INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

QUEM SOMOS Somos uma divisão do Grupo Pragmática totalmente voltada para o mercado jurídico. Com aproximadamente 19 anos de atuação, mais do que conhecer.
PSICOLOGIA RESPONDER:
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
What makes a leader? By Daniel Goleman Marcelo Venturini Pedro Alves
Psicologia e Ética Profissional
Estruturalismo e Funcionalismo
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Teoria das Inteligências Múltiplas
John Locke Empirismo.
MAX WEBER ( ).
Elaboração: Auto-Estima Elaboração:
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Perfil do Profissional de Segurança da informação.
O ILUMINISMO.
Empreendedorismo.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
dizendo que participou deste encontro.
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
O que é Pesquisa Científica?
A Pirataria e a Ética Informática
Behaviorismo.
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 04 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
Inteligências Múltiplas
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
para um melhor resultado
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Teorias Modernas de Gestão
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
COACHING EDUCATION.
Empreendedorismo.
EMOÇÃO.
Max Weber e as ações sociais
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Inteligência Emocional
Professor Douglas Pereira da Silva
Escola Relações Humanas
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Informática na Educação
O que é a Indústria Cultural?
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Introdução à Inteligência Artificial
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Aprendizagem: Um olhar em movimento
O cinema na vida de cada um
1.1 Ossos de Napier Os ossos de Napier é um dispositivo de cálculo de funcionamento manual criado por John Napier de Merchiston para cálculo de produtos.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Conhecimento direto e conhecimento por descrição
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL LUÍS ALFREDO VIDAL DE CARVALHO

O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA NA GRÉCIA ANTIGA, OS GRANDES FILÓSOFOS ACREDITAVAM QUE A INTELIGÊNCIA ESTAVA DIRETAMENTE LIGADA À LÓGICA. DA LÓGICA PARTIRIAM TODOS OS OUTROS ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA, COMO O RACIOCÍNIO CORRETO, A LINGUAGEM, A MATEMÁTICA, A FÍSICA, A DIALÉTICA, A POLÍTICA...

O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA NA IDADE MÉDIA, POUCO SE ACRESCENTOU AO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA DA GRÉCIA ANTIGA. AO CONTRÁRIO, A DOGMÁTICA RELIGIOSA REINANTE, TANTO NO OCIDENTE QUANTO NO ORIENTE, IMPEDIRAM NOVOS DESENVOLVIMENTOS DO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA.

O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA NA IDADE MODERNA, O ILUMINISMO NÃO ALTEROU MARCADAMENTE O CARÁTER DA INTELIGÊNCIA DA GRÉCIA ANTIGA. DESCARTES, O PAI DA CIÊNCIA MODERNA E DO RACIONALISMO, AFIRMOU QUE INTELIGÊNCIA ERA A RAZÃO PURA, DESTITUÍDA DAS SENSAÇÕES, QUE ERAM “ENGANADORAS”.

O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EDUCADO EM ESCOLAS CATÓLICAS, DESCARTES CONFUNDIU “SENSAÇÃO” COM “SENSUALIDADE”, O QUE ERA COMUM NA ÉPOCA. ABOMINANDO AS SENSAÇÕES, SOBROU APENAS A RAZÃO COMO SUBSTRATO DA INTELIGÊNCIA.

DEVIDO À SUA INFLUÊNCIA ENORME NA CIÊNCIA, ATÉ BEM POUCO TEMPO A INTELIGÊNCIA SE LIMITAVA A DEFINIÇÕES OPERATIVAS NAS QUAIS OS SENTIMENTOS ERAM ESQUECIDOS: INTELIGÊNCIA É A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM O AMBIENTE, ENTENDENDO-O E MODIFICANDO-O. CONSTRUIR CABANAS, CASAS, PONTES; MODIFICAR O RELEVO PARA CULTIVO E CRIAÇÃO; REPRESENTAR O MUNDO EM DESENHOS E NA LINGUAGEM; DESENVOLVER MECANISMOS QUE SUBSTITUAM O TRABALHO BRAÇAL DO HOMEM.

A CIÊNCIA TAMBÉM CONTRIBUIU PARA QUE O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA CONTINUASSE RACIONAL E OPERATIVO. DO PONTO DE VISTA DA NEUROCIÊNCIA, A REGIÃO CEREBRAL RESPONSÁVEL POR NOSSAS ATIVIDADES RACIONAIS É O NEOCÓRTEX. ESTA REGIÃO DO CÉREBRO É DE FÁCIL ACESSO EXPERIMENTAL E, POR ISTO, MUITO ESTUDADA. ESTES FATOS REFORÇARAM O CONCEITO DE QUE A INTELIGÊNCIA ESTAVA NA RAZÃO.

