Política Nacional de Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS AULA 4.
Advertisements

Profa Rejane Freitas Benevides
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Coordenação-Geral de Planejamento PPA Modelo de Gestão.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Arquitetura de Sistemas de Informação
VI – Responsabilidade administrativa - Autoridade administrativa : cumprir a lei de ofício -Antes da Lei 9605/98 (Art 25 e 70) e Dec 3179/99 / Art 14 da.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA DIRETORIA DE LICENCIAMENTO E QUALIDADE AMBIENTAL.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL TCU – agosto/2011 A importância da Alta Administração na Segurança da Informação e Comunicações.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
Tribunal de Contas da União CONTROLE DA GESTÃO AMBIENTAL: desafios e perspectivas O licenciamento ambiental como instrumento de participação política.
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
Perspectivas futuras para as licitações Marçal Justen Filho.
Controle de Gastos Públicos
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Segurança de Dados no MAER.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
Eduardo José Oliveira Dias
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Grupo de Pesquisa em Gestão Integrada das.
Governança Costeira A integração da Gestão de Recursos Hídricos com o Gerenciamento Costeiro Jerson Kelman Diretor-Presidente Agência Nacional de Águas.
Sistema de Gerenciamento da Base de Informações do ZEE Projeto MacroZEE AML Reunião FINEP – março de 2009.
Do MEIO AMBIENTE CONFERÊNCIANACIONAL 28, 29 e 30 Novembro 2003 VAMOS CUIDAR DO BRASIL Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente.
Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
Roberto Alves Monteiro
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA Plano Plurianual Programas do MMA.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Ricardo Carneiro Áreas de Preservação Permanente
Conselho Nacional do Meio Ambiente Lei nº 6938/81 - Artigos 6º e 8º
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO ESTADO DE MATO GROSSO Secretaria.
MINERAÇÃO EM APPs Proposta de Resolução CONAMA Elisabeth Elias Bohm Ministério de Minas e Energia 18 de abril de 2005.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Legislação Ambiental Carlos Marcelo Pedroso
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
A ANÁLISE CRIMINAL E A INTELIGÊNCIA POLICIAL
SINOP. ÁREA AMBIENTAL Grupo Objetivo 4 PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Joacir R. RossNova UbiratãPresidente da Câmara dos vereadores 02Valquiria.
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Transcrição da apresentação:

Política Nacional de Meio Ambiente Lei 6.938/81 Política Nacional de Meio Ambiente

Princípios Meio Ambiente como patrimônio público Racionalização do uso Planejamento e fiscalização Proteção ecossistemas representativos Controle atividades poluidoras Incentivos ao estudo e à pesquisa Qualidade ambiental Recuperação de áreas degradadas Proteção de áreas ameaçadas Educação ambiental

Objetivos Compatibilização desenvolvimento econômico social/equilíbrio ecológico. Definição de áreas prioritárias. Estabelecimento padrões de qualidade ambiental/normas de manejo. Pesquisa e tecnologias/uso racional. Consciência pública/equilíbrio ecológico. Preservação e restauração dos recursos ambientais. Poluidor, obrigação de recuperar e/ou indenizar; usuário, contribuição pela utilização com fins econômicos.

Definições Legais Meio Ambiente O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Degradação da qualidade ambiental A alteração adversa das características do meio ambiente.

Definições Legais Poluição A degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: Prejudiquem a saúde, a segurança e o bem- estar da população; Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; Afetem desfavoravelmente a biota; Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; Lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

Definições Legais Poluidor A pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. Recursos ambientais A atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

Instrumentos Padrões de qualidade ambiental Zoneamento ambiental Avaliação de impacto ambiental – AIA Licenciamento e revisão de atividade efetiva ou potencialmente poluidora – LA Incentivo à tecnologia voltada para a melhoria da qualidade ambiental

Instrumentos Criação de espaços territoriais especialmente protegidos Sistema nacional de informações sobre o meio ambiente Cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental Penalidades disciplinares ou compensatórias

Instrumentos Relatório de qualidade do meio ambiente Garantia da informação ambiental Cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais Instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros

Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA Órgão Superior - Conselho de Governo Com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais. Órgão Consultivo e Deliberativo - Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) Com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao CG diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.

Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA Órgão Central - Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (MMA) Com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente. Órgão Executivo - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB) Com a finalidade de executar e fazer executar como órgão federal, a política e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.

SISNAMA Órgãos Seccionais - órgãos ou entidades estaduais responsáveis pelo controle e fiscalização Responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental. (NATURATINS) Órgãos Locais - órgãos ou entidades municipais Responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições. (DIRETORIA MUNICPAL DE MEIO AMBIENTE)