SELEÇÃO E TREINAMENTO DE PROVADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE SENSORIAL A avaliação sensorial dos alimentos é função primária do ser humano, que desde a infância, de forma inconsciente ou consciente, aceita.
Advertisements

É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Análise de Resposta em Freqüência Introdução. 8. 2
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
Capítulo 2 - Derivadas No final do capítulo 1, já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando.
Rational Unified Process(RUP)
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Divida a figura a seguir em 5 partes de mesma forma e tamanho
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Algoritmos para Operações de Conjuntos AULA 19 Profa. Sandra de Amo GBC053 – BCC
Algoritmos para Projeção e Operações de Conjuntos AULA 22 Profa. Sandra de Amo GBC053 – BCC
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
Por que classificar as substâncias?
Dárlinton B. Feres Carvalho
PROPRIEDADES SENSORIAIS
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Requisitos para uma Avaliação Sensorial
Teste Sua Qualificação Profissional
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Teoria da Cor.
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
ANÁLISE SENSORIAL Métodos Sensoriais e suas aplicações
O QUE SÃO SOLUÇÕES ÁCIDAS?
Escolha uma face como superior definida
Teste Sua Qualificação Profissional Somos igual às outras empresas de consultoria: nada resolvemos e cobramos caro! Mas temos um diferencial competitivo:
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Computação Gráfica - Cor
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
O TESTE A SEGUIR CONSISTE DE QUATRO
TR DPP HIV 1/2. PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DPP- PLATAFORMA DE DUPLO PERCURSO.
TEORIA MUSICAL Iniciante
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCLassis – Depto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biociências Área de Concentração.
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Seleção, qual a melhor proposta ?
Formas de calibração 1º - Padrões externos É a forma mais utilizada de calibração. São utilizadas soluções contendo concentrações conhecidas do analito.
IUM Aula 09.
Aula 8. Classificação Não Supervisonada por Regiões
ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL
Algoritmos para Operações Binárias entre blocos SQL AULA 19 – Parte I Profa. Sandra de Amo GBC053 – BCC.
Prof. Ilydio Pereira de Sá
Funções químicas Ácidos, Bases, Sais e óxidos
TA 541 – Análise Sensorial de Alimentos
CONTROLE DA QUALIDADE.
Estatística Descritiva
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
PESQUISA EM PSICOLOGIA
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
III - Amostragem Prof. Herondino.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
V Encontro do Hotel de Hilbert Florianópolis/SC
FEATURE SELECTION. Introdução  Estudo de metodologias relacionadas a seleção de atributos  Maldição da dimensionalidade  O número de atributos do desenvolvedor.
Erros sistemáticos – viés de aferição
Exercício: Contar mentalmente um tempo de 10 segundos
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Figuras 2a e 2b mostram a sensibilidade ao contraste em função da freqüência espacial para dois observadores e três condições de teste: 1. Sensibilidade.
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Alimentos armazenados na geladeira e freezer, devem ser etiquetados
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Correlação de sinais  Correlação cruzada  Exemplo correlação  Autocorrelação  Propriedades da correlação  Exemplo.
Cores e brilho Corrosão e Proteção Anticorrosiva
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
MEDIÇÃO, CALIBRAÇÃO E VERIFICAÇÃO EM BALANÇAS
Transcrição da apresentação:

SELEÇÃO E TREINAMENTO DE PROVADORES ANÁLISE SENSORIAL SELEÇÃO E TREINAMENTO DE PROVADORES

ANÁLISE SENSORIAL A validade dos resultados na análise sensorial baseia-se na sensibilidade e capacidade dos provadores reproduzirem os seus julgamentos

ANÁLISE SENSORIAL Requisitos para compor uma equipe de provadores Devem reconhecer os quatro gostos básicos; Devem possuir boa saúde, sem infecções bucais ou nasais, não estar usando aparelhos ortodônticos ou dentaduras; Devem possuir apetite normal; Devem demonstrar capacidade em reproduzir os julgamentos; Devem possuir boa memória sensorial; f) Não devem ter aversão aos produtos em teste.

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE SENSORIAL g) Devem ter disponibilidade de tempo para realizar os testes de forma tranqüila; h) Crianças e idosos são selecionados somente para estudos específicos.

De acordo com o projeto a ser desenvolvido ANÁLISE SENSORIAL Equipe de provadores para testes discriminativos Sabor 1ª Fase Textura Odor Seleção Cor 2ª Fase Treinamento De acordo com o projeto a ser desenvolvido

ANÁLISE SENSORIAL Seleção de provadores Sabor Teste de discriminação de sabor Teste de Gosto-Intensidade Objetivo Apresentação das amostras Selecionar provadores com discriminação superior para sabores. As soluções foram servidas em copos descartáveis brancos contendo 20 mL de cada solução, codificadas com dígitos numéricos e apresentadas aleatoriamente ao voluntário. Amostras Soluções aquosas de cafeína p.a. (amargo), sacarose p.a. (doce), cloreto de sódio p.a. (salgado) e ácido cítrico p.a.(ácido) diluídas em água mineral, preparadas em duas concentrações.

