O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
Advertisements

Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
Software de Gerenciamento de Bibliotecas SophiA
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: CIN Informatização de Unidades de Informação.
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
RELATORIO DE PESQUISA 1 Ferramentas para modelagem de sistemas e representação dos requisitos funcionais e não funcionais.
ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Professor Sílder Lamas Vecchi
Plano Diretor de Sistemas de Informação
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico Perspectiva da Assespro Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet.
Fundamento à Informática
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Metodologia Versão 2 FSRS.
Sistema de Controle de Biblioteca Cliente Servidor
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
PEGASUS Sistema de Pedidos para Palmtop
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
Romasoft Tecnologia SOFTWARE JURÍDICO.
SCPS Sistema de Controle Prestadores de Serviço.
Sistema de Gerenciamento de Contatos
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Engenharia de Software
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA BIBLIOTECA DO BRDE
Gerenciamento de Dados
WEBSAÚDE Controle de Consultas Um novo conceito em Saúde Pública
SGH – Sistema de Gerenciamento de Hotel
DigiSign A solução mais segura para proteção de direitos autorais digitais na publicação e distribuição de e-books.
Tecnologia da Informação
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
“Soluções Inteligentes para Frigoríficos”
O Processo de desenvolvimento de software
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
Noções de Informática Prof. Eduardo
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
A ITC Service é uma empresa com foco em Tecnologia da Informação para Empresas Orientada para a Tecnologia como solução de problemas empresariais Conformidade.
Por quê Vocês estão aqui? Por quê? Porque? Porquê? ?
Sistema Rural Web AMUNESC. Importância do novo Sistema  O objetivo do sistema é dar agilidade e confiabilidade ao processo de cadastro, atualização,
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
2005 – Lançada como Projeto Piloto com a participação de três Instituições: PUCPR UFSC UNIDAVI.
Pilares de sustentação d Projeto CDL Gestão:
E-commerce e E-business
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Professora: Fabrícia F. de Souza
Web Marketing BlueDent CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE BLUE DENT Web Marketing O sistema de Web.
5ª. AULA.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
IX ENCONTRO DOS BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS DA JUSTIÇA DO TRABALHO - Natal, 27 a 29 de agosto de 2008 Palestra Melhorias no atendimento ao público.
administrar com eficácia seu Negócio
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Entender e Atender ao Mercado Imobiliário, com Soluções Simples e Criativas MISSÃO DO SINAI.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
Tutorial para solicitação de COMUT Biblioteca Campus Pelotas - IFSul.
Transcrição da apresentação:

O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares Michelângelo Mazzardo Marques Viana Bibliotecário CRB-10/1306 mviana@pucrs.br PUCRS

O Bibliotecário é o profissional mais qualificado na instituição para saber o que perguntar na hora de adquirir um software para a Biblioteca

Porque? Conhece a área Conhece a realidade da biblioteca Conhece as necessidades Conhece a terminologia É ele quem irá utilizar

Necessidades da biblioteca O que a biblioteca precisa automatizar? Quantidade de usuários Acervo Redes de Cooperação Serviços prestados

Funções principais desejadas O que o sistema deve fazer para facilitar o trabalho na Biblioteca? Catalogação ? Seriados ? Circulação ? Catálogo on-line ? Aquisição ?

Opções do mercado Sites na Internet Artigos Páginas de desenvolvedores Quais sistemas disponíveis atendem os requisitos? Sites na Internet Artigos Páginas de desenvolvedores Bibliotecas que já utilizam sistemas

Custos de implantação Quanto custa o software? Quanto a instituição pode pagar? Relação custo X benefício Custo do software Equipamentos Treinamento Manutenção Pessoal

E depois de escolher, o que eu faço?

Passos para avaliar sistemas Saber se o software funciona Saber se a empresa é séria Saber se a empresa conhece uma verdadeira biblioteca Contatar Técnicos de Informática para avaliar e adquirir o hardware

Saber se o software funciona O que perguntar para saber se o sistema funciona ou não O sistema permite uso de padrões internacionais como o MARC? É possível personalizar o software? Como? É possível adaptar o software às políticas da instituição? Como?

Saber se o software funciona O que perguntar para saber se o sistema funciona ou não É possível emitir relatórios de forma simples? Como é a emissão? A empresa presta suporte remoto? Como funciona? É possível integrar o software com o sistema da instituição? O que já foi feito?

Saber se a empresa é seria A empresa é uma empresa registrada e conhecida? Verificar com instituições que já utilizam o sistema Verificar com profissionais Bibliotecários Verificar se possui registro Verificar se os técnicos que atuam na empresa são profissionais, com experiência Verificar se a empresa possui política de desenvolvimento de software

Saber se a empresa conhece uma verdadeira biblioteca O maior número de clientes da empresa são bibliotecas? Saber se a empresa conhece a Biblioteconomia e seus detalhes práticos, o dia-a-dia do trabalho Verificar a terminologia utilizada pelos vendedores e pelos técnicos A empresa atua diretamente com as bibliotecas que são suas clientes?

Adquirir o hardware Este é o momento de pedir apoio aos Técnicos de Informática para: Avaliar as opções de hardware e Quantificar as necessidades de: Sistema operacional Banco de Dados Processadores Memória Conexão com Internet ...

www.sobresites.com/biblioteconomia