Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
Universidade Federal do Ceará
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
O Aluno a Distância.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Escola é o lugar de gente
CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação
A Identidade da minha Escola
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Desenvolvimento de Pessoas
Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Roteiro de observação de estágio
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Curso de Graduação em Gestão Pública
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
DAP Diretório Acadêmico do Pólo de Volta Redonda deseja as boas vindas aos novos colegas e saúda todos os presentes.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Análise crítica de dissertação Elisa Friedrich Martins GEMaTh – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma.
Prof. José Roberto Medina
SITUAÇÕES.
Universidade Federal de Itajubá
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação do Curso de Dança dezembro de 2010

1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF Retomando etapas... 1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF (quantificação de recursos físicos e recursos humanos nos diferentes setores) 2ª etapa – avaliando os setores ( planejamento, comunicação e valorização profissional) 3ª etapa – avaliando os cursos (recursos físicos, recursos humanos e currículo)

Metodologia empregada na avaliação do Curso de Dança Questionários aplicados em sala de aula com os alunos do curso (28 respondidos) Grupos focais com amostragem das diferentes etapas do curso (2 grupos, 11 alunos) Questionário aplicado com os professores do curso (6 respondidos)

Avaliação dos alunos do Curso de Dança Quadro resumo dos resultados Recursos Físicos Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 Grupo1 - Banheiros longe das aulas práticas. Ausência de chuveiros. - Deveria haver parte do campus só para Dança. - Buracos e abelhas na sala da rítmica 1. - O Som das rítmicas. - Ausência de ventiladores na ritimca2. - Chão com buracos da ritmica2. - A rítmica 2 funciona como uma sala corredor. - Não são compreendidos quando precisam utilizar som alto. - Pouquíssimo acervo na biblioteca. _ Baixa qualidade do Acervo na biblioteca. - Ausência de Xerox à noite. - Horários incertos do Bar. - Preços altos do Bar. - Ausência de RU à noite. - Banheiros mais próximos fechados à noite. - Banheiros sem papel higiênico à noite. - Não há espaço físico adequado para as aulas. - Não há sala específica nenhuma modalidade de dança. O espelho cai, a barra tem a mesma altura, não há equipamento de som apropriado. - Sala de rítmica tem cadeiras que precisam ser retiradas e recolocadas pelos alunos a cada aula. - Xerox fechado à noite.

Avaliação dos alunos do Curso de Dança Quadro resumo dos resultados Recursos Humanos Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 - Professores novos - A tentativa de alguns professores da FACED em abordar conteúdos específicos da Dança. - Espaço dado pelos professores para opinar sobre o curso (neste semestre) - Algumas disciplinas com professores mal instruídos e despreparados. - Mesmos professores em várias disciplinas. - Falta de pessoal para resolver os problemas dos computadores. - Falta de qualificação pedagógica de alguns professores (não são professores. Ex: cirurgião)

Avaliação dos alunos do Curso de Dança Quadro resumo dos resultados Currículo – 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 - Currículo mal planejado - Difícil dialogo com a Coordenadora do curso. . - Pouquíssimas cadeiras eletivas. -Pouco respeito com o curso da dança. - Aulas canceladas por causa de eventos da educação física. - Dificuldade para conseguir vagas para monitoria e horários coincidem com as aulas. Bolsas de extensão e monitoria na área de dança para alunos da EF. Currículo mal planejado, sem seqüência lógica das disciplinas. - Currículo necessita urgente de reformulação. Encaminhamentos das solicitações para os professores são repassados à COMGRAD e não há retorno. Cadeiras eletivas nos mesmos horários das obrigatórias. - Pouco respeito com o curso da dança - Nas cadeiras mais técnicas, da Educação Física, Biologia ou da área da Saúde não há espaço pra falar. - Alguns professores que faltam, chegam atrasados, liberam a turma mais cedo, não dão o conteúdo e dão B para todos os alunos. Pouco respeito com o curso da dança.

Avaliação dos alunos do Curso de Dança Quadro resumo dos resultados Currículo – 3ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 -- Não há relação teoria/prática Alguns alunos que dominam mais o conteúdo prático que o professor. - As aulas são do tipo “academia” ou “tapa buraco”. - Não há aulas sobre “como dar aulas”, somente teóricas ou práticas. - É preciso faltar às aulas para realizar coisas importantes para o curso como assistir a espetáculos, etc. - Não participam de eventos artísticos promovidos pela própria UFRGS em outros cursos. - Alguns colegas trancaram o curso para voltar quando as coisas estiverem melhores.

Avaliação dos alunos do Curso de Dança Quadro resumo dos resultados Currículo Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 - Criação do Curso de Dança - A cadeira da profª Malu, a do prof. Jair agora. - Algumas aulas boas com professores da EF. - Ter o Curso de Dança - Profª Malu excelente - FACED sem problemas Currículo muito focado a Dança contemporânea. Aulas de Ballet Clássico “modelo academia”. - Horário das aulas noturno - Informação da oferta do curso diurno, porém as aulas acontecem à noite. - Falta de comunicação entre os professores e falta de comunicação entre os professores e alunos -Falta de organização e esclarecimentos para a prática de estágio. - Aulas de metodologia insuficientes e inadequadas. - Falta de orientação para as pesquisas. Currículo muito focado no ballet clássico e na Dança contemporânea. Não há teste de aptidão para ingresso no curso. Informação da oferta do curso diurno, porém as aulas acontecem à noite. - Não há plano de curso. - Não há cronograma de algumas disciplinas. - Súmula não é seguida em algumas disciplinas. - Direitos dos alunos (plano, cronogramas, etc.) são cobrados e não são atendidos, como se fossem “favores”.

Algumas falas recorrentes... (...) a gente já ta na metade do curso mas a gente não tem nenhum norte! A gente só quer o básico! O bom é que o curso existe! A gente tem esperanças! É muita falta de respeito dos outros em relação a nós! Chegou para nós: não reclamem muito porque o curso está a perigo! Queremos uma formação de qualidade!