Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Instituto de Computação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
O uso da internet nas escolas
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Aplicando novas ferramentas
Curso de Docência Universitária
Redes Sociais e Mídias na Educação
Ariel Levy Macaé – 2010/1 Prática VI.
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Quando falamos em aprender...
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Tecnologia e Educação.
Propor um conjunto de ações que possam ser utilizadas pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas na concepção, estruturação e implantação.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Webfólio União Educacional Minas Gerais
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
Os materiais didáticos e a aula na Educação a Distância: por uma integração de discursos e práticas Eucidio Arruda Coordenador do curso de Pedagogia a.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Ambientes Virtuais na Educação
Atividades.
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP rieli@rieli.com.br http://www.rieli.com.br/ead.htm

Características de uma boa Aprendizagem (POZO, 2002) A aprendizagem deve produzir mudanças duradouras A utilização do que se aprendeu em outras situações A prática deve se adaptar ao que se deve aprender

As Relações entre Professores e Alunos (ZABALA, 1998) Possibilitar ao aluno elaborar referências pessoais sobre os objetivos da aprendizagem e construir seus próprios conhecimentos

As Relações entre Professores e Alunos (ZABALA, 1998) Atividades que criem diversos níveis de interação: interações individuais entre professor e alunos, entre aluno e aluno, entre alunos em grupos e com todo o grupo.

Trabalhar por Projetos (HERNÁNDEZ, 2000) Aprender com autonomia Pesquisar, organizar e sistematizar novas informações participar das definições quanto aos objetivos da aprendizagem

Trabalhar por Projetos (HERNÁNDEZ, 2000) Características do Trabalho por Projetos Definição do tema do projeto em conjunto como grupo Criação de um processo de pesquisa O professor mediador do processo

Trabalho por Projetos Aprendizagem para solução de problemas da realidade do aluno Participação do professor Criar desafios Estimular a pesquisa Buscar e trazer informações necessárias

Apresentação de Casos Economia II Comunicação e Expressão Curso de Administração - Noturno Correio, fórum e bate-papo Comunicação e Expressão Curso de Sistemas de Informação – Noturno e Matutino Fórum, bate-papo e páginas na Internet

Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP rieli@rieli.com.br http://www.rieli.com.br/ead.htm