O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares Michelângelo Mazzardo Marques Viana Bibliotecário CRB-10/1306 mviana@pucrs.br PUCRS
O Bibliotecário é o profissional mais qualificado na instituição para saber o que perguntar na hora de adquirir um software para a Biblioteca
Porque? Conhece a área Conhece a realidade da biblioteca Conhece as necessidades Conhece a terminologia É ele quem irá utilizar
Necessidades da biblioteca O que a biblioteca precisa automatizar? Quantidade de usuários Acervo Redes de Cooperação Serviços prestados
Funções principais desejadas O que o sistema deve fazer para facilitar o trabalho na Biblioteca? Catalogação ? Seriados ? Circulação ? Catálogo on-line ? Aquisição ?
Opções do mercado Sites na Internet Artigos Páginas de desenvolvedores Quais sistemas disponíveis atendem os requisitos? Sites na Internet Artigos Páginas de desenvolvedores Bibliotecas que já utilizam sistemas
Custos de implantação Quanto custa o software? Quanto a instituição pode pagar? Relação custo X benefício Custo do software Equipamentos Treinamento Manutenção Pessoal
E depois de escolher, o que eu faço?
Passos para avaliar sistemas Saber se o software funciona Saber se a empresa é séria Saber se a empresa conhece uma verdadeira biblioteca Contatar Técnicos de Informática para avaliar e adquirir o hardware
Saber se o software funciona O que perguntar para saber se o sistema funciona ou não O sistema permite uso de padrões internacionais como o MARC? É possível personalizar o software? Como? É possível adaptar o software às políticas da instituição? Como?
Saber se o software funciona O que perguntar para saber se o sistema funciona ou não É possível emitir relatórios de forma simples? Como é a emissão? A empresa presta suporte remoto? Como funciona? É possível integrar o software com o sistema da instituição? O que já foi feito?
Saber se a empresa é seria A empresa é uma empresa registrada e conhecida? Verificar com instituições que já utilizam o sistema Verificar com profissionais Bibliotecários Verificar se possui registro Verificar se os técnicos que atuam na empresa são profissionais, com experiência Verificar se a empresa possui política de desenvolvimento de software
Saber se a empresa conhece uma verdadeira biblioteca O maior número de clientes da empresa são bibliotecas? Saber se a empresa conhece a Biblioteconomia e seus detalhes práticos, o dia-a-dia do trabalho Verificar a terminologia utilizada pelos vendedores e pelos técnicos A empresa atua diretamente com as bibliotecas que são suas clientes?
Adquirir o hardware Este é o momento de pedir apoio aos Técnicos de Informática para: Avaliar as opções de hardware e Quantificar as necessidades de: Sistema operacional Banco de Dados Processadores Memória Conexão com Internet ...
www.sobresites.com/biblioteconomia