Bases de dados estatísticas e numéricas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Sistema de Estatísticas Econômicas
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Alcance e Diretrizes da LAI
Pesquisa de Emprego e Desemprego
Levantamento, construção e diagnóstico
Banco de Dados Públicos Brasileiros Datasus
Banco de dados público –
PLANO DE GESTÃO.
Secretaria de Estado da Saúde
A experiência de elaboração do IDB Nacional
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
Fontes de Dados Demográficos
ÍNDICES DE PREÇOS u São o demonstrativo síntese do movimento de preços dos produtos consumidos por determinado segmento da população. Esta síntese é obtida.
Movimento Brasil Competitivo
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
Produção e Disseminação
Fabiano André Vergani
Quem somos O que fazemos Slide 1
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Ferramentas da SAGI.
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
1 Temas para 3 o Seminário sobre Métodos Alternativos para Censos Demográficos Rio de Janeiro, 29 – 31 de maio de 2006 Tema 1 - Acompanhamento dos trabalhos.
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
O IBGE e as pesquisas agropecuárias
Uma visão dos arquivos do Poder Executivo face às demandas da sociedade Cristiane Basques Julho, 2008.
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação
1. 2 Economia Brasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado.
EQUIPE.
ECONOMIA E PLANEJAMENTO
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “A CNAE-Fiscal como ferramenta gerencial e de planejamento estratégico na Administração Tributária”
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Í NDICE DE T RANSPARÊNCIA D O P ODER L EGISLATIVO Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social DataSenado 27 de maio de 2015.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
sistemas de informação
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
BASE TERRITORIAL MESA REDONDA UM INSTRUMENTO PARA ORGANIZAÇÃO E
GPP / Psicologia Política Coleta de informações Levantamentos bibliográficos.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
- INSTITUIÇÃO - COMPOSIÇÃO - COMPETÊNCIA - ORGANIZAÇÃO REGIMENTO INTERNO DA SUBCOMISSÃO DA CNAE- FISCAL.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Administrador Público – CRA/DF
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Bases de dados estatísticas e numéricas Daniel de Oliveira Costa Maria Cristina S. Barrios

O que são bases de dados numéricas? Bases de dados estatísticos: Trazem cifras e valores numéricos (e podem incluir dados textuais), geralmente apresentadas em forma de tabelas contemplando diversas variáveis sobre diversos aspectos: estatísticas de população, índices de inflação, cotações de ações, estatísticas econômicas, cotações da bolsa, questionários, estatísticas de indústria, dados de censo, etc.

Critérios de Avaliação de Bases de Dados Grau de exatidão e precisão; Alcance e cobertura; Atualização; Consistência (coerência dos dados); Tempo de resposta; Formatos de visualização; Interface amigável; Sistema de distribuição (web ou suportes ópticos).

Bases Internacionais Infonation Base da divisão de estatísticas da ONU U.S Census Bureau

Bases de dados internacionais Infonation Apresenta e compara dados estatísticos de países parte da Organização das Nações Unidas. Traz informações de 180 países Desenvolvida pela United Nations Cyberschoolbus, entidade criada em 1996 como componente Online da Global Teaching and Learning Project, grupo com fins de promover educação a respeito de questões internacionais . O Global Teaching and Learning Project é parte da divisão de apoio do Departamento de Informação Pública da ONU.

Infonation – Pág de entrada

Infonation - Pesquisa

Base da divisão de estatísticas da ONU A função da divisão de estatísticas da ONU - 1 - Levantamento, processamento e disseminação de informação estatísticas; 2 - Padronização dos métodos, classificações e definições estatísticas 3 - O programa de cooperação técnica 4 - A coordenação de programas e atividades estatísticas internacionais. E a partir destas atividades, disponibilizar informações sobre diversas áreas como energia, meio ambiente, populações e estatísticas sociais obtidas de fontes nacionais e internacionais

Base da divisão de estatísticas da ONU

Base da divisão de estatísticas da ONU

Base da divisão de estatísticas da ONU

U.S. CENSUS BUREAU Traz dados coletados através de Censos deceniais trazendo informações estatísticas diversas sobre os E.U.A. O primeiro censo foi realizado em 1790. Desde então, houveram 21 censos federais desde então. O último foi realizado em 2000 e o próximo ocorrerá em Janeiro de 2010. É uma agência governamental parte do Departamento do comércio dos Estados Unidos.