O NEO CÓRTEX

COM A EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS EXPERIMENTAIS, AS ÁREAS MAIS PROFUNDAS DO CÉREBRO PASSARAM A SER ESTUDADAS TAMBÉM. PERCEBEU-SE QUE ESTAS ÁREAS ESTÃO LIGADAS AOS PROCESSOS EMOCIONAIS E SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO O NEOCÓRTEX.

O MESENCÉFALO

NO FINAL DO SÉCULO XX, COMO RESULTADO DE VÁRIOS ESTUDOS SOBRE O CÉREBRO, SURGE O CONCEITO DE ‘MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS’: RACIONAL (MATEMÁTICA, FÍSICA, LÓGICA, ENGENHARIA); LINGUÍSTICA (ORATÓRIA, LITERATURA, DIDÁTICA); ESTÉTICA (POESIA, DESENHO, ESCULTURA, MÚSICA); AFETIVA (LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO, POLÍTICA); MOTORA (DANÇA, ESPORTES, ATUAÇÃO TEATRAL); OPERATIVA (EXECUÇÃO, ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO)

ENTENDE-SE, ENTÃO, QUE A INTELIGÊNCIA É UM TODO. VALORIZA-SE A PARTIR DAÍ: A AUTO-CONSCIÊNCIA, AUTO-CONFIANÇA, AUTO-ACEITAÇÃO; A INTUIÇÃO, EMPATIA, COMUNICAÇÃO; O LIDAR COM AS PESSOAS, SENTIMENTOS E TENSÃO.

HOJE, SE UM PROFISSIONAL DESEJA ASCENDER À LIDERANÇA, PRECISA DESENVOLVER ESTE TODO QUE É A “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”. ANTES, ESTE PROFISSIONAL PLANEJAVA, ORGANIZAVA, EXECUTAVA; HOJE, ESTE PROFISSIONAL VISUALIZA, AGREGA E MOTIVA.

VISUALIZAR PREVER NECESSIDADES FUTURAS E CRIAR OS MECANISMOS DE SUA SATISFAÇÃO ANTES DOS OUTROS.

EXEMPLO A MEDICINA EVOLUI RAPIDAMENTE; É IMPOSSÍVEL AO MÉDICO CONHECÊ-LA TODA; OS MÉDICOS SE ESPECIALIZAM CADA VEZ MAIS; NÃO SE PODE TER TODOS OS ESPECIALISTAS EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS.

PRECISAMOS INVESTIR NESTES SISTEMAS. VISÃO 1 O FUTURO DA MEDICINA É A TELÉ-PRESENÇA, O TELE-DIAGNÓSTICO, A TELE-CIRURGIA; PRECISAMOS INVESTIR NESTES SISTEMAS.

VISÃO 2 O FUTURO DA MEDICINA É A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CONTINUADA, ACESSO RÁPIDO AO CONHECIMENTO RECENTE; PRECISAMOS INVESTIR EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COM MULTIMIDIA, REALIDADE VIRTUAL, BASES GLOBAIS DE CONHCIMENTO.

EM QUAL VISÃO INVESTIR? HÁ RISCO DE ERRO; HÁ RECEIO; O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE ESTAR APTO A: CRIAR, ARRISCAR, DOMINAR SEU RECEIO.

AGREGAR MOSTRAR À SUA EQUIPE E AOS INVESTIDORES QUE SUA VISÃO DE FUTURO É SÓLIDA, OBTENDO SEU APOIO.

SURGIRÃO VISÕES OPOSTAS; CRÍTICAS ADVIRÃO; É PRECISO TER ARGUMENTOS E SENTIMENTOS SÓLIDOS; NO INÍCIO, SERÁ PRECISO FAZER SÓ, FORNECER O EXEMPLO, INSISTIR; O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE ESTAR APTO A: RECEBER CRÍTICAS, PERSISTIR, CAMINHAR SÓ EM SUA VISÃO POR ALGUM TEMPO.

MOTIVAR MANTER SUA EQUIPE INCENTIVADA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA IDÉIA, NÃO PERMITINDO A MUDANÇA DE FOCO DA VISÃO.

O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DEVE POSSUIR: AUTO-ESTIMA, ENERGIA, OTIMISMO.

O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É AQUELE QUE: CONCLUSÃO O PROFISSIONAL COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É AQUELE QUE: UTILIZA SEU CÉREBRO COMO UM TODO EM EQUILÍBRIO: RAZÃO E EMOÇÃO (NEOCÓRTEX E SUB-CÓRTEX); ÀS COMPETÊNCIAS RACIONAIS DO PLANEJAR, ORGANIZAR E EXECUTAR, DEVE ADICIONAR AS COMPETÊNCIAS AFETIVAS DO VISUALIZAR, AGREGAR E MOTIVAR;

OBRIGADO A TODOS!