do Sistema de Informatização do Atendimento ao Estudante / SIAE Disponibilizar uma base de dados atualizada sobre a vida acadêmica e sócio-econômica da comunidade universitária para viabilizar o planejamento e avaliação das ações propostas. 1. Fornecimento de indicadores acadêmicos e sócio-econômicos de planejamento, acompanhamento e avaliação.

Inclusão e Permanência PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Inclusão e Permanência Finalidade: Apoiar a inclusão e a permanência com qualidade no percurso universitário, visando ao atendimento do direito à Educação Superior a alunos oriundos das classes populares. Plano Justificativa Atividades Criação do Projeto Universitário de Inclusão Digital Propor um conjunto de ações qualificadas para promoção da Inclusão Digital no âmbito da comunidade estudantil. 1. Manutenção do laboratório de informática da RUA; 2. Apoiar cursos para uso acadêmico; 3. Montar estação digital no NDI para a Educação Infantil; 4. Apoiar a instalação de tecnologia assistiva na RUA e nas bibliotecas.

Inclusão e Permanência PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Inclusão e Permanência Finalidade: Apoiar a inclusão e a permanência com qualidade no percurso universitário, visando ao atendimento do direito à Educação Superior a alunos oriundos das classes populares. Plano Justificativa Atividades Programa de Residência Universitária da UFAL / PRU Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio às necessidades de moradia de alunos carentes da UFAL. 1. Processo seletivo e acompanhamento dos residentes; 2. Manutenção e melhoria da residência.

Inclusão e Permanência PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Inclusão e Permanência Finalidade: Apoiar a inclusão e a permanência com qualidade no percurso universitário, visando ao atendimento do direito à Educação Superior a alunos oriundos das classes populares. Plano Justificativa Atividades Programa de Gestão do Restaurante Universitário da UFAL / PGRU Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio às necessidades alimentares dos alunos da UFAL, através da gestão do Restaurante Universitário. 1. Aquisição de alimentos; 2. Manutenção e melhoria das instalações; 3. Aquisição de utensílios; 4. Atendimento aos alunos do Restaurante e da Residência; 4. Planejamento para ampliação nos campi do interior.

Inclusão e Permanência PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Inclusão e Permanência Finalidade: Apoiar a inclusão e a permanência com qualidade no percurso universitário, visando ao atendimento do direito à Educação Superior a alunos oriundos das classes populares. Plano Justificativa Atividades Programa Universitário de Prevenção e Assistência Médica e Odontológica da UFAL / Pró-Saúde Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio às necessidades dos alunos da UFAL. 1. Ações educativas e preventivas para a manutenção da saúde mental e física dos alunos; 2. Apoio psico-pedagógico; 3. Apoio ao Núcleo de Atendimento a Portadores de Dependência Química / NEADEQ;

Inclusão e Permanência PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Inclusão e Permanência Finalidade: Apoiar a inclusão e a permanência com qualidade no percurso universitário, visando ao atendimento do direito à Educação Superior a alunos oriundos das classes populares. Plano Justificativa Atividades Programa Universitário de Prevenção e Assistência Médica e Odontológica da UFAL / Pró-Saúde (continuação) Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio às necessidades dos alunos da UFAL. 4. Apoio à criação e manutenção de grupos de reconhecimento (fumantes, diabéticos); 5. Apoio a Comissão Permanente para Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito da UFAL.

Apoio ao Desempenho Acadêmico PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Apoio ao Desempenho Acadêmico

Apoio ao Desempenho Acadêmico PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Apoio ao Desempenho Acadêmico Finalidade: Incentivar o desempenho acadêmico, articulando atividades de ensino, pesquisa, extensão e assuntos estudantis, construindo parcerias institucionais na Universidade. Plano Justificativa Atividades Programa Institucional de Bolsas de Estudo e Trabalho da UFAL Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio aos bolsistas universitários da PROEST/UFAL. 1. Chamada, processo seletivo, acompanhamento e avaliação dos bolsistas; 2. Elaborar e propor as diretrizes do Programa, inclusive prevendo uma cota para inclusão de bolsistas portadores de deficiência;

Apoio ao Desempenho Acadêmico PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Apoio ao Desempenho Acadêmico Finalidade: Incentivar o desempenho acadêmico, articulando atividades de ensino, pesquisa, extensão e assuntos estudantis, construindo parcerias institucionais na Universidade. Plano Justificativa Atividades Programa Institucional de Bolsas de Estudo e Trabalho da UFAL (continuação) Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio aos bolsistas universitários da PROEST/UFAL. 3. Estabelecer vínculos de parceria com as unidades acolhedoras dos bolsistas para a qualificação acadêmica e técnica dos mesmos.

