GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013

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Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 15º Encontro - 01/11/2013

Cadernos de Metacognição

QUANDO NASCE UM MONSTRO

SEQUÊNCIA DIDÁTCA OFICINA DE LEITURA Nasceu em São Paulo, em 1964. À parte sua atividade como escritor, dá aulas para crianças, é clown e há mais de dez anos realiza oficinas de arte e criatividade em escolas, centros culturais, bibliotecas, livrarias etc. Os poemas que reuniu em Amigos do peito foram musicados por Chico César, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro entre outros compositores, dando origem a um divertido show para crianças e a um CD independente. Obras publicadas por outras editoras: - Amigos do peito. Belo Horizonte, Formato, 1996. - Guia prático para fazer as coisas. Belo Horizonte, Formato, 2001.

Sono Pesado Toca o despertador com o bichão aí sentado? e meu pai vem me chamar: - Levanta, filho, levanta, O meu pai não vê o bicho, Tá na hora de acordar. deve estar ruim da vista.   Podia me deixar dormindo, Uma coisa, no entanto, enquanto ia ao oculista... impede que eu me levante: Sentado nas minhas costas, Espera um pouco, papai... há um enorme elefante. Não precisa ser agora. Daqui a cinco minutos, Ele tem essa mania, o elefante vai embora... todo dia vem aqui. Senta em cima de mim, Mas meu pai insiste tanto, e começa a ler gibi. que eu levanto, carrancudo. Vou pra escola, que remédio, O sono, que estava bom, com o bicho nas costas e tudo. Cláudio Thebas fica ainda mais pesado. Como eu posso levantar

A comunicação é feita por meio de diferentes gêneros orais e escritos e é preciso usá-los com eficiência e adequação nas diversas práticas enunciativas da sociedade. Os gêneros se materializam em textos que assume formas variadas para atender propósitos diversos.

Gêneros vinculam-se com a vida cultural e social Gêneros vinculam-se com a vida cultural e social. Ordenam e estabilizam as atividades comunicativas do dia-a-dia. Os gêneros orais e escritos estão ligados a cultura impressa e às mídias. Todo gênero tem finalidade reconhecida; parceiros legítimos (produtor e receptor) e um portador (suporte material).

Gêneros textuais “São instrumentos culturais disponíveis nas interações sociais. São historicamente mutáveis e relativamente estáveis” (Schneuwly e Dolz, 2004).

TIPOS TEXTUAIS Tipos textuais são limitados e se referem à forma linguística na qual o texto é organizado. Não são textos com funções sociais definidas. São categorias teóricas determinadas pela organização lexical, sintática e referem-se ao conteúdo a que se propõe. Os tipos textuais são cinco: Narrativo (textos literários)  descritivo Argumentativo (textos acadêmicos)  Explicativo (ou expositivo) Injuntivo (ações, como convocações, imposições, pedidos).

Se os tipos textuais são apenas cinco, os gêneros são inúmeros.

GÊNEROS TEXTUAIS São: contos de fada; quadrinhos; parlendas; bilhetes; conto de humor; narrativa de aventuras; piada; carta pessoal; lista de compra; artigo de opinião; artigo científico; reportagem; noticia; horóscopo; receita culinária; bula de remédio; outdoor; enigma; conversa telefônica; resenha; charge; tira cômica; conversa espontânea; aula expositiva; blog; email; cardápio; inquérito policial; sermão; homilia; edital de concurso; conferencia; MSN; aulas virtuais; etc.

PORTADOR TEXTUAL É o suporte material onde se materializa o gênero. Pode ser físico ou virtual; com formato especifico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero como texto. Ex: livros, jornais; revistas; tela do computador; celular; camisetas; rótulos; sacolas; panfletos; painéis; etc.

GÊNEROS TEXTUAIS Conforme, Schneuwly, Dolz e Bronckart, “a imersão dos alunos nas práticas de linguagem contribui para a sua apropriação, porém acreditamos que é preciso ir além das vivências. É necessário um trabalho progressivo e aprofundado com os gêneros textuais escritos e orais envolvendo situações em que essa exploração faça sentido” (2004).

Delaine Cafiero propõe uma tabela de trabalho com gêneros textuais, onde se devem trabalhar os gêneros em todos os anos da educação básica, mas trabalhar com afinco determinados gêneros em determinados anos de estudo.

Cafiero macro planejamento. articulado entre todas as disciplinas. trabalho que tenha continuidade, sem discrepâncias ou repetições desnecessárias entre os segmentos. O texto materializado (o gênero) funciona como elemento organizador do trabalho.

Planilha Sugere a indicação de que gêneros diferentes serão sistematizados em cada ano de estudo. Mas, o fato de indicar aqueles que serão enfatizados não significa que os mesmos não possam ser estudados em outros anos de estudos do ensino fundamental. A noção é de espiral: a cada novo contato com um determinado gênero, novas possibilidades de leitura vão sendo exploradas (2009, pag. 90).

LEITURA DELEITE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Crônica: Nem tudo que se joga fora é lixo, viu! (Fernando Bonassi) Poema: A vaca (Ricardo de Azevedo)

PESQUISA: NASA

Leitura e discussão nos grupos. Descrever uma atividade já realizada em sala de aula que contemple um direito de aprendizagem em ciências e outra em geografia. Socializar na turma. Ano 01 - Texto “Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Ciências e Geografia” Pág. 35 até 41. Ano 02 – Texto “Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Ciências e Geografia” Pág. 34 até 42. Ano 03 – Texto “Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Ciências e Geografia”. Pág. 34 até 41.

LIVRO DA VIDA: Poemas construídos na oficina de leitura; Conceito de aprendizagem em espiral Sugestões de atividades para direitos de aprendizagem em ciências e geografia.

ENCAMINHAMENTOS Sequência ou projeto didático Leitura unidade 7 Visita às escolas Bom fim de semana!