Prof. Wiverson de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

NOTA PROMISSÓRIA Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
DIREITO EMPRESARIAL II
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Direito Empresarial 8ª Aula
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Unidade III – Letra de Câmbio
NOTA PROMISSORIA.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
DUPLICATA Lei n /68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disiciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 05 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO NO NOVO CODIGO CIVIL BRASILEIRO.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplia: DIEITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 7 LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL.
LETRA DE CÂMBIO.
DIREITO EMPRESARIAL II
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DATA: _____/__________/______
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
DIREITO EMPRESARIAL III
LETRA DE CÂMBIO DecRETO 2044, 31/12/1908 (LEI SARAIVA)
Prof. Wiverson de Oliveira
DIREITO EMPRESARIAL II
Prof. Wiverson de Oliveira
Unidade V – Cheque (Lei 7.357/1985)
DUPLICATA Lei n , de 18 de junho de 1968.
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
A NOTA PROMISSORIA AULA 11 CEAP – CURSO DE DIREITO
NOTA PROMISSÓRIA INTRODUÇÃO 1.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO SAQUE ACEITE AVAL VENCIMENTO PAGAMENTO
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Letra de Câmbio.
Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO. LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Juridicamente, o crédito se traduz como o direito a uma PRESTAÇÃO FUTURA, fundado, essencialmente, na CONFIANÇA e no.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
XIV DIREITO CAMBIÁRIO. TÍTULO DE CRÉDITO - “é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado” (Cesare Vivante)
Transcrição da apresentação:

Prof. Wiverson de Oliveira DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira

Nota Promissória “A nota promissória é uma promessa do subscritor de pagar quantia determinada ao sacado, ou a pessoa a quem esse transferir o título” Promessa de pagamento Sujeitos:a relação jurídica criada com a emissão de uma nota promissória comporta, em princípio, dois sujeitos principais: Subscritor (sacador, emitente ou promitente): aquele que se compromete ao pagamento de determinada quantia ao sacado ou a quem este determinar; Sacado(tomador): sujeito em favor do qual o título é originalmente emitido.

Nota Promissória Requisitos da nota promissória: artigos 75 e 76 da Lei Uniforme para ter poder como cambial Cláusula cambiária: expressa na cártula- termo “nota promissória”. - torna implícita a possibilidade de circulação do título mediante endosso; Promessa incondicional de pagar quantia certa: - não pode ser condicionada - obrigação deve ser líquida; Individualização do sacado tomador: nome, RG, CPF e número do título de eleitor ou carteira profissional, CNPJ se pessoa jurídica Individualização do sacador e sua assinatura Data do saque Local do saque: pode também ser simplesmente consignado ao lado do nome do sacador.

Nota Promissória “aos vinte e três de junho de 2011, pagarei, por esta única via de dota promissória, a ...... Ou à sua ordem, a importância de R$ 500,00. Local e data do saque, assinatura do subscritor”. Falta de data e local do pagamento – título fica á vista e pagável no local do saque

Nota Promissória Nota promissória ao portador: individualização do sacado é requisito formal do título não existe nota promissória originalmente emitida em favor do portador. Mas endossos em branco poderão ser lançados na cambial. Data e local do pagamento: requisitos dispensáveis ausentes - presume que a nota promissória deve ser paga à vista e no local do saque. ausência de um requisito formal deixa de ser cambial perde as características inerentes aos títulos de crédito só pode servir como meio de documentação de uma obrigação civil ou comercial comum.

Nota Promissória REGIME JURÍDICO DA NOTA PROMISSÓRIA. mesmo regramento jurídico da letra de câmbio- Lei Uniforme Mesmas normas relativas à constituição, exigibilidade, endosso, aval, ação cambial, pagamento, etc... Diferenças: Estrutura: a nota promissória promessa de pagamento – Letra de Câmbio – ordem de pagamento Não se aplica normas de aceite Posição do sacador: o sacador é o devedor principal da nota promissória, ocupando o mesmo lugar do aceitante na estrutura da letra (art. 78 da Lei Uniforme); Aval em branco: presume-se que foi dado em favor do subscritor da nota (art. 77 da Lei Uniforme);

Nota Promissória ENDOSSO Endosso “em branco” – sem designação do novo credor na cártula - endossante o transfere “ao portador” ou simplesmente coloca sua firma no verso da cambial Endosso “em preto” – com designação nominalmente o nome do novo credor Local onde o endosso deve ser aposto: verso da cártula - apenas assinar no anverso é considerado aval. simples assinatura verso Assinatura no verso ou anverso com termo “pague-se” Assinatura no verso ou anverso com termo “pague-se à fulano” Aval na frente

Nota Promissória AVAL Formas do aval: assinatura do avalista aposta no anverso do título e assinatura do avalista lançada no verso ou no anverso da cártula, acompanhada da expressão “em aval”, “por aval”, ou outra similar. Modalidades de aval: aval em branco - não indica expressamente o avalizado aval em preto - quando o garantido é apontado Aval em branco: presume-se que foi dado em favor do subscritor da nota (art. 77 da Lei Uniforme);

Nota Promissória REGIME JURÍDICO DA NOTA PROMISSÓRIA. Vencimento: embora não exista a figura do aceitante, a nota promissória pode ser emitida a “certo termo da vista” (art. 78 da Lei Uniforme). Na LC conta-se a partir do aceite Na NP – vencimento decorrido a partir do prazo após o visto – “trinta dias após o visto pagarei por esta via de NP....” – o portador tem o prazo de um ano a partir do saque para apresentá-la para o visto - depois dele corre o prazo estipulado.

Nota Promissória PRESCRIÇÃO art. 70 da Lei Uniforme - os prazos de prescrição: a) três anos, quando o pagamento da letra de câmbio for exigido ao Subscritor (aceitante na LC), a contar do vencimento; Protesto facultativo contra o subscritor Falência subscritor antecipa o vencimento

Prof. Wiverson de Oliveira