Economia do Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

HIDROGRAFIA BRASILEIRA
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
POPULAÇÃO BRASILEIRA.
O termo “LEPRA” é conhecido desde tempos remotos
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
A Experiência do Grupo Plantar
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo DO DISCURSO AO PLANEJAMENTO DESCOLADO.
Fundamentação teórica:
Fundamentação teórica:
Estágios de desenvolvimento capitalista
Teorias do Comércio Internacional
Capítulo 8 de Krugman e Obstfeld
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Ana Paula Alves Charles Youssef Dib Marcelo Morgado Rafael Massa
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Sociedade e Energia.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
A agricultura e a questão agrária
Formação territorial brasileira
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Trabalho Infantil no Brasil
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Ontologia da Linguagem e Gestão da Informação Margarita Morales
AT410-QUIMICA DA MADEIRA – Prof. Dr. Umberto Klock
" TÊNIS" Jogos parecidos ao tênis já eram praticados por gregos e romenos. Na Idade Média, a modalidade aparecia nas cidades italianas, onde era conhecida.
Região Nordeste.
Revisão 1º Trimestre º Ano
Introdução à Economia 9ª AULA.
Introdução à Economia 2ª AULA.
Segundo reinado A aristocracia rural se consolida no poder.
Crise de 1929 ou A grande Depressão.
Disciplina : Geografia
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Justiniano de Queiroz Netto Presidente do Conselho Temático.
Pobreza e desenvolvimento
A Proclamação da República
Floresta Equatorial.
Imperialismo.
Tecnologia: Soluções Criativas e Acessíveis Por uma internet profissional – e viável Paulo Henrique Ferreira Gerente de Produto LANCENET! e TV LANCE!
ATUALIZAÇÃO 2004 Aula sobre estatísticas de produção, consumo e exportação Prof. Pedro E. de Felício.
TA-742 Serviço de Alimentação
Mario H. Marins Natália Fialho
Chile República do Chile.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Os Setores-Chave da Economia de Minas Gerais: uma análise a partir das matrizes de insumo-produto de 1996 e 2005 Autores: Cândido Luiz de Lima Fernandes.
Eduardo José Oliveira Dias
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
1 I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos Brasília, Setembro de 2004 Workshop 2 Regulação de Serviços Públicos Jerson Kelman.
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
Direito Desportivo Novos rumos legais PARCERIAS NO FUTEBOL Ivandro Sanchez.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
Ecologia, Ambiente e Engenharia Elétrica
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Apresentação de Estágio Supervisionado
1. Características físicas e naturais
Nordeste Sub-regiões 1- Meio-norte 2- Sertão 3- Agreste
Por que os EUA são, atualmente, uma (a) superpotência mundial?
Por que chove pouco no sertão
Espaço rural brasileiro
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
E.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Profª. Maria de Fátima Q. S. Narciso
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Transcrição da apresentação:

Economia do Brasil

HOJE O Brasil tem um mercado livre e uma economia exportadora. seu produto interno bruto ultrapassa 1,8 trilhão de dólares, fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2007 fazendo-a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos da América. O Brasil é considerado uma das futuras potências do mundo junto à Rússia, Índia e China.

A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, e provocou sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.

O primeiro ciclo econômico do Brasil foi a extração do pau-brasil (na época do descobrimento ) O segundo ciclo econômico brasileiro foi o plantio de cana-de-açúcar, utilizada na Europa para a manufatura de açúcar em substituição à beterraba.

O plantio de cana adotou o latifúndio como estrutura fundiária e a monocultura como método agrícola. A agricultura da cana introduziu a modo de produção escravista, baseado na importação e escravização de africanos. Esta atividade gerou todo um setor paralelo chamado de tráfico negreiro.

Durante todo o século XVII, expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas).

MUITO IMPORTANTE AGORA!!!

O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XIX até a década de 1930. Concentrado a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do Paraná, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos.

Em meados do século XIX, foi descoberta que a seiva da seringueira, uma árvore nativa da Amazônia, servia para a fabricação de borracha, material que começava então a ser utilizado industrialmente na Europa e na América do Norte. Com isso, teve início o ciclo da borracha no Amazonas

Valendo-se de políticas econômicas desenvolvimentista desde a Era Vargas, na década de 1930, o Brasil desenvolveu grande parte de sua infra-estrutura em pouco tempo e alcançou elevadas taxas de crescimento econômico.

Desde a década de 1970, o novo produto que impulsionou a economia de exportação foi a soja, introduzida a partir de sementes trazidas da Ásia e dos Estados Unidos. O modelo adotado para o plantio de soja foi a monocultura extensiva e mecanizada, provocando desemprego no campo e alta lucratividade para um novo setor chamado de "agro-negócio".

Entre 1969 e 1973, o Brasil viveu o chamado Milagre Econômico, quando um crescimento acelerado da indústria gerou empregos não-qualificados e ampliou a concentração de renda, o PIB chegou a crescer 14,0%. A industrialização, ficou concentrada no eixo Rio de Janeiro-São Paulo e atraiu para esta região uma imigração em massa das regiões mais pobres do país, principalmente o Nordeste. (DITADURA MILITAR)

Já na década de 80, o governo brasileiro desenvolveu vários planos econômicos que visavam o controle da inflação, sem nenhum sucesso. O resultado foi o não pagamento de dívidas com credores internacionais (“MODELO DE DESENVOLVIMENTO ERA VARGAS”)

Da Crise do Petróleo até o início dos anos 1990, o Brasil viveu um período prolongado de instabilidade monetária e de recessão, com altíssimos índices de inflação

ESSA INFORMAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

Fernando Henrique Cardoso, que elegeria-se presidente nas eleições DE 1993, alija o crescimento econômico do país em nome do fortalecimento das instituições nacionais com o propósito de controlar a inflação e atrair investidores internacionais. (PLANO REAL)

Reconhecendo os ganhos dessa estratégia, o governo do presidente Lula mantém suas linhas gerais, adaptando apenas alguns conceitos ao raciocínio esquerdista moderado do Partido dos Trabalhadores.