Metodologias de Auditoria de Sistemas da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Gerenciamento do escopo
1.
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
(47”) Reflexões sobre a Construção do Sistema de Inventários de Ciclo de Vida da Indústria Brasileira - SICVBrasil Os slides seguintes apresentarão a visão.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
2º Bimestre Os testes de Auditoria
Fluxograma.
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Sobre o SE Documento SE Documento é responsável pelo gerenciamento corporativo de documentos que integra a tecnologia de workflow e visualização de conteúdo.
Auditoria de Sistemas Aula 1.
Planejamento e Execução da Auditoria
ISO 9001:2000
Auditoria da Qualidade
Práticas Investigativas
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Segurança e auditoria de sistemas
Qualidade de Produto de Software
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Manuais Conceitos: “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Software para Auditoria de T.I.
AUDITORIA OPERACIONAL
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Artigo Notícia RELATÓRIO COMPOSTO DE Obs: Ambos impressos e em CD
Aula 6 – Ferramentas de Modelagem – Fluxogramas de Processo
Ângelo Rogério Meneghetti – GESID/PPGA/EA/UFRGS Mestrando: Ângelo Rogério Meneghetti Orientadores: Prof. Dr. João Luis Becker Prof. Dr. Henrique Freitas.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
AUDITORIA DE SISTEMAS EM PRODUÇÃO.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
Conceitos de Auditoria
Momentos de Auditoria Auditoria de posição Auditoria de acompanhamento.
O conjunto de módulos deste curso foram adaptados a partir de trabalho do Prof. Henrique J. Brodbeck.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Standard 5 Usando os resultados para a melhoria contínua.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Mapeamento e Padronização de Processos
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS

Desenvolve Minas Auditoria Interna.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 03 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais Disciplina: Tecnologia de Alimentos Profa. Cláudia Câmara Semestre:
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
Transcrição da apresentação:

Metodologias de Auditoria de Sistemas da Qualidade Prof. Mestre Eng.Marcos A. Riguetti

Metodologias de Auditoria de Sistemas da Qualidade A metodologia de Auditoria relaciona-se com: A um conjunto de etapas a cumprir. A um elenco de técnicas a praticar. A uma série de procedimentos a realizar. A uma seqüência de documentação a produzir. A uma estrutura de produto final a obter. Algumas características de qualidade para as metodologias: Facilidade de assimilação por seus usuários. Versatilidade para sua utilização. Informatização de suas partes integrantes.

Etapas básicas para a auditoria Relacionamos abaixo as etapas básicas para a auditoria do plano diretor da qualidade e dos sistemas da qualidade operacional e da qualidade da gestão. Estruturação/estratificação do ciclo de auditoria: Conhecimento do plano/sistema da qualidade; Inventário dos pontos de controle da qualidade PCQs; Eleição dos PCQs; Elaboração dos programas de auditoria da qualidade; Realização dos testes; Análise dos resultados dos testes; Formação de opinião quanto à qualidade Criação de ação da qualidade para otimização/ eliminação da fraqueza do PCQ. Emissão do relatório de auditoria da qualidade. Realização de auditoria de acompanhamento da efetividade da ação da qualidade operacionalizada.

Técnicas básicas A prática da auditoria é concretizada pelo estabelecimento ou aplicação de técnicas. À medida que são exercidas, preenchem, viabilizam e dão substância às etapas. Uma verificação das técnicas existentes deve existir para que haja consistência na metodologia da qualidade. Poderemos relacionar algumas técnicas básicas: Exame físico dos documentos; Contagens físicas; Comparação de registros; Observação de procedimentos; Aplicação de questionários; Realização de entrevistas; Caracterização do ponto de controle Determinação de amostras; Realização de levantamentos de dados e informações Efetuação de exame lógico das informações; Identificação de nível de confidencialidade das informações; Verificação in loco; Identificação de tendências; Avaliação de pesquisas Realização de transferência de tecnologia; Estimulação de inovação tecnológica;

Formatação de procedimentos A formatação de “procedimentos” justificam o uso da técnica junto ao PCQ dando forma, detalhando e criando relacionamentos entre os elementos de análise do PCQ. Uma forma de aproximar, enquadrar a técnica junto ao PCQ é responder às questões,(Técnica do 5W e 1H): O que a técnica vai fazer junto ao PCQ? Por que a técnica vai ser usada junto ao PCQ? Quem vai aplicar a técnica ao PCQ? Quando a técnica vai ser aplicada ao PCQ? Onde a técnica vai ser praticada junto ao PCQ? Como a técnica vai ser operacionalizada junto ao PCQ? Desta forma poderemos estabelecer que a “garantia da qualidade dos processos de auditoria” está condicionada pela qualidade do uso do binômio “técnicas/procedimentos” junto aos PCQs.

Documentação básica das metodologias dos Sistemas e Auditorias da Qualidade O registro de todos os dados e informações em “documentação” da aplicação do binômio “técnicas/procedimentos” junto aos PCQs pode ser manual, automatizado, descritivo em forma de tabelas/figuras/gráficos, quantitativo, gravado em mídia magnética na modalidade arquivos de dados. A documentação básica das metodologias é composta de: Pasta permanente Pasta mestre Pasta administrativa Pasta de acompanhamento

Produto Final O produto final a que se propõe pode obter as seguintes formas: Certificado da qualidade Relatório de auditoria interna da qualidade Plano de ação da qualidade Ata de reunião final, do projeto de auditoria da qualidade, ocorrida entre auditor da qualidade e profissionais auditados. Desta forma poderemos estabelecer que o “controle da qualidade dos produtos finais de auditoria” esta condicionado pela qualidade do usos do polinômio “etapas/técnicas/procedimentos/documentação” junto aos PCQs à medida que são aplicados a cada momento da auditoria da qualidade.