FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Implantação das Diretrizes Curriculares
Educação Permanente em Saúde :
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano Nacional de Educação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
WS Final Resultados e Recomendações
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Comissão de EJA de Alagoas
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Uma Escola do Tamanho do Brasil
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS I.Maior aproximação da.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos de Ação Estaduais e Municipais; Disseminação do conhecimento nas Visa através de eventos e acompanhamento in loco das ações pelas Visas Estaduais; Realização de curso de especialização em Saúde do Trabalhador, com a participação de técnicos da Visa. com a geração de pesquisas através dos trabalhos de final de curso, enfocando as ações de campo; Levantamento de demandas de capacitação e formação técnica pelas ETSUS em parceria com as Visas, bem como a construção de matriz curricular; EIXO IV:PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 1

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Intercâmbio com a Universidade, disponibilizando campo de estágio para os alunos o Serviço de Vigilância Sanitária; Inserção dos protocolos do SUS nas grades curriculares dos cursos de graduação da UFT; Criação de fóruns de discussão de Visa, como por exemplo, Jornada Norte-Nordeste e Simbravisa. EIXO IV:PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS DESAFIOS: Unir a educação formal à realidade prática das ações realizadas pela Visa; Fortalecer a interface entre saúde e educação (academia); Aproximação da Visa com a população em geral; Disseminação dos conhecimentos em Visa para o setor regulado, sociedade civil, universidades; EIXO IV:PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 3

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS DESAFIOS: Implementação dos planos de ação pelas Visas, tanto de equipamentos e tecnologia quanto de recursos humanos e regulamentação; Efetivação das diretrizes do SUS em relação a política de Recursos Humanos, com vistas a fixação do profissional; Incentivo à elaboração de trabalhos de pesquisa para apresentação em eventos, como por exemplo, Simbravisa e Jornada Norte-Nordeste; Inserção da Visa no PPSUS. EIXO IV: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 4

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS PRIORIDADES: 1) Efetivação das diretrizes do SUS em relação a política de Recursos Humanos, com vistas a fixação do profissional; Estruturação da Visa; Sensibilização dos gestores e população no que se refere a concursos e profissionalização dos técnicos; 2) Unir a educação formal à realidade prática das ações realizadas pela Visa; Firmar parcerias entre os diferentes níveis de competência em VISA, como também entre as Universidades e as Escolas Técnicas do SUS -ETSUS para formação e capacitação, utilizando metodologias e tecnologias educacionais; EIXO IV: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 5

FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS PRIORIDADES: 3) Implementação dos Planos de Ação pelas Visa, tanto de equipamentos e tecnologia quanto de recursos humanos e regulamentação: Acompanhamento e avaliação dos planos de ação pelas VISA Estaduais. EIXO IV: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 6