Vivemos um momento marcante na história da Igreja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

LEVANDO A PALAVRA DE DEUS
Federação Portuguesa de Atletismo
O Que Fazer? O Que Fazer? Dicas para dinamizar as partes do PG.
Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
“Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.” Mt 10:8.
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Por Quê os Planos Falham?
Seminário de Pequenos Grupos
3ª Aula INTERESSADOS Interessados - Quem São Eles - Como Conseguir.
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
IGREJA MULTIPLICADORA
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
CIC – Congregação Israelita ‘o Caminho’
Valor Consultoria Empresarial
DECLARAÇÃO DE MISSÃO “Nossa missão é levar os juvenis, adolescentes e jovens a uma verdadeira experiência de salvação, ajudando-os a crescerem em sua fé,
Namoro.
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Pr. Luiz Tomaz Pastor do distrito de São Joaquim/SC,
TRANSFORMANDO CRIANÇAS EM CAMPEÕES
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
A importância da união feminina
A Casa espírita Um templo da vida..
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
33- O CHAMADO PARA UMA OBRA EQUILIBRADA
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
MI PENSAMIENTO Mi pensamiento eres Tú, Señor. Porque Tú me has dado la vida, Porque Tú me has dado el existir, Porque Tú has puesto el amor muy dentro.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A formação integral do cristão
IGREJABATISTABRASILERIA
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
Orientação Especial Março/2011.
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
O Espírito Santo no envio da Grande Comissão Prof. Gedeon J Lidório Jr.
MINISTÉRIO JOVEM.
RM 13:11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Para um Tempo como Este Por Dr. Ella Smith Simmons
MINISTÉRIO JOVEM.
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Escola Sabatina/Ministério Pessoal
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
“Jesus entrava em contato com as pessoas “Jesus entrava em contato com as pessoas. Não Se mostrava arredio e afastado daqueles que necessitavam.
MINISTÉRIO JOVEM.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Missão A Missão dos Ministérios da Criança é ajudar cada criança a desenvolver uma amizade redentora e de amor permanente com Jesus, preparando-as para.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Afinal, do que se trata? Discípulo = Aprendiz
Classe Bíblica de Jovens e Juvenis. Classe Bíblica de Jovens e Juvenis.
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Jovens Adventistas nas Escolas Públicas. Dica Geral Mesmo que pareça uma ameaça à sua fé, freqüentar uma escola pública pode ser uma ótima oportunidade.
A salvação é o tema central da Bíblia
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
EVANGELIZANDO A 1000 CONDIÇÕES ATUAIS QUE FACILITAM A EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que a sua missão é pregar o evangelho eterno a cada nação, tribo, língua e povo.
DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS
CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO?
Transcrição da apresentação:

Vivemos um momento marcante na história da Igreja Vivemos um momento marcante na história da Igreja. Há um fenomenal crescimento quantitativo e qualitativo em nossas “fileiras”! As mudanças constantes que ocorrem ao nosso redor, nos deixam alerta, quanto a necessidade de nos posicionarmos para esses dias desafiadores que estão à nossa frente.

O Ministério Jovem é um dos meios pelos quais a Igreja está se preparando para os desafios de hoje e de amanhã. Ele destina-se a apoiar a Igreja local e está empenhando em ajudar os Jovens Adventistas a desenvolverem seu elevo potencial e a empregarem-no no cumprimento da Missão evangélica. Todos os que foram chamados a participar nesse ministério devem estar cientes de seu alto chamado e da nobre tarefa na qual estão engajados.

“O único modo de crescer na graça é fazer desinteressadamente a obra que Cristo nos ordenou fazer; empenhar-nos, na medida de nossa capacidade, em ajudar a abençoar os que carecem do auxílio que lhes podemos dar. A força se desenvolve pelo exercício; a atitude é a própria condição de vida.” CC, 80

Principais Necessidades

1. UMA VISÃO MAIS CLARA E TRANSPARENTE DA ESTRUTURA E PROPÓSITO DIANTE DA IGREJA. O Ministério Jovem, na Igreja, é uma inter-relação da liderança do adulto-jovem estabelecido para a população jovem da Igreja. Através da organização dos jovens, adolescentes e juvenis em Sociedades e Clubes, respectivamente, a Igreja local apóia e trabalha por e com eles no atendimento de suas necessidades.