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE SENSORIAL Teste Os voluntários são instruídos a provar a amostra e devem beber água entre uma e outra amostra. A medida que provam devem identificar na ficha os quatro sabores básicos e suas intensidades, utilizando os códigos. Para ser selecionado, o voluntário deve obter 100% de acertos. Avaliação do voluntário

Teste de reconhecimento de odores ANÁLISE SENSORIAL Odor Seleção de provadores Teste de discriminação de odor Teste de reconhecimento de odores Objetivo Apresentação das amostras Selecionar provadores com discriminação superior para odores. Os produtos odoríferos estarão em erlenmeyers de 50mL, inteiramente envoltos em papel alumínio e codificados. Os vinte frascos apresentarão um orifício feito no papel alumínio e uma tampa que deverá ser suspensa, por cada voluntário, no momento do teste. Alguns compostos se repetirão nos frascos. Amostras Vinte frascos com diferentes produtos odoríferos

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE SENSORIAL Teste Os voluntários são instruídos a cheirar as amostras com o intervalo de vinte segundos entre uma e outra A medida que cheiram devem descrever na ficha os odores percebidos, ao lado de cada código, tentando utilizar um termo mais descritivo ou associativo possível

ANÁLISE SENSORIAL Avaliação do voluntário Cada resposta vale: 3 pontos para identificação correta, 2 pontos para um termo associativo próximo do correto, 1 ponto para resposta errada, zero para a ausência de resposta. Para ser considerado provador da equipe o voluntário deverá obter, como média de três repetições, a soma mínima de 42 pontos, o que corresponde a 70% de acertos. Os voluntários que obtiverem valores superiores a 50 pontos apresentam maior habilidade para discriminar odor e serão os mais adequados à formação de uma equipe.

The Farnsworth-Munsell 100-Hue Test ANÁLISE SENSORIAL Cor Seleção de provadores Teste de discriminação de cor The Farnsworth-Munsell 100-Hue Test Objetivo Apresentação das amostras Selecionar provadores com discriminação superior entre matizes de cores. As amostras são numeradas na parte inferior de acordo com a seqüência de matizes Apresentadas em quatro seqüências randomizadas, exceto o primeiro e o último, tendo cada uma 15, 16 ou 17 cores Amostras Pigmentos (em pó) Cartões coloridos

Seqüência de matizes - 65 amostras ANÁLISE SENSORIAL Seqüência de matizes - 65 amostras 65 tonalidades agrupadas em quatro seqüências com gradações: verde ao amarelo (códigos 1 a 16) amarelo ao vermelho (17 a 31) vermelho ao azul (32 a 48) azul ao verde (49 a 65)

ANÁLISE SENSORIAL Teste O voluntário terá que ordenar os cartões em uma seqüência lógica (entre as duas das extremidades que são fixas), no tempo de dois minutos, marcado por cronômetro. O voluntário terá vinte segundos de descanso visual entre uma seqüência e outra, repetindo os procedimentos até a quarta seqüência.

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE SENSORIAL Ficha de registro Avaliação do voluntário Dois instrumentos de avaliação Gráfico radar A pontuação é anotada na ficha de registro onde são somadas as diferenças entre os cartões adjacentes (distância), sendo que as extremidades fixas valem cada uma um ponto. Estes pontos são somados obtendo-se o total de cada seqüência e, deste total, são diminuídas duas unidades. Para ser considerado membro da equipe, o voluntário deverá obter um total de pontos que o coloque entre a faixa estabelecida pelo líder da equipe, sendo este um teste classificatório. Teichman et al. (1999) estabeleceram que indivíduos que apresentam de 130 a 910 possuem capacidade de discriminação superior para cor. Ficha de registro

Ficha de registro do Farnsworth–Munsell 100–Hue Test ANÁLISE SENSORIAL Ficha de registro do Farnsworth–Munsell 100–Hue Test

ANÁLISE SENSORIAL Gráfico radar Ao final, são verificados os pontos de cada uma das tonalidades e estes valores são apresentados em gráfico radar. Teichman et al. (1999) estabeleceram que indivíduos que apresentam curvas traçadas entre os pontos 2 a 14 da escala possuem capacidade de discriminação superior para cor. O líder da equipe pode estabelecer o intervalo de curvas que melhor convier como, por exemplo, voluntários que apresentem curvas entre 2 a 7 pontos na escala (com uma pontuação total entre 130 e 455, que são, respectivamente, sessenta e cinco tonalidades multiplicadas por 2 e 7 pontos) Gráfico radar

ANÁLISE SENSORIAL Gráfico radar

ANÁLISE SENSORIAL Gráfico radar