Conceito de Desenvolvimento Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento
Sustentabilidade Brüseke(1996) localiza os primeiros debates sobre sustentabilidade na década de 1960 e início dos anos 70. O autor cita Georgescu-Roegen.
O que é Educação Ambiental?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conservação e desenvolvimento sustentável
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Meio Ambiente e Desenvolvimento
As questões ambientais
Consciência Ambiental.
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
O Que é Meio Ambiente??.
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Educação Ambiental.
Conhecendo a Carta da Terra
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Educação Ambiental.
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
A MORAL DA PARCIALIDADE
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Sustentabilidade no Setor Social O que é Sustentabilidade e como desenvolvê-la em nossa área?
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Desenvolvimento sustentavel
Dia do Design Sustentável
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Ecologia e relações internacionais
Auditoria sobre o uso racional de recursos naturais no âmbito da Administração Pública Federal Brasília, novembro de 2010.
Desenvolvimento Sustentável
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Sustentabilidade: a natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Conceito de Desenvolvimento Sustentável Professora: Flávia Targa Martins

Sustentabilidade Relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana; a sustentabilidade atinge vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro; e para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista quatro requisitos básicos: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Sustentabilidade "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as suas".

Sustentabilidade Em 1983 foi criada pela Assembléia Geral da ONU, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - CMMAD, que foi presidida por Gro Harlem Brundtland, na época primeira-ministra da Noruega, com a incumbência de reexaminar as questões críticas do meio ambiente e de desenvolvimento, com o objetivo de elaborar uma nova compreensão do problema, além de propostas de abordagem realistas. Essa Comissão deveria propor novas normas de cooperação internacional que pudessem orientar políticas e ações internacionais de modo a promover as mudanças que se faziam necessárias (WCED, 1987, p.4).

Sustentabilidade No trabalho surgido dessa Comissão, apareceu pela primeira vez de forma clara, o conceito de "Desenvolvimento Sustentável", embora ele já estivesse em gestação, com outros nomes, desde a década anterior. O relatório “Nosso Futuro Comum”, lançado em 1987 (também conhecido como "Relatório Brundtland"), veio atentar para a necessidade de um novo tipo de desenvolvimento capaz de manter o progresso em todo o planeta e, no longo prazo, ser alcançado pelos países em desenvolvimento e também pelos desenvolvidos.

Sustentabilidade Nele, apontou-se a pobreza como uma das principais causas e um dos principais efeitos dos problemas ambientais do mundo. O relatório criticou o modelo adotado pelos países desenvolvidos, por ser insustentável e impossível de ser copiado pelos países em desenvolvimento, sob pena de esgotarem rapidamente os recursos naturais.

Sustentabilidade Surgiu, desta forma, o conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, "o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades" (WCED, 1991).

Sustentabilidade Neste conceito foram embutidos pelo menos dois importantes princípios: o de necessidades e o da noção de limitação. O primeiro trata da equidade (necessidades essenciais dos pobres) e o outro se refere às limitações que o estágio da tecnologia e da organização social determinam ao meio ambiente (WCED, 1991, p.46).

Sustentabilidade As necessidades humanas são determinadas social e culturalmente, isto requer a promoção de valores que mantenham os padrões de consumo dentro dos limites das possibilidades ecológicas. O desenvolvimento sustentável significa compatibilidade do crescimento econômico, com desenvolvimento humano e qualidade ambiental. Portanto, o desenvolvimento sustentável preconiza que as sociedades atendam às necessidades humanas em dois sentidos: aumentando o potencial de produção e assegurando a todos as mesmas oportunidades (gerações presentes e futuras).

Sustentabilidade O desenvolvimento sustentável não é um estado permanente de equilíbrio, mas sim de mudanças quanto ao acesso aos recursos e quanto à distribuição de custos e de benefícios. "é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e às aspirações humanas" (WCED, 1991, p.49].

Sustentabilidade Além de ter aumentado a percepção do mundo em relação aos problemas ambientais, a comissão de Gro Harlem Brundtland não se restringiu somente a estes aspectos. O Relatório mostrou que a possibilidade de um estilo de desenvolvimento sustentável está intrinsecamente ligado aos problemas de eliminação da pobreza, da satisfação das necessidades básicas de alimentação, saúde e habitação e, aliado a tudo isto, à alteração da matriz energética, privilegiando fontes renováveis e o processo de inovação tecnológica.

Sustentabilidade Os pontos centrais do conceito de desenvolvimento sustentável elaborados pela CMMAD e contidos no relatório Nosso Futuro Comum (WCED, 1991) e que se tornaram a linha mestra da Agenda 21: "... tipo de desenvolvimento capaz de manter o progresso humano não apenas em alguns lugares e por alguns anos, mas em todo o planeta e até um futuro longínquo. Assim, o "desenvolvimento sustentável" é um objetivo a ser alcançado não só pelas nações ‘em desenvolvimento’, mas também pelas industrializadas.”

"... atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos chaves: i) o conceito de ‘necessidades’, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade e: ii) "a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõem ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.”

"Em essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas".

A "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" - CNUMAD (mais conhecida por "Rio-92" ou "Eco-92") buscou o consenso internacional para a operacionalização do conceito do desenvolvimento sustentável. A partir desta conferência, o termo desenvolvimento sustentável ganhou grande popularidade e vem sendo alvo de muitos estudos e tentativas de estabelecimento de políticas de gestão que buscam contemplar os seus princípios centrais.”

Bibliografia SACHS, I. Ecodesenvolvimento, crescer sem destruir. São Paulo: Vértice, 1986 WCED Our common Future. Oxford: Oxford University Press, 1987.