LÍNGUA PORTUGUESA.

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Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENAÇÃO DO PROJETO Prof. João Palma Prof. Zuleide Ferraz Garcia CRONOGRAMA DE AÇÕES COORDENAÇÃO DO PROJETO Prof. João Palma Prof. Zuleide Ferraz Garcia

PROPOSTA DE TRABALHO Orientações descentralizadas com a participação dos núcleos com foco no aprofundamento das habilidades com baixo desempenho no SARESP

FORMAÇÃO DOS NÚCLEOS 1 PCNP DE CADA UMA DAS 6 DIRETORIAS APIAÍ , SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO, SÃO VICENTE, SANTOS, MAUÁ

CRONOGRAMA 10/09 DATA PÚBLICO ALVO AÇÃO PCNP das Diretorias de cada núcleo Apresentação do projeto e plano de trabalho. Vivência de atividades Elaboração de registro (portfólio com a pauta, avaliações da O.T, fotos, exemplos de atividades) para enviar ao responsável pelo Núcleo de formação

2ª AÇÃO DATA PÚBLICO ALVO AÇÃO 10/09 ATÉ 05/10 PROFESSORES coordenadores e professores de LÍNGUA PORTUGUESA DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS ( Convocação pela Res. 61) Apresentação do projeto e plano de trabalho. Vivência de atividades

3ª AÇÃO 10/10 PCNP do Grupo das Escolas Prioritárias DATA PÚBLICO ALVO AÇÃO 10/10 PCNP do Grupo das Escolas Prioritárias Devolutiva para o Grupo das escolas prioritárias e novas orientações

4ª AÇÃO DATA PÚBLICO ALVO AÇÃO 17/10 PCNP das Diretorias de Ensino do Núcleo Orientação sobre novos procedimentos

PLANO DE AÇÃO DE L.P. LEVANTAMENTO DAS HABILIDADES QUE OS ALUNOS MAIS TIVERAM DIFICULDADE EM DESENVOLVER, DE ACORDO COM A ANÁLISE DO SARESP 2011

As ações das Escolas Prioritárias deverão ser acompanhadas pelo trio gestor (Supervisor das escolas , Diretor de escola e Professor Coordenador)

PROPOSTA DE TRABALHO Foco no desenvolvimento das habilidades específicas e discussão de trabalho, nas ATPCs.

TEMÁTICA DAS ATPCs Basear-se nos documentos oficiais da SEE Currículo de Língua Portuguesa; Matrizes de Referência para a avaliação do SARESP; Relatório Pedagógico do SARESP 2011

Matrizes de referência para a avaliação SARESP Foi elaborada a partir da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Os conteúdos, competências e habilidades apontados na Proposta, para cada série e disciplina do currículo, indicam as bases conceituais da Matriz, o que permite saber o nível do desempenho dos alunos. Os indicadores são obtido por uma Escala de Proficiência

TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS

Escala de Proficiência Conteúdos Escala de Proficiência NÍVEIS DE DESEMPENHO HABILIDADES COMPETÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA

COMPETÊNCIAS COGNITIVAS (Página 14 até 20) GRUPO III Esquemas Operatórios Compreender Realizar GRUPO I Esquemas Presentativos GRUPO II Esquemas Procedimentais Observar

GRUPOI COMPETÊNCIAS PARA OBSERVAR Grupo ii competências para realizar Grupo iii competências para compreender

Relacionados às competências que se referem a situações de leitura TEMAS (Pág 23 até 28) Relacionados às competências que se referem a situações de leitura

TEMA 1 Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. CA1 – Interpretar textos relacionando-os ao seu contexto de reprodução e recepção CA 1.1 – Identificar esferas discursivas, suportes de circulação original, gêneros, temas, finalidade, público alvo, possíveis objetivos de produção e leitura, espaços próprios de circulação social, formas, constituintes e recursos expressivos em textos

CA1.2. Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros.

TEMA 1 – Reconstrução das condições de produção e recepção de textos TEMA 2. Reconstrução dos sentidos do texto TEMA 3. Reconstrução da Textualidade TEMA 4. Reconstrução da intertextualidade e relação entre textos. TEMA 5. Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita. TEMA 6. Compreensão de textos literários

HABILIDADES

HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS NO PLANO DE AÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

7º ANO TEMA 3 – RECONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE H13 Estabelecer relações de causa/consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo do texto (GII)

7º ANO TEMA 3 –Reconstrução da textualidade H14 – Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação (GII)

9º ANO TEMA 3: RECONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais (GII)

9 º ANO TEMA 3 : Reconstrução da textualidade H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente de uma cadeia de substituições lexicais (GII)

9º ANO TEMA 5: Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita H23: Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo,voz)

9º ANO TEMA 6: Compreensão de Textos Literários H34 – Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica (GII)

3º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA 2: Reconstrução dos sentidos do texto H10 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas (GIII)

ANTES DA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES Articular ações para troca de experiências para a elaboração da atividade e execução, de forma a considerar as sugestões dos professores e alunos; Compartilhar saberes sobre o uso dos recursos tecnológicos.

ENTREGA ATÉ DIA 03/10 Elaboração de Portfolio em CD/ROM, contendo: Pauta Avaliações Fotos Exemplos de atividades ENTREGA ATÉ DIA 03/10