U.S. Census Bureau – página de entrada

Bases Nacionais IBGE – SIDRA DIEESE SEADE

IBGE O IBGE é uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Principal provedor de informações estatísticas do país Criado em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mario Augusto de Freitas. Passa a se chamar IBGE em 38. A sede do IBGE está localizada na cidade do RJ.

IBGE Tem como principais funções: Produção e análise de informações estatísticas Coordenação e consolidação das informações estatísticas Produção e análise de informações geográficas Coordenação e consolidação das informações geográficas Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais Documentação e disseminação de informações Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

IBGE – Página de entrada

IBGE – Principais ferramentas: Localização por cidade, estado ou país

IBGE – Principais ferramentas: Localização por cidade, estado ou país

IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

IBGE – FERRAMENTAS: Sidra SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática O SIDRA é um Banco de Dados Agregados do IBGE que tem por objetivo armazenar tabelas contendo os dados agregados das pesquisas que o IBGE realiza. Um dado agregado pode ser obtido, por exemplo, através do somatório dos valores de quesitos contidos em um questionário respondido pelos informantes da pesquisa, e está associado às unidades de um nível territorial (unidade da federação, município etc), a um período de tempo e, muitas vezes, a um conjunto de classificações que o qualificam. Esse sistema disponibiliza informações sobre agropecuária, comércio, contas nacionais, economia, indústria, orçamento familiar, população, preços, saneamento básico, saúde, serviços, trabalho e rendimento em vários níveis de agregação. O sistema permite a tabulação de dados em várias unidades de análise utilizada nas pesquisas desenvolvidas pelo Instituto.

IBGE - SIDRA

DIEESE O DIEESE (abreviação de Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) é uma instituição de pesquisa, assessoria e educação do movimento sindical brasileiro criada em 1955. Algumas pesquisas realizadas pelo DIEESE: Cesta Básica Nacional ICV-DIEESE - Índice do Custo de Vida PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego Salário Mínimo Necessário, valor hipotético do salário mínimo brasileiro para atender aos requisitos os preceitos constitucionais que lhe dão sustento. MeuSalário

DIEESE – Página de entrada

DIEESE - Pesquisas

DIEESE - Pesquisas

DIEESE - Pesquisas

DIEESE - Pesquisas

DIEESE - Pesquisas

SEADE A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, mais conhecida como Fundação Seade, é um órgão da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do estado de São Paulo que organiza, interpreta, analisa e publica dados estatísticos demográficos e socioeconômicos sobre o Estado paulista. Entre alguns trabalhos desenvolvidos pela Fundação Seade encontra-se a divulgação do índice de desemprego (em convênio com o DIEESE), índice de vulnerabilidade social, índice de responsabilidade social, entre outros trabalhos. A Fundação Seade também é responsável pela compilação das estatísticas vitais do estado, organizando um banco de dados com informações obtidas nos cartórios paulistas que todo mês são enviadas à Fundação. Além disso, é responsável pela publicação da Revista São Paulo em Perspectiva e do Atlas Seade da Economia Paulista.

SEADE – Página de entrada

SEADE - Pesquisas

SEADE - Pesquisas

SEADE - Pesquisas

Referências INFONATION - http://cyberschoolbus.un.org/infonation3/menu/advanced.asp ONU STATICS DIVSION - http://unstats.un.org/unsd/default.htm U.S. CENSUS BUREAU - |http://www.census.gov/ IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/ DIEESE - http://www.dieese.org.br/ SEADE - http://www.seade.gov.br/ NEXUS - http://nexus.futuro.usp.br/view.do?page=23#15 WIKIPEDIA - www.wikipedia.org UNITED NATIONS SCHOOLBUS - http://cyberschoolbus.un.org/miss.html