FUNDAMENTOS DOS ESPORTES ______________________

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Advertisements

Trabalho de Educação Física
Nomes: Gabriela, Carolina, Rocélly e Willian Turma: 1° B
Atletismo Por Luís, 4º ano.
Capoeira.
VÔLEI DE PISCINA (BIRIBOL)
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Atletismo Rui Justo.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
O QUE SABER.
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
ATLETISMO.
Área dos Conhecimentos
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
Currículo /Educação Física
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Ginástica Aeróbica !.
Movimentos da Capoeira
Seminário II História da Capoeira.
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
Rosana Fachada Daniela Marcondes
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
ATLETISMO.
GINÁSTICA.
Movimentos de Ataque.
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Sobre a Pista de Atletismo
Pauta: Capacidades Físicas
Trabalho de Educação Física
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Footwork: A base do jogo
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
Federação Paulista de Futebol Quadro de árbitros Programação de treinamentos TREINO FÍSICO ABC 10 x 40m no máximo de velocidade rec. 1min 30seg e 15 x.
Atletismo Corrida com barreiras.
CAPACIDADE MOTORA RESISTÊNCIA
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Conteúdos PSS/PAS/ENEM
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral
REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
Aptidão Física Educação Física II.
Esportes paraolímpicos
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Lançamentos e Arremessos
Fundamentos do Voleibol
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
CAPACIDADES FÍSICAS.
Atletismo Educação Física
Reabilitação Treinamento de Força e Condicionamento
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
ALONGAMENTO.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DOS ESPORTES ______________________ Histórico, Caracterização e Regras Básicas dos Principais Esportes Coletivos JOSÉ CARLOS BISARRI

REGRAS OFICIAIS DO ATLETISMO _____________________ O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

O início de uma corrida é marcada por uma linha branca 5 cm de largura. Um atleta não pode tocar tanto a linha de início ou no chão na frente dela com suas mãos ou pés quando as marcas dele ou dela. Um atleta, após assumir uma posição de conjunto final, não pode começar seu movimento de partida depois de receber o disparo da arma. Se, no julgamento da partida, antecipar seus movimentos, considera-se uma falsa partida. A partir de 2010, qualquer atleta que fazer uma falsa partida é desclassificado.

REGRAS OFICIAIS DA NATAÇÃO _____________________ O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes: crawl (nado livre), costas, peito, borboleta. O medley é quando os quatros estilos são executados na mesma prova.

A piscina: A piscina oficial de competições mede 50 metros. Deve conter 8 raias, cada uma de 2,5 metros de largura, com um espaço suplementar mínimo de 20 centímetros ao lado das raias externas. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A temperatura de uma uma piscina oficial não deve exceder os 21º uma vez que é mais difícil a respiração se a água estiver a uma temperatura muito alta.

Provas: Provas individuais – o nadador disputa a modalidade sozinho e pode competir em estilos diferentes e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Ele pode disputar costas, peito, borboleta, livre e medley. Provas de revezamento – quatro nadadores se revezam. Há provas de revezamento em 4x100m e 4x200m para estilo livre, e 4x100m para o estilo medley.

Estilos: Estilo livre – nessa modalidade o nadador pode optar pelo estilo que preferir. O estilo livre compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Estilo costas – tem uma técnica semelhante ao crawl, exceto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina. No estilo costas compete-se em distâncias de 50m,100m e 200m. Estilo peito – o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, “puxando” a água da frente para trás e ao mesmo tempo abre e fecha as pernas também sincronizadas. O estilo bruços compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m. Estilo borboleta – o nadador está de peito voltado para o fundo da piscina, rodando os braços lateral e simultaneamente e batendo as pernas juntas. Nesse estilo compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m. Estilo medley – os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, em uma sequência que é: * Nas provas individuais: borboleta, costas, peito e crawl; * Nas provas de revezamento: costas, peito, borboleta e crawl. Há provas de medley para as distâncias de 200m e 400m em piscinas de 50m, e 100m, 200m e 400m em piscinas de 25 metros.