B) PROPÓSITO O objetivo principal do Ministério Jovem Adventista é ganhar, treinar, comissionar e manter os jovens, adolescentes e juvenis comprometidos com a Missão da Igreja! Para que isso seja uma realidade, é necessário um Ministério ativo, organizado e fundamentado em sólidos princípios e forte liderança. Acreditamos que os jovens são não apenas o futuro da Igreja, eles são também, em grande medida, uma parte da realidade dela hoje!

Não somos chamados para entreter os jovens, mas para liderá-los Não somos chamados para entreter os jovens, mas para liderá-los. Para isso, faz-se necessário uma devida compreensão do Ministério Jovem na Igreja local.

2. LIDERANÇA CAPAZ E COMPROMETIDA Nenhuma organização sobrevive por muito tempo sem uma boa liderança. É mister, que liderados necessitem de líderes que lhes apontem o caminho e lhes transmitam a visão. Porque, “qualquer caminho leva a lugar nenhum”.

“A mocidade necessita mais do que um reparo casual, mais do que uma ocasional palavra de animação. Precisa de uma obra curada, cuidadosa, secundada pela oração. Unicamente a pessoa cujo coração se acha cheio de amor e simpatia, será capaz de conquistar esse jovens aparentemente descuidosos e indiferentes”. OE, 207-208

Assim, necessitamos de Líderes para: Organizar os jovens para o serviço ativo em favor dos necessitados dentro e fora da Igreja, canalizando sua aptidões, energias e potencialidades. Instruir a juventude nos vários métodos, de aprendizagem e ensino, buscando técnicas e meios práticos para ajudarem a igreja e alcançarem seus alvos pessoais.

Salvar nossas crianças e jovens da Igreja ao conduzi-los, individualmente, a um relacionamento de comunhão com Jesus e ao treiná-los a partilhar, com alegria e habilidade, a Cristo entendendo que “os que assim dedicarem esforços abnegados ao bem de outros estão, certíssimamente, operando sua própria salvação”. CC, 80

3. MAIS CONTINUIDADE E MENOS ROTATIVIDADE NA EQUIPE DA IGREJA LOCAL Temos experimentado mudanças muito constantes nas lideranças do Ministério Jovem. Isso têm dificultado a continuidade de projetos, formação de novos líderes e até mesmo da visão de trabalho e direcionamento dos objetivos propostos pelo Ministério Jovem.

Necessitamos urgentemente de líderes que “façam carreira” nas fileiras do Ministério Jovem. Se tivermos novos `Diretores´, por exemplo, a cada ano, será bem mais difícil um trabalho mais maduro e com base na experiência e liderança.

4. PROGRAMAS E PROJETOS DIRECIONADOS ÀS RESPECTIVAS FAIXAS ETÁRIAS. Para que o Ministério Jovem seja bem sucedido, é necessário se ter claramente a noção da “população” que se atende. Alguns ainda confundem `Sociedade de Jovens´ com `Ministério Jovem´.

O Ministério Jovem é um guarda-chuva que abriga sob si, as seguintes áreas: Aventureiros (6-9 anos) Desbravadores (10-15 anos) Sociedade de Jovens (16-35 anos) Universitários (independe de idade) Departamento de Música (Igreja local) Os Clubes de Líderes estão dentro das suas respectivas áreas.

Pesquisas mostram que: Muitas Igrejas não estão atingindo seus objetivos com os jovens com sucesso. Muitas Igrejas estão perdendo regularmente quase metade dos seus jovens e adolescentes! Muitos jovens que permanecem na Igreja, deixam muito a desejar quanto à lealdade aos princípios e crescimento de sua fé!

A preocupação do Ministério Jovem está em direcionarmos mais atenção para “projetos” e menos à programas, e investirmos mais nas pessoas, na Igreja local e menos em coisas materiais e passageiras. Eis a necessidade de um programa bem elaborado e que tenha continuidade para que se veja os frutos hoje e amanhã!

5. MODERNIZAR-SE SEM MUNDANIZAR-SE. A Igreja dos nossos dias enfrenta os mesmos desafios que enfrentaram Luther Warren e Harry Fenner. Os adolescentes e jovens de então e de agora passam por um período de tremendas mudanças e escolhas em sua vida. Como sempre, necessitam de apoio e orientação dos mais maduros. Isso não mudou com o decorrer dos anos.