Apoio ao Desempenho Acadêmico PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Apoio ao Desempenho Acadêmico Finalidade: Incentivar o desempenho acadêmico, articulando atividades de ensino, pesquisa, extensão e assuntos estudantis, construindo parcerias institucionais na Universidade. Plano Justificativa Atividades Programa de Apoio à Maternidade e à Infância da UFAL / Pró-Infância Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio às necessidades aos pais universitários da UFAL. 1. Manutenção e melhoria do Núcleo de Desenvolvimento Infantil / NDI; 2. Aquisição de gêneros alimentícios e equipamentos para o NDI; 3. Ações educativas para o pré-natal e cuidado de recém-nascidos; 4. Plano de exames e vacinação de gestantes e crianças.

Apoio ao Desempenho Acadêmico PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Apoio ao Desempenho Acadêmico Finalidade: Incentivar o desempenho acadêmico, articulando atividades de ensino, pesquisa, extensão e assuntos estudantis, construindo parcerias institucionais na Universidade. Plano Justificativa Atividades Programas de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais / Pró-Especial Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio aos estudantes universitários com necessidades especiais. 1. Ações educativas e preventivas para a conscientização da comunidade; 2. Promoção da Semana do Especial;

Apoio ao Desempenho Acadêmico PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Apoio ao Desempenho Acadêmico Finalidade: Incentivar o desempenho acadêmico, articulando atividades de ensino, pesquisa, extensão e assuntos estudantis, construindo parcerias institucionais na Universidade. Plano Justificativa Atividades Programas de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais / Pró-Especial (continuação) Conjunto de atividades sistematizadas e integradas para o apoio aos estudantes universitários com necessidades especiais. 3. Apoio à criação de grupos de reconhecimento dos especiais; 4. Apoio para Projetos Inclusivos como audioteca, sala especial, cursos, coral, grupos de teatro, atividades desportivas etc.

Promoção da Cultura, do Lazer e do Esporte PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Promoção da Cultura, do Lazer e do Esporte

Promoção da Cultura, do Lazer e do Esporte PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Promoção da Cultura, do Lazer e do Esporte Finalidade: Apoiar o acesso à difusão e o incentivo à promoção das manifestações artístico-culturais e de educação esportiva, recreativa e de lazer. Plano Justificativa Atividades Plano Universitário de Cultura, Esporte e Lazer Definição de linhas prioritárias para a promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer entre os estudantes universitários da UFAL. 1. Realização da Semana do Fera; 2. Realização do Festival Universitário de Música da UFAL; 3. Promoção de Concurso para produção da escultura da Paz;

Promoção da Cultura, do Lazer e do Esporte PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Promoção da Cultura, do Lazer e do Esporte Finalidade: Apoiar o acesso à difusão e o incentivo à promoção das manifestações artístico-culturais e de educação esportiva, recreativa e de lazer. Plano Justificativa Atividades Plano Universitário de Cultura, Esporte e Lazer (continuação) Definição de linhas prioritárias para a promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer entre os estudantes universitários da UFAL. 4. Promoção dos Jogos Internos da UFAL (Maceió e Arapiraca); 5. Promoção dos Jogos Universitários Alagoanos (JUA’s); 6. Apoio ao JUB’s.

Assuntos de Interesse da Juventude PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Assuntos de Interesse da Juventude

Assuntos de Interesse da Juventude PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Assuntos de Interesse da Juventude Finalidade: Apoiar e promover ações e eventos acompanhando linhas temáticas de interesse da juventude na UFAL e na sociedade. Plano Justificativa Atividades Plano Universitário de Promoção de Temas Transversais Estabelecer como prioridades o apoio a atividades e eventos ligados à orientação profissional, pluralidade étnico-cultural, prevenção a fatores de risco, meio ambiente, política, ética e cidadania, saúde, sexualidade, necessidades especiais e dependência química. 1. Apoiar o Congresso Universitário; 2. Apoiar a produção de sites e material impresso, sonoro e áudio-visual educativo para a comunidade universitária;

Assuntos de Interesse da Juventude PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS MACEIÓ Assuntos de Interesse da Juventude Finalidade: Apoiar e promover ações e eventos acompanhando linhas temáticas de interesse da juventude na UFAL e na sociedade. Plano Justificativa Atividades Plano Universitário de Promoção de Temas Transversais (continuação) Estabelecer como prioridades o apoio a atividades e eventos ligados à orientação profissional, pluralidade étnico-cultural, prevenção a fatores de risco, meio ambiente, política, ética e cidadania, saúde, sexualidade, necessidades especiais e dependência química. 3. Apoiar seminários, fóruns, debates e mobilizações com temática de interesse sócio-econômico e político. 4. Promover o Programa Ufal em Defesa da Vida.