ANÁLISE DOS JOGOS, BRINCADEIRAS E ESPORTE, DESDE A INFÂNCIA ATÉ A VIDA ADULTA, COMO POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO E LAZER _____________________

GINÁSTICA X SEDENTARISMO X QUALIDADE DE VIDA _____________________

Ginástica acrobática Ginástica aeróbica Ginástica artística Ginástica geral Ginástica rítmica Ginástica de trampolim Tumbling Duplo-mini

CAPACIDADES FÍSICAS _____________________ FORÇA: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos. VELOCIDADE: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal. RESISTÊNCIA: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez. FLEXIBILIDADE: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.

CAPACIDADES COORDENATIVAS _____________________ RITMO: capacidade de adaptar-se a um determinado ritmo, e reproduzi-lo em movimento. LATERALIDADE: Capacidade física que utiliza a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo: mão, olho, ouvido, perna. EQUILÍBRIO: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado. COORDENAÇÃO: É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.

ARTES MARCIAIS _____________________ São sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Hoje, as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial e de defesa pessoal, também são praticadas como esporte. Exemplos: Karatê, Judô, Taikendo, Aikendo, Kung-Fu, Jiu-jitsu, Capoeira.

CAPOEIRA _____________________ A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

ANÁLISE DE JOGOS ESPORTIVOS _____________________ RENDIMENTO X QUALIDADE DE VIDA

CONHECIMENTO POPULAR X CONHECIMENTO CIENTÍFICO: FENÔMENO ESPORTE _____________________ O esporte pelo seu envolvimento emocional, em diversas regiões do mundo, ainda está inserido no que chamamos de ciência popular, que se explica momentaneamente pelos mitos, crenças, direcionamento de pensamentos diversos, tais como: imprensa, torcedores, diretores, que agem na maioria das vezes envolvidos por atitudes emotivas e explosivas que regem o calor da competição. Explicar o fenômeno esportivo na atualidade deve ser tarefa das ciências acadêmicas, que nas suas mais diversas áreas já reúnem pré-supostos teóricos fundamentados que podem ajudar o treinador a diminuir os erros na sua prática cotidiana. As leis que regem os estudos nas áreas da pedagogia, sociologia, psicologia, biomecânica, fisiologia, nutrição, medicina, EDUCAÇÃO FÍSICA e outras já estão confirmadas por inúmeros estudos, que podem auxiliar de forma decisiva na preparação do atleta moderno, desde que bem interpretada e operacionalizada na prática.

ESPORTE _____________________ MEIO DE LAZER FUNÇÃO SOCIAL RELAÇÃO COM A MÍDIA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA DOPING E RECURSOS ERGOGÊNICOS ALTO RENDIMENTO SAÚDE E PRÁTICA ESPORTIVA

APROPRIAÇÃO DO ESPORTE PELA INDÚSTRIA CULTURAL __________________________ O esporte é uma cultura e no estado de coisas atual realiza a função de cultura para massas imensas. O esporte é um fenômeno paralelo ao fenômeno cultural. Esporte e cultura procedem da mesma fonte: o lazer. Não há cultura e nem há esporte sem lazer, sem esse tempo e essa energia disponível que o trabalho deixa ao homem e com os quais pode fazer o que quiser.

APROPRIAÇÃO DA DANÇA PELA INDÚSTRIA CULTURAL __________________________ "Temos como elemento principal dos estudos do lazer a animação cultural enquanto uma intervenção pedagógica, uma tecnologia educacional que busca reverter o quadro de privatização e midialização da cultura, apresentando, discutindo e relacionando diferentes formas de arte, sejam elas populares ou eruditas" (MELO, 2003)

ESTUDO DA RELAÇÃO DA GINÁSTICA COM: __________________________ FONTE METABÓLICA GASTOS ENERGÉTICOS COMPOSIÇÃO CORPORAL DESVIOS POSTURAIS: LER e DORT

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! __________________________