Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP rieli@rieli.com.br http://www.rieli.com.br/ead.htm
Características de uma boa Aprendizagem (POZO, 2002) A aprendizagem deve produzir mudanças duradouras A utilização do que se aprendeu em outras situações A prática deve se adaptar ao que se deve aprender
As Relações entre Professores e Alunos (ZABALA, 1998) Possibilitar ao aluno elaborar referências pessoais sobre os objetivos da aprendizagem e construir seus próprios conhecimentos
As Relações entre Professores e Alunos (ZABALA, 1998) Atividades que criem diversos níveis de interação: interações individuais entre professor e alunos, entre aluno e aluno, entre alunos em grupos e com todo o grupo.
Trabalhar por Projetos (HERNÁNDEZ, 2000) Aprender com autonomia Pesquisar, organizar e sistematizar novas informações participar das definições quanto aos objetivos da aprendizagem
Trabalhar por Projetos (HERNÁNDEZ, 2000) Características do Trabalho por Projetos Definição do tema do projeto em conjunto como grupo Criação de um processo de pesquisa O professor mediador do processo
Trabalho por Projetos Aprendizagem para solução de problemas da realidade do aluno Participação do professor Criar desafios Estimular a pesquisa Buscar e trazer informações necessárias
Apresentação de Casos Economia II Comunicação e Expressão Curso de Administração - Noturno Correio, fórum e bate-papo Comunicação e Expressão Curso de Sistemas de Informação – Noturno e Matutino Fórum, bate-papo e páginas na Internet
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP rieli@rieli.com.br http://www.rieli.com.br/ead.htm