Mas algo mudou! O mundo do século XXI funciona sob pressuposições diferentes das do século passado. Os valores parecem invertidos. A tendência cristã de considerar verdades como absolutas é bombardeada com o “relativismo”. A sociedade atual é denominada “pós-moderna”. O fator chave para identificar o pós-modernismo é a idéia de que todas as verdades e valores são relativos e não absolutos.

Nossos jovens crescem em uma sociedade que enfatiza a tolerância e aceitação de todos os pontos de vista; as idéias de todos são valores essenciais, incluindo a liberdade sexual.

Nossos jovens crescem em uma sociedade que enfatiza a tolerância e aceitação de todos os pontos de vista; as idéias de todos são valores essenciais, incluindo a liberdade sexual.

Há um lado positivo de flexibilidade Há um lado positivo de flexibilidade. Porém, um dos problemas, é que os jovens têm muito menos probabilidade de considerar os valores e padrões bíblicos como absolutos e aplicáveis a todos em todas as situações. Isto certamente afetará suas escolhas e decisões! Será bem mais fácil racionalizar: “Esta regra não se aplica a mim, nesta situação. A tendência será condenar menos o pecado e normatizar pelos seus próprios valores os princípios bíblicos!

Desafios Permanentes. Faz parte do perfil daqueles que estão engajados no Ministério Jovem, gostar de desafios e inovações. Os jovens interessam-se por uma gama de atividades ao mesmo tempo, fazendo disto uma escada para o seu crescimento e desenvolvimento físico, social e moral e espiritual.

Como Líderes, precisamos compreender que nossos jovens estão cansados de coisas frívolas, vazias, sem conteúdo, sem graça! Anseiam por coisas sólidas e que lhes façam bem. Os jovens querem desafios espirituais, alvos missionários, oportunidades para pôr em prática seus dons e habilidades.

Quando são desafiados, juvenis, adolescentes e jovens se dedicam e se esmeram por cumprir bem suas responsabilidades. É por isso que há êxito no programa com Aventureiros, Desbravadores e Sociedades Organizadas.

Então não Esqueça: Desafie-os com coisas palpáveis, porém, grandiosas. Deixe que esbanjem criatividade. Reconheça publicamente seus trabalhos. Use elementos de motivação. Apresente suas idéias, mas ouça-os também! Centralize os desafios na Missão da Igreja.

A maior satisfação que podemos oferecer a nossos jovens é a oportunidade de testemunharem e conduzirem almas aos pés de Cristo. Quando focamos o evangelismo ajudamos nossos jovens a desenvolverem um senso de propósito e crescimento em sua experiência cristã. Isto é Salvação e Serviço! “Saiam nosso jovens, rapazes, moças e crianças a trabalhar em nome de Jesus”. SC,34

Dois aspectos são reais na vida principalmente dos jovens, modernos: 7. CONSAGRAÇÃO E LEALDADE. Podemos definir esta necessidade como mola propulsora para o êxito de Líderes e liderados no Ministério Jovem. Dois aspectos são reais na vida principalmente dos jovens, modernos:

A) COMPORTAMENTO DE RISCO. Muitos andam tão próximos do perigo e das tentações seculares, que suas atitudes, linguagem e até aparência se tornam quase indistintas em relação aos que não defendem os mesmos princípios. Mas, há um conselho para esses: Se o lírio pode crescer na lama e nos pântanos, cercado de larvas e insetos, também é possível que nós sejamos puros, embora tenhamos de viver num mundo cheio de pecados.

“O Espírito Santo nos transforma desde o íntimo, modificando os desejos da alma e os alvos da vida, eliminando de nós a atração pelo pecado”. (Champlin, Vol. VI, 151)

B) DISCREPÂNCIA ENTRE FÉ E PRÁTICA. A Bíblia deixa claro, através de exemplos vivos, que os jovens têm papel ativo e importante a desempenharem na obra de Deus. No entanto, não é difícil encontrar-nos entre nossos jovens, “alguns” que não são comprometidos na prática, com a fé que professam. Isto é um desafio aos que lideram jovens; isto é “Salvação e Serviço”.

O NOSSO ENFOQUE DEVE ESTAR EM: Elevar o nível da vida devocional do jovem. Elevar o padrão das realizações dos jovens. Instruí-los e treiná-los para o serviço. Prover oportunidades de ação missionária e de serviço. Ensinar os princípios de fidelidade total e de saúde. FIM

FIM