Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Bem-vindos!.
CPA Comissão Própria de Avaliação
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO RELATÓRIO DE EVASÃO Fonte: Secretaria Acadêmica Organização: Área de Avaliação Institucional e Secretaria.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes.
Credenciamento de Docentes 2007 Ano Base: 2006 Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
SEJAM BEM VINDOS !.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Profa.Dra. Elizabeth Teixeira
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
Avaliação de cursos de graduação
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
SEMANA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2008/2
ACADÊMICO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Terça-feira, 28 de Maio de 2013.
Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS
Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
Sessão 4: Mesa-redonda Os desafios do aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do Ensino Superior Maurício Garcia DeVry Brasil
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Rio Verde - Goiás - Brasil
BOLETIM INFORMATIVO II CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE VOLEIBOL MASCULINO ( BASE PARA CONVOCAÇÃO DOS ATLETAS PARA UNIVERSÍADE)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
UFRGS Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Marlis Polidori 2009.
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Autorização* e Reconhecimento de Cursos de Educação Superior CGARCES/DIREG.
Coordenação-Geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior CGCIES/DIREG/SERES/MEC Rafael Arruda Furtado.
UNOPAR. A Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – vem formando profissionais a três décadas. Atualmente com mais de 10 mil alunos distribuídos no Campus.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Transcrição da apresentação:

Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Maria Cristina Perez Vilas Daniela de Campos Oliveira

Cadastro Nacional de Docentes - Referente a 2006 - O Cadastro Nacional de Docentes faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e todas as Instituições de Educação Superior – IES deverão preenchê-lo, em duas fases:     Fase 1 – Até 28/02/2007 Informações e vinculação de docentes que faziam parte do quadro da IES em 2006 (preenchidas pela própria Instituição, por meio do Pesquisador Institucional).   Fase 2 – Até 30/04/2007 Alteração, complementação e confirmação dos dados, pelos próprios docentes.

Cadastro Nacional de Docentes - Referente a 2006 - O trabalho do Pesquisador Institucional contempla a vinculação de todos os docentes e acompanhamento do protocolo dos dados pessoais a ser feito pelos eles. Os dados do Cadastro Nacional de Docentes serão base para os processos de avaliação e para a indicação de avaliadores para o Banco de Avaliadores da Educação Superior por parte da instituição. Os dados dos cadastros administrados pelo INEP, assim como todos os dados censitários da educação superior estarão disponíveis no Portal SINAES.

Ciclo Avaliativo do SINAES Portaria Normativa nº 1/2007 O calendário de avaliações do Ciclo Avaliativo do SINAES, para o triênio 2007/2009, fica assim estabelecido: 2007 - Cursos das áreas participantes do ENADE 2004 Protocolo no Sapiens: 15/01 a 31/03/2007 - Farmácia e Terapia Ocupacional (já protocolado). 01/04 a 15/05/2007 - Nutrição

Ciclo Avaliativo do SINAES Portaria Normativa nº 1/2007 2008 – Cursos das áreas participantes do ENADE 2005 Filosofia, História, Pedagogia, Letras, Física, Química, Matemática, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. 2009 – Cursos das áreas participantes do ENADE 2006 Administração de Negócios, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social: Jornalismo, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Comunicação Social: Relações Públicas, Direito, Teatro, Turismo e Hotelaria.

Ciclo Avaliativo do SINAES Portaria Normativa nº 1/2007 Ficam dispensados os cursos avaliados no ENADE 2004 e 2005 que tenham recebido avaliação in loco, para fins de reconhecimento, em prazo inferior a 18 meses, contado a partir do termo inicial referido nos prazos para protocolo no Sistema Sapiens. Avaliação Institucional Externa A avaliação externa da Instituição deverá ser requerida, no sistema Sapiens do MEC, de 16/05 a 15/08/2007. A avaliação in loco será realizada entre 2007 e 